Campeonato na Bahia servirá de treino para atletas pré-olímpicos

O acontecimento mais importante do windsurf no país, em ano de pré-olimpiada, acontece nos próximos dias 20, 21 e 22 de novembro, na Ilha de Bom Jesus dos Passos, na Baía de Todos os Santos, Salvador, Bahia. Com apoio do Governo do Estado da Bahia, através das secretarias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) e de Turismo (Setur), o Campeonato Brasileiro de Windsurf Raceboard 2015 reunirá velejadores de todo o país, muitos deles, campeões em categorias internacionais, e servirá para treino da equipe que participará das eliminatórias para as Olimpíadas do Rio 2016, em dezembro próximo, na Baía de Guanabara.
Ricardo Winick, (Bimba), atual líder do ranking mundial, quatro vezes medalha de ouro nos jogos Panamericanos, quarto colocado nas Olimpíadas de 2004 em Atenas e medalha de prata na Copa do Mundo de WindSurf, em Abu Dhabi, no início de novembro passado, confirmou presença. Patrícia Freitas, atual bicampeã Pan-americana e medalha de bronze na Copa do Mundo de Windsurf em Abu Dhabi também planeja aproveitar o Brasileiro na Bahia para treinar para a classificação pré-olímpica.
Modalidade Olímpica
Praticado por milhares de pessoas no mundo todo, o windsurf alcançou o status de esporte olímpico desde 1981. A partir daí, O Brasil acumula títulos importantes.
Com apoio do Governo do Estado da Bahia o esporte planeja um grande espetáculo de técnica, com mais de 60 atletas velas, representando sete estados brasileiros, nas águas da Báia de Todos os Santos, a segunda maior do mundo.
A expectativa é atrair público de 2 mil pessoas ao evento. De acordo com Alexandre Lessa, representante da AxéWind, organizador e coordenador técnico do evento, o windsurfe é uma classe olímpica em que todos os velejadores disputam com pranchas iguais e velas de até 9,5 metros. “É a mais técnica de todas as classes, a que mais cresce no país e no mundo, a maior da Bahia e do Brasil”, disse. “Vai ser um espetáculo em águas baianas”, adiantou.
Agenda do Evento
A solenidade de abertura do evento está prevista para às 11hs do dia 20, na praia do Nordeste, na Ilha de Bom Jesus. Porém, na véspera, às 15:30 horas, os participantes estão programando o que chamam de uma brincadeira na água: uma velejada que dá a volta na ilha, passando por recantos de rara beleza, como a Ponta do Padre, Ilha dos Frades, Igreja do Loreto, dentre outros.
A Ilha de Bom Jesus dos Passos
A Ilha de Bom Jesus dos Passos foi escolhida para sediar o campeonato desde dezembro de 2014. Localizada numa região de rara beleza e atrativos naturais é vocacionada ao esporte, lazer e turismo náuticos. Banhada por mar de águas calmas e ventos constantes tem uma das melhores raias de competições de vela do Brasil.
Ao lado da ilha dos Frades e de frente para a cidade-ilha de Madre de Deus, Bonja, como é chamada pelos frequentadores, desponta como celeiro de atletas. De lá saíram campeões baianos e brasileiros.
Como Chegar
Apesar de pertencer ao município de Salvador, o acesso à Ilha de Bonja só é feito por mar, partindo do Terminal Marítimo de Madre de Deus. Saindo de Salvador, pela BR 324, passando por Candeias - entrada da Refinaria Landulpho Alves, em São Francisco do Conde – Madre de Deus - segue de barco, numa viagem de pouco mais de 15 minutos.
Os baianos favoritos no Campeonato Brasileiro de Windsurf 2015
Alexandre Lessa, tetra campeão baiano e 3º colocado nos dois últimos brasileiro de 2013 e 2014. “Agora com esse evento em casa sinto o peso da responsabilidade e a expectativa é de brigar pelo título”.
Sinval Costa, atual campeão baiano na categoria acima de 82kg (ou pesado), quinto colocado no Sulamericado de 2012 também entra como um dos nomes baianos a fazer bonito no campeonato.
Vicente Barreto foi campeão brasileiro na categoria Grand Master em 2010 também entra na briga pelo pódio.
No feminino, Diana Queiroz, atual campeã brasileiro 2014 e tetra campeã baiana.
Mais Informações
Axé Wind
Alexandre Lessa
Autor: ,postado em 12/11/2015
Comentários
Não há comentários para essa notícia