Sudesb promove aulas gratuitas de ginástica e alongamento no Parque Costa Azul

Mais de 200 pessoas participaram na manhã de hoje (10), da abertura oficial do projeto ‘Sudesb Primavera e Verão de Salvador’, no Parque Costa Azul. Entre jovens, adultos e idosos, os adeptos de hábitos saudáveis se divertiram com as aulas gratuitas de alongamento e de ginástica localizada que começaram às 06h30.
Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o projeto visa, entre outros, promover a prática de atividade física ao ar livre e incentivar a adoção de hábitos saudáveis. Desde sua criação, em 2009, ele atrai milhares de pessoas que buscam na atividade física uma das formas para manter a saúde.
“O nosso objetivo é criar meios para que as pessoas possam fazer atividades físicas, ter momentos de lazer e, principalmente, possam melhorar a qualidade de vida. Aqui, pessoas de diferentes faixas etárias poderão praticar exercícios, sob a orientação de profissionais qualificados. A nossa intenção é trabalhar para levar esse projeto para outros espaços da capital e também para o interior”, explicou o diretor geral da Sudesb, Elias Dourado.
De acordo com o diretor, para o ‘Sudesb Primavera e Verão de Salvador’, a autarquia conta com o apoio da Polícia Militar – que está presente em todas as aulas, garantido a segurança dos participantes –, do Hemoba, da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa), da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Central Única da Cidadania (CUC) e do Programa Pacto Pela Vida. “As parcerias são extremamente importantes para a execução do projeto. Sem elas, não teríamos o sucesso que temos tido todos esses anos”, disse.
Ao contrário dos anos anteriores, em que teve início no mês de dezembro ou no de janeiro, essa edição foi antecipada. A novidade agradou as sete amigas do bairro de Sete de Abril que acordaram antes do sol nascer para pegar o ônibus de 5h e para participar das aulas. “Este ano está melhor do que os anteriores e para a gente vale a pena percorrer essa distância para fazer atividades físicas”, disse Jacira Sacramento, que também é aluna de natação de uma das Escolinhas de Esporte da Sudesb e esteve presente nas outras cinco edições.
Elas não são as únicas que endossam o coro de que é preciso se exercitar. O casal Pedro Duarte e Maria Alzira Almeida participou hoje, pela primeira vez, do projeto e os dois já fazem planos para sempre frequentarem as atividades. Ela, que é aposentada, soube das aulas por um programa de televisão e foi com o marido conferir. “É super importante fazer atividade física e um estimula ao outro. Nós gostamos muito do ritmo e do alongamento”, contou Pedro, que até então só fazia caminhada com a esposa pelo Costa Azul, bairro onde os dois residem.
Para a realização das atividades, além da distribuição gratuita de kits com camisa, boné e squeeze, a Sudesb também tem disponibilizado todo o material esportivo para a realização das aulas. Água, colchonetes com protetores, bastões e halteres são distribuídos durante cada atividade, para que os alunos possam aproveitar ao máximo o momento. Todos esses serviços agradaram ao aposentado Joel da Silva. Também morador do Costa Azul, ele prometeu voltar para participar de outras aulas. “Achei tudo ótimo. O atendimento foi nota 10 e melhor ainda por ser gratuito. Gostei muito do que vi”, falou.
Horários e serviços de saúde
As aulas são realizadas terças e quintas-feiras, em dois horários, nos turnos matutino (6h30 e 7h30) e vespertino (17h20 e 18h30). Essa edição do projeto findará em fevereiro de 2016. Para que a prática de exercícios seja feita com segurança, uma ambulância fica estacionada próximo ao local das atividades, apta para atendimentos em situações de emergência. Ainda no estacionamento do Parque Costa Azul, diversos serviços de saúde vão beneficiar o cidadão, a exemplo da aferição da pressão arterial.
Autor: ,postado em 11/11/2015
Comentários
Não há comentários para essa notícia