Atletas de Uganda e Quênia vencem a 97ª São Silvestre

A Corrida de São Silvestre marca o fim do calendário esportivo do Brasil em 2022. A tradicional prova ocorre em São Paulo e inicia os preparativos do Ano Novo na capital paulista.
A largada ocorreu às 7h40, para a elite feminina, e às 8h05, para a elite masculina. Ao todo, as corredoras e corredores percorrem 15 quilômetros, com largada na Avenida Paulista. Durante o percurso, os competidores passaram por vários pontos turísticos da cidade, como o Museu do Ipiranga e o Pacaembu.
No feminino, a vencedora foi a Catherine Reline, do Quênia. Ela percorreu a distância em 49 minutos e 39 segundos. Foi a primeira vitória dela, que tem 20 anos. As etíopes Yimer Wude e Kabebush Yisma fecharam em segundo e terceiro lugares, respectivamente.A brasileira Jenifer Nascimento cruzou a linha de chegada em quarto lugar.
O corredor Andrew Kwemoi, de Uganda, venceu a tradicional corrida da São Silvestre de 2022 na prova da elite masculina, ele liderou a prova do início ao fim e venceu sem dificuldades, com um tempo de 44min42s. Esta foi a primeira vez que um corredor da Uganda conquistou a corrida da São Silvestre, onde a Quênia é o país que mais teve vencedores, 15 no total. O Brasil é o segundo colocado no ranking com 11 vitórias.
Joseph Panga, da Tanzânia, fechou a prova na segunda posição. Maxwell Rotich, de Uganda, terminou em terceiro e o brasileiro Fabio Jesus Ferreira ficou em quarto lugar.
Marilson Gomes dos Santos, em 2010, pela elite masculina, e Lucélia Peres, 2006, pelo feminino, foram os últimos brasileiros a conquistarem a prova que ocorre todo dia 31 de dezembro.
Ao todo, foram sete categorias na corrida: atletas cadeirantes, atletas cadeirantes com guia, atletas com deficiência, atletas de pelotão premium, atletas de pelotão geral, atletas de elite feminino e atletas de elite masculino.
Homenagens a Pelé
Além da elite, a prova reuniu uma série de corredores amadores. Muitos deles pouco ligaram para o tempo de prova e se comprometeram mais com a festa da corrida. Durante a largada dos amadores, era possível ver diversas homenagens ao Rei Pelé, que faleceu na quinta-feira (29/12), após falência múltipla dos órgãos.
Autor: ,postado em 31/12/2022
Comentários
Não há comentários para essa notícia