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Destruição do kartodromo de lauro de freitas


Destruição do kartodromo de lauro de freitas

  • Em outubro, o Allkart.net publicou uma matéria relatando o – então incerto - futuro do Kartódromo Ayrton Senna, em Lauro de Freitas (BA). O impasse se dá devido à cessão do terreno à Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para a construção de um centro de excelência na modalidade. Dois meses depois, passos concretos foram dados com relação à construção desse centro, mas ainda há pouca coisa definida a respeito de uma nova praça voltada ao kartismo.

    Na última segunda-feira (19), uma solenidade na capital baiana lançou nacionalmente o Campeonato Mundial por Equipes de Judô e do Campeonato Mundial Master (para atletas com mais de 35 anos) que acontecerão em Salvador, entre outubro e novembro do próximo ano. No mesmo evento, anunciou-se que será construído o centro de excelência, com obras previstas para terem início entre junho e julho de 2012, justamente no terreno onde hoje está o Kartódromo Ayrton Senna. De acordo com informações do diário “A Tarde”, serão investidos R$ 22 mi – sendo 12 milhões provenientes do Ministério do Esporte, R$ 6 mi da Confederação Brasileira de Judô e outros R$ 4 mi, do governo do Estado da Bahia, que ainda investirá outros nove milhões no Mundial, totalizando R$ 13 mi, nos próximos dois anos, em um único esporte.

    No site da Prefeitura de Lauro de Freitas, ainda não há menção a este anúncio. Mas no portal da Secretaria de Emprego, Trabalho, Renda e Esporte (SETRE), o kartódromo já é dado por inexistente. A única menção feita é: “O local escolhido é o antigo kartódromo”.

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    O Kartódromo Ayrton Senna foi inaugurado em 1991, em substituição ao Kartódromo do Stiep (Foto: Uol)

    O Allkart.net conversou com Selma Morais, presidente da FAB (Federação de Automobilismo da Bahia) e com Vicente Iniesta, presidente da Associação Bahiana de Karts (ABK), que disseram já terem sido procurados pela prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT-BA) para reuniões visando o realocamento do kartódromo. “Vamos nos reunir com ela na primeira semana de janeiro. Nesta reunião, já vamos levar o pré-projeto do novo kartódromo e o nosso calendário para 2012, revelou Selma Morais.

    A construção de um novo circuito é uma promessa da prefeita, como conta a presidente da FAB: “Quando ela me ligou, disse: ‘minha palavra está mantida. Vou fazer um novo kartódromo”. Iniesta, por sua vez, disse que “dá para ver que ela está com vontade de fazer”. O que a Federação quer é um kartódromo com as mesmas condições técnicas.

    Os dirigentes do kartismo baiano têm pressa e sabem que a negociação precisa ser concluída logo. “Ano que vem é ano de eleição, e os políticos têm um prazo para a tomada de decisões como esta. Tudo tem de estar fechado em até quatro meses, pois, depois disso, só em 2013 para retomar negociações. Se as obras já estiverem em andamento, elas continuam. Mas é preciso iniciá-las”, disse a presdente da FAB. “Não pode haver um hiato, um período em que fiquemos sem o kartódromo. Sabemos que vamos ter de nos mudar. O que queremos é que essa mudança seja o menos traumática possível”, afirmou Vicente Iniesta. “Cerca de 200 pessoas dependem do kartismo aqui na região”, completou.

    Até aqui, três terrenos foram apresentados. Contudo, nenhum deles serviria. “Conseguiríamos construir um circuito pequeno, com menos de mil metros, e isso não nos interessa”, disse a presidente da FAB.

    Segundo Selma Morais, a Confederação Brasileira de Automobilismo está apoiando a causa dos baianos: “O Rubens Gatti, presidente da CNK, se colocou à disposição para vir à toda audiência que marcarmos e ainda falou em fazer uma prova nacional aqui para mostrar este novo kartódromo ao resto do país”. A parceria da FAB com a CBA não se resume à este impasse do kartódromo. Há, ainda, o objetivo de se construir um autódromo na capital baiana: “Temos três áreas pré-selecionadas na região metropolitana de Salvador e agora estamos tentando marcar uma audiência em que estariam também o Cleyton Pinteiro [presidente da CBA] e o governador, Jacques Wagner. Sabemos da força que o automobilismo tem na Bahia. O baiano é apaixonado e tudo o que tem por aqui é um sucesso de público. É inaceitável que um estado como a Bahia não tenha um autódromo”, posicionou-se a dirigente, que disse buscar uma PPP (parceria público-privada).

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    Karts na pista durante a 3ª etapa do Campeonato Baiano de 2011(Foto: Divulgação/FAB)

    Perguntada sobre qual é a prioridade, sem hesitar, a presidente da FAB respondeu que é o kartódromo. “Do autódromo, nós não temos nada, não temos o que perder. O kartódromo é um problema mais imediato, não é nem a prioridade número um, é a número zero”, concluiu. Nos últimos cinco anos, o Kartódromo Lauro de Freitas foi palco de uma fase do Campeonato Brasileiro – em 2007 – e de uma Copa Brasil de Kart, em 2009.

    O estado da Bahia possui somente dois kartódromos. Além do localizado no município de Lauro de Freitas, há outro a 500km da capital, em Vitória da Conquista. No entanto, este é pequeno, com somente 700 metros de extensão. Nos últimos anos, algumas provas do Campeonato Baiano aconteceram por lá, mas estão em cheque para 2012. “São uma exigência da Petrobahia, nossa patrocinadora. Se não conseguirmos renovar o contrato para 2012, não devemos correr em Vitória da Conquista”, informou Vicente Iniesta.

    Para a temporada 2012, a tendência é que o calendário precise ser mais curto. “Vamos apresentar à prefeita, na próxima reunião, um calendário para o ano todo, sabendo que vamos precisar encurtá-lo e talvez realizar provas somente no primeiro semestre”, finalizou Selma Morais.

Autor: ,postado em 04/07/2013


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