Começa as Clínicas e Jogos de Esporte Adaptado em Salvador

Começou na noite da última sexta-feira (19/04), na Universidade Estadual da Bahia (UNEB), o curso de capacitação em modalidades esportivas, às Clínicas e Jogos de Esporte Adaptado, voltada para profissionais de Educação Física, técnicos, voluntários e estudantes que atuam diretamente com pessoas com deficiência. A série de palestras é gratuita e promovida pela Federação Baiana de Desporto de Participação, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – Sudesb. Salvador ainda irá sediar cursos nos dias 18 de maio e 3 de agosto.
“A ideia das clínicas existe desde 2010, com apoio da Sudesb, mas, este ano, aproveitamos o aniversário de 30 anos da UNEB para ampliar a gama de cobertura no interior. Estamos utilizando os campi da instituição que garanti a estrutura para sediar o evento”, disse Audival Sena Junior, presidente da Federação Baiana de Desporto de Participação.
Com o objetivo de capacitar profissionais para difundir a prática dos esportes adaptados, a primeira palestra desse ciclo reuniu 30 participantes, entre eles o professor de Educação Física, Jonathan Castro, membro da Federação Nordestina de Esportes para Cegos, que veio da Paraíba para falar sobre o golbol, modalidade ainda pouco conhecida e praticada por atletas com deficiência visual. “Eu fui convidado para ministrar a clínica de golbol e nesse momento é muito importante falar sobre isso aqui na Bahia, um Estado que ainda não tem a prática desse esporte”, disse.
Ainda de acordo com Castro, a prática do golbol está crescendo entre pessoas cegas e de baixa visão, porém no Nordeste apenas três estados (Paraíba, Pernambuco e Alagoas) praticam a modalidade. “Esse evento veio em boa hora, para capacitar profissionais e, ao mesmo tempo, demostrar como se trabalha com o golbol, não só na parte de entretenimento, como também na parte de iniciação”, completou.
As Clínicas e Jogos de Esporte Adaptado seguem acontecendo até o mês de agosto, sempre com a proposta de levar conhecimento prático e teórico aos participantes, e instruí-los com a ajuda de Profissionais de Educação Física e atletas, com a finalidade de aumentar o número de pessoas deficientes praticantes de esportes no Estado da Bahia a fim de prepará-los para competições nacionais e internacionais.
Para o professor Ney Santos, Assessor Técnico da Sudesb, e autor da palestra de abertura, a junção da Sudesb, Federação de Desportos de Participação e a Uneb, é de extrema importância para a difusão do paradesporto no Estado. “Essa parceria consegue viabilizar um projeto que tem dimensão social e educativa. É a junção que todo projeto precisa para ser bem sucedido. A nossa proposta é de interiorização do paradesporto, levando em conta que apenas 5% dos municípios brasileiros, num universo de mais de 5.500, desenvolvem ações nessa área. Ou seja, nós estamos apenas engatinhando nessa jornada”.
Na ocasião, Ney Santos aproveitou para convidar o público interessado em participar. “O curso é gratuito e desenvolvido por pessoas altamente qualificadas. Com isso a proposta da Sudesb é formar um quadro de pessoal que possa atuar no interior do Estado com o paradesporto e mudar, positivamente, o quadro na Bahia”.
Calendário das Clínicas e Jogos de Esporte Adaptado
Entre os dias 26 a 28 de abril, será a vez de Guanambi receber o evento. De 10 a 12 e de 26 a 28 de maio serão realizadas as clínicas de Jacobina e Alagoinhas, respectivamente. Para fechar o ciclo de atividades, Teixeira de Freitas receberá o evento entre os dias 26 e 28 de julho. As inscrições para Salvador estão abertas e podem ser realizadas pelo e-mail [email protected].
Mais informações no site http
Autor: ,postado em 22/04/2013
Comentários
Não há comentários para essa notícia