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Prefeitura esclarece procedimentos para atendimentos em casos suspeitos de Covid


Prefeitura esclarece procedimentos para atendimentos em casos suspeitos de Covid

Algumas notícias falsas que circulam na internet, popularmente conhecidas como fake news, podem interferir negativamente no fluxo das unidades de saúde da capital baiana, além de causar prejuízos graves à saúde das pessoas. Visando explicar as medidas estabelecidas para atendimentos em casos suspeitos do novo coronavírus, bem como os procedimentos a serem adotados para a realização de exames, além de conscientizar a população da gravidade do compartilhamento das notícias falsas e combatê-las, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa sobre medidas fundamentais neste momento.
 
Conforme o decreto municipal de número 32.248, de 14 de março de 2020, as pessoas com sintomas respiratórios leves devem ligar para Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE), por meio do telefone (71) 3202-1234, em busca de orientação sobre providências mais específicas. Outra forma de contato é pelo e-mail [email protected]
 
No surgimento de febre, associada a sintomas respiratórios intensos, a exemplo de tosse e dificuldade de respirar, o cidadão deve buscar atendimento nas unidades de urgência e emergência. É importante destacar que o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da SMS não realiza coleta de exame domiciliar para Covid-19, diferente do que vem sendo propagado na internet.

 
Para tal, as Unidades de Pronto-Atendimento do município prestam serviços de urgência e emergência, de forma ininterrupta e sem restrição de qualquer natureza. Além disto, os laboratórios públicos ou privados deverão informar imediatamente ao Sistema de Vigilância Municipal quaisquer casos positivos de Covid-19, conforme decreto.

 
Com objetivo de ampliar o apoio técnico aos estabelecimentos de saúde das redes pública e privada no monitoramento e investigação dos casos suspeitos dos casos suspeitos de coronavírus, o CIEVS passou a funcionar pelo período de 24 horas durante todos os dias, inclusive finais de semana e feriados. Os estabelecimentos de saúde poderão entrar em contato com o órgão através do telefone de plantão (71) 99982-0841.

 
 
SECOM - Secretaria de Comunicação
Telma e Raylane: (71) 3202-6177
 
.................................................................................................................................................
SECOM - Secretaria de Comunicação
Endereço: Praça Municipal, s/nº - Palácio Thomé de Souza - Centro, Salvador, BA - CEP: 40020-010
 

Pacheco Maia - Secretário de Comunicação 

Luiz Francisco - (71) 99907-4496

Alexandre Reis - (71) 99957-2183


Autor: ,postado em 17/03/2020


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