Salvador tem esquema de segurança especial para os jogos na Arena Fonte Nova

O segundo jogo da Copa do Mundo na Arena Fonte Nova, em Salvador, entre Alemanha e Portugal, no dia 16 de junho, transcorreu em clima de tranquilidade e contou com a presença de diversas autoridades, como a chanceler alemã Ângela Merkel, o presidente da FIFA, Josef Blatter, e o ministro dos esportes, Aldo Rebelo. Nos dias de jogos na capital baiana, esquemas especiais de segurança foram implantados para autoridades, delegações, instalações e áreas de interesse operacional, além de rotas de passagem dos jogadores e centros de treinamento das seleções.
A partir do Centro de Coordenação de Defesa de Área (CCDA-Salvador), instalado no Comando do 2º Distrito Naval, todas as ações de defesa são monitoradas em tempo real. Dotado de sofisticadas ferramentas de tecnologia da informação e comunicação, o CCDA recebe informações das tropas e meios em terra, mar e ar e está interligado aos sistemas dos órgãos de segurança pública e inteligência nos âmbitos federal, estadual e municipal, permitindo controlar as forças de defesa a partir de uma plena consciência situacional.
De acordo com o Vice-Almirante Luiz Henrique Caroli, Coordenador de Defesa de Área, a Marinha está atuando, na Copa do Mundo, de maneira integrada com as demais Forças e de forma complementar aos órgãos de Segurança Pública. “Ficamos responsáveis pelas ações típicas de defesa, como o controle de área marítima, ações de contraterrorismo, defesa cibernética e ações para evitar ameaças químicas, biológicas, radioativas e nucleares”, afirmou.
O Comandante da Força Naval Componente, Capitão-de-Mar-e-Guerra Paulo Ferreira, destacou a importância do emprego dos navios da MB para contribuir com a segurança do evento: “aqui em Salvador estamos com um total de 17 embarcações, reforçando a defesa marítima, a fim de impedir ameaças que porventura venham do mar”.
Autor: ,postado em 17/06/2014
Comentários
Não há comentários para essa notícia