Marinha reforça defesa marítima em Salvador durante a Copa do Mundo

Os torcedores presentes à Fan Fest do Farol da Barra, que acompanharam o jogo de estreia da Holanda e da Espanha na Copa do Mundo, no dia 13 de junho, presenciaram a atuação dos navios da Marinha na defesa da orla marítima de Salvador.
Maria da Conceição, turista de São Paulo, ficou encantada com a presença dos navios. “Fico tão feliz em saber que estamos protegidos! Um evento tão grandioso, com a assistência da Marinha do Brasil, me faz ter ainda mais orgulho do nosso País!”. Já a baiana Neusa Bastos estava surpresa com o clima de segurança promovido pela presença das Forças Armadas. “É diferente, parece que estamos em outro lugar! A presença dos turistas, a alegria de todos! Não presenciei nenhum conflito, me senti segura”, completou.
Nas ações de defesa marítima na capital baiana, durante a Copa do Mundo, a Marinha do Brasil emprega um total de 17 embarcações e o efetivo de 650 militares.
Todas as ações são monitoradas, em tempo real, a partir do Centro de Coordenação de Defesa de Área (CCDA), instalado na sede do Comando do 2º Distrito Naval. Dotado de sofisticadas ferramentas de tecnologia da informação e comunicação, o CCDA recebe informações das tropas e meios em terra, mar e ar, e está interligado aos sistemas dos órgãos de segurança pública e inteligência nos âmbitos federal, estadual e municipal, permitindo controlar as forças de defesa, a partir de uma plena consciência situacional.
Segundo o Coordenador de Defesa de Área (CDA) em Salvador, Vice-Almirante Luiz Henrique Caroli, “o sucesso das ações está diretamente relacionado ao trabalho complementar e integrado, executado pelas forças de defesa e de segurança pública”.
Autor: ,postado em 14/06/2014
Comentários
Não há comentários para essa notícia