Disputas acirradas marcaram Copa Bahia de Bicicross neste domingo

Disputas acirradas marcaram Copa Bahia de Bicicross neste domingo 14/4
Finais eletrizantes marcaram a etapa única da Copa Bahia de Bicicross realizada neste domingo (14/4), na Pista de Bicicross Tertuliano Torres, praia do Corsário. 85 atletas de diferentes categorias e idades disputaram, páreo a páreo, o torneio, que serviu como segunda seletiva estadual para formação da delegação baiana que vai representar o estado, no Campeonato Brasileiro de Bicicross a ser disputado nos dias 22 e 23 de junho em São José dos Campos, interior de São Paulo.
Realizada pela Associação de Bicicross de Salvador (ABS) e a Associação Baiana de Bicicross (ABBMX), a copa contou com o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – Sudesb. Sob os olhares atentos dos amigos e familiares, atletas baianos das cidades de Salvador, Barrocas, Serrinha, Paulo Afonso, Lauro de Freitas, Camaçari, Feira de Santana e Itaberaba buscaram fazer o melhor tempo possível na pista. Além deles, alguns atletas de Sergipe e de São Paulo que, embora não competissem para a formação da delegação, foram prestigiar o evento.
O BMX Bicicross é uma modalidade Olímpica disputado em um circuito fechado e de terra, com obstáculos e curvas. A Pista do Corsário tem uma extensão de 386 m. A Regra é bem simples, largam no máximo oito pilotos que disputam três baterias classificatórias, classificando-se os quatro melhores de cada grupo para a final. Cada piloto que cruza a linha de chegada soma pontos de acordo com a posição e se classifica quem fizer o menor numero de pontos na fase classificatória. A final foi disputada em uma única bateria na qual vencia quem cruzasse a linha de chegada em primeiro.
O destaque foi para a categoria Elite – tanto masculina, quanto feminina – que levou o público ao delírio. Delas, saíram campões Leonardo Cazé e Paola Reis, esta última desbancando duas atletas campeãs na categoria. Também mereceram aplausos os atletas menores de oito anos, que mostraram ao público que o tamanho não é impedimento para a prática de esporte. Um deles, com apenas quatro anos, precisou de ajuda para terminar todo o circuito, sendo ovacionado pelos presentes.
O bicicross é uma modalidade esportiva que vem crescendo na Bahia. De acordo com o presidente da Associação de Bicicross de Salvador (ABS), Dernivan Nunes, “o bicicross hoje está profissional. Há grandes atletas na Bahia que estão competindo com grandes nomes do circuito nacional”. Ele destacou que o apoio do Governo do Estado foi fundamental para a realização do evento.
Um desses competidores é Rafael Saito de 19 anos. O jovem começou a carreira em 2007, contando apenas com a ajuda dos pais. Desde 2011 ele é um dos beneficiados pelo Programa Estadual para Apoio ao Esporte - Bolsa Esporte. Ano passado foi campeão baiano e vice-campeão brasileiro pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e este ano está se preparando para o Campeonato Pan-Americano de BMX na Argentina. “O apoio do Governo é um incentivo para eu estar correndo atrás. A bolsa me ajudou bastante, sem ela, eu não teria conseguido chegar aonde cheguei”, afirmou o atleta.
Confira os vencedores:
INICIANTES
Marcos de Jesus
BOYS ATÉ 08 ANOS
Felipe Aumeno
BOYS 09 – 12 ANOS
Gabriel Santana
BOYS 13 – 16 ANOS
Caio Silva
CRUISER OPEN
Thiago Lago
CRUISER
Cássio Muniz
ELITE MASCULINO
Leonardo Cazé
FEMININO ATÉ 12 ANOS
Camile Pinheiro
FEMININO 13 – 16 ANOS
Raíssa Freitas
ELITE FEMININO
Paola Reis
Autor: ,postado em 15/04/2013
Comentários
Não há comentários para essa notícia