Sem apostar na base, Bahia e Vitória decepcionam em 2013

Por provável má gestão no futebol, Bahia e Vitória, que vão representar o estado no Campeonato Brasileiro da Série A, não vencem mais nem no Campeonato Baiano. Os dois esqueceram de acreditar e apostar na divisão de base e agora pagam caro por isso. O dupla prefere gastar mais dinheiro com contratações de jogadores de fora e desprezam os novos talentos das categorias de base.
Os resultados, no início da temporada de 2013, têm sido desastrosos para os dois clubes, a poucos dias da estreia no Brasileiro. Tanto que Bahia e Vitória correm até o risco de ficarem de fora das finais do Baiano, o que seria um vexame, sem explicações.
Torcedores lembram que Bahia e Vitória até foram bem com as categorias de base nos torneios nacionais em 2012. O rubro-negro ganhou a Copa do Brasil Sub 20 para quê ? Onde estão aqueles atletas? Já o tricolor foi muito bem na Taça São Paulo de Futebol Jr. E, por pouco, não chega à final. Todos se destacaram, mas tiveram poucas oportunidades entre os profissionais.
Apesar de investimentos nessas categorias, que historicamente, têm revelado bons jogadores, os clubes adotaram a velha politica de ‘importar’ atletas preteridos no Sul e Sudeste do País ou do Norte e Nordeste. Alguns chegam aqui fora de forma física e técnica e ainda pedem salários altos, valores astronômicos e fora da nossa realidade.
Vamos reconhecer, que pelo nível de arrecadação do Campeonato Baiano, os clubes não podem pagar os salários atuais, que atingem até R$ 150 e 200 mil. Não seria mais prudente acreditar na chamada “prata da casa”, gastar menos e obter melhores resultados?.
O Bahia ganhou o título de 1988 com uma equipe formada na região. Em 1993, o Vitória chegou à final contra o Palmeiras, com um time montado na Toca do Leão e que encantou o país, com Dida, Rodrigo, João Marcelo, Paulo Izidoro, Alex Alves e outros.
Veja o time que o Bahia começou a Copa SP de 2012: Renan; Railan, Robson, Carioca e Laércio; Filipe, Anderson, Paulinho, Ítalo Melo e Igor; Paulo César. Poucos foram utilizados no elenco profissionais, onde estão os outros?.
Campeão da 1ª Copa do Brasil sub 20 em 2012, o Vitória tem apenas um jogador daquela equipe como atual titular, o lateral esquerdo Mansur. Confira a escalação dos campeões: Gustavo; Dimas, Josué, Matheus Salustiano (Clayton) e Mansur; Edson, Gabriel Soares, Arthur Maia e Mauri; Marcone (Alan Pinheiro) e Willie.
Para a torcida baiana fica a certeza que Bahia e Vitória erraram nas contratações e até agora não definiram quais jogadores serão utilizados no Brasileiro, qual esquema de atuar?. Ou seja, a menos de um mês da estreia na Séria A, o torcedor está preocupado e inquieto, com razão, pois teme a repetição do drama dos anos anteriores: o risco do rebaixamento.
A manter este modelo de gestão ultrapassado, os clubes vão continuar no mesmo patamar de sempre, e entre os que oscilam nas últimas colocações dos certamos, com campanhas apagadas, pífias, para não dizer desastrosas.
Os concorrentes estão cada vez mais fortes e organizados. O cenário atual é desanimador e passa a expectativa de novos fracassos. Ou na melhor das hipóteses, os dois times vão entrar na competição apenas como figurantes a brigar para não serem rebaixados, o que, convenhamos é muito pouco, pouquíssimo. (siga Marinaldo Mira no twitter @MarinaldoMira).
Autor: ,postado em 23/04/2013
Comentários
Não há comentários para essa notícia