Salvador sedia Clínicas e Jogos de Esporte Adaptado

A parir desta sexta-feira (19/4), às 20h, na Universidade Estadual da Bahia (Uneb), em Salvador, será realizada a cerimônia de abertura das Clínicas e Jogos de Esporte Adaptado- uma série gratuita de capacitações em modalidades esportivas voltadas para profissionais de Educação Física, técnicos, voluntários e estudantes que atuam com pessoas com deficiência. O evento que segue até o domingo (21/4), é promovido pela Federação Baiana de Desporto de Participação, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – Sudesb.
De olho nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, as clínicas serão realizadas em seis municípios baianos. Além da cidade de Jequié, que já recebeu o curso, e Salvador, que recebe neste final de semana, as cidades de Alagoinhas, Teixeira de Freitas, Jacobina e Guanambi, também serão comtempladas. O objetivo é formar profissionais que possam propagar os mais diversos tipos de esportes adaptados, a fim de aumentar o quantitativo de deficientes praticando atividades esportivas no Estado e, consequentemente, prepará-los para competições em níveis nacional e internacional.
Até o próximo mês de agosto, a Federação pretende percorrer essas cidades, levando conhecimentos teóricos e práticos. Em todos os locais os participantes terão 20 horas de curso, divididas em três dias consecutivos. Segundo o presidente da instituição, Audival de Sena Junior, a ideia é capacitar pelo menos 150 pessoas, em uma média de 25 por município. Atletas e Profissionais de Educação Física serão responsáveis por instruir os participantes.
De acordo com o Censo Demográfico 2010, quase 46 milhões de brasileiros, cerca de 24 % da população, declarou possuir pelo menos uma das deficiências investigadas (mental, motora, visual e auditiva). Na Bahia são 25,9% da população. "O esporte paralímpico está crescendo e nós temos um contingente muito grande de pessoas com deficiência no Estado. Nosso intuito é ampliar o quantitativo de pessoas praticando esporte, com vistas na participação delas na paralímpiadas de 2016", explica o presidente.
Calendário
Em Salvador as inscrições estão abertas e podem ser realizadas na Universidade Estadual da Bahia (Uneb), no mesmo local onde serão realizadas as aulas. A abertura será no dia (19/4), às 20h e nos
dias 20 e 21/4 as aulas ocorrerão de 08h às 17h. Já estão confirmadas as presenças de Carla Carvalho e Jonatas Castro, que entregam o quadro técnico do comitê Paralíimpico Brasileiro.
Entre os dias 26 a 28 do mesmo mês será a vez de Guanambi receber a Clínica. De 10 a 12 e de 24 a 26 de maio serão realizadas as de Alagoinhas e Jacobina, respectivamente. Para fechar o ciclo de atividades, Teixeira de Freitas receberá o evento entre os dias 16 e 18 de agosto. As inscrições para Salvador estão abertas e podem ser realizadas pelo e-mail [email protected]<mailto:[email protected] >.
Mais informações no site http://www.fbdp.com.br/, pelo telefone 71 9185.2942 ou pelo [email protected]<mailto:[email protected] >.
Autor: ,postado em 20/04/2013
Comentários
Não há comentários para essa notícia