Sugestão de pauta: Reinauguração da Fonte Nova gera negócios na Bahia

REINAUGURAÇÃO DA FONTE NOVA GERA NEGÓCIOS NA BAHIA
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> Micro e pequenas empresas de Salvador viram fornecedoras do estádio, um
> dos palcos da Copa das Confederações e da Copa de 2014
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> Não só os torcedores do Bahia e do Vitória comemoraram a reinauguração
> da Arena Fonte Nova nesse domingo (7). O jogo que marcou a reabertura em
> grande estilo do estádio baiano também mostrou o resultado do trabalho
> de pequenos negócios que forneceram produtos e serviços durante as obras
> do local. Um exemplo é a IBPC Premoldados de Concreto, que aproveitou as
> oportunidades da Copa do Mundo da FIFA de 2014 para se tornar uma das
> cinco micro e pequenas empresas fornecedoras da Fonte Nova.
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> Qualificar-se para atender aos mais complexos níveis de exigência dos
> clientes do setor da construção civil foi o caminho adotado pela IBPC,
> que atuou como fornecedora de janeiro a maio de 2012. O convite partiu
> do consórcio Odebrecht/OAS, responsável pela construção do novo estádio.
> “Já havíamos participado de outros projetos da Odebrecht. Eles gostam
> bastante do nosso trabalho”, conta Jarilson de Andrade, gerente-técnico
> da IBPC.
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> A fábrica soteropolitana produziu todas as escadas e parte das
> arquibancadas da Fonte Nova, um total de 2,2 mil metros cúbicos de
> concreto. A empreitada rendeu à empresa um volume de negócios de
> aproximadamente R$ 4 milhões. O cliente ficou tão satisfeito com o
> resultado do trabalho do IBPC no estádio de Salvador que convidou a
> empresa baiana a fornecer pré-moldados para a construção da Arena
> Pernambuco, no Recife.
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> Jarilson diz que quando IBPC nasceu, em 2001, a intenção já era
> trabalhar com grandes companhias. Com essa finalidade, estabeleceu a
> capacitação como ferramenta importante para o sucesso da empresa. O
> negócio conquistou a certificação de qualidade ISO 9001 e se credenciou
> na cadeia de fornecedores da Petrobras.
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> Dentro do programa Sebrae Mais, o empreendimento baiano qualificou-se
> nos temas Estratégias Empresariais, Gestão da Inovação e Gestão
> Financeira. A iniciativa do Sebrae proporciona crescimento de forma
> planejada, com soluções práticas que podem ser aplicadas imediatamente
> pelo empresário.
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> O gerente-técnico da IBPC acredita que o estímulo para adotar a
> inovação como prática rotineira está entre os importantes aprendizados
> adquiridos pelo Sebrae Mais. “Inovação representa um diferencial. Nosso
> produto não é difícil de produzir. Mas precisamos ser mais rápidos e
> melhores que a concorrência. Por isso, utilizamos um tipo de concreto
> que permite a redução de custos e de tempo, aliada ao aumento da
> produtividade”, revela.
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> Sebrae 2014
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> Todas as cinco empresas que negociaram com a Arena Fonte Nova
> participam do programa Sebrae 2014. Desenvolvida nas 12 cidades-sede do
> mundial, a iniciativa orienta e capacita pequenos negócios a
> aproveitarem as oportunidades econômicas geradas pelo mundial. No
> programa, elas têm acesso a instrumentos como o Sebrae Mais e o
> Sebraetec, que oferece consultorias nas áreas de inovação e tecnologia
> para desenvolvimento da empresa.
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> A IBPC não para por aí, segundo Jarilson. A empresa vê boas
> perspectivas de negócios nas obras que ainda precisam ser feitas no
> entorno da Fonte Nova, como as intervenções em favor da mobilidade
> urbana. “Somos aptos e qualificados, com nossos processos documentados,
> controle de qualidade e rastreabilidade do material que utilizamos. Por
> cumprirmos esse tipo de requisito, o cliente imediatamente ganha
> confiança para nos contratar. Isso é muito importante em um mercado
> bastante competitivo como o que atuamos”, relata Jarilson.
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> Pisos
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> O empresário e engenheiro civil Raimundo Dórea percebeu a oportunidade
> que os grandes eventos esportivos poderiam trazer ao seu negócio, a
> Engpiso. “Para mim, a Copa começou em 2009, quando tracei um
> planejamento estratégico a fim de me preparar para atuar nas obras de
> estádios de futebol”, afirma.
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> O planejamento deu certo. A Engpiso prestou serviços na colocação dos
> pisos de concreto em dois estádios brasileiros: a Fonte Nova (Salvador)
> e Arena Pernambuco (Recife). As duas obras geraram ao empreendimento uma
> receita mensal de US$ 300 mil.
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> Em 2010, Raimundo participou de uma missão na África do Sul para
> conhecer quatro arenas daquele país. “A experiência rendeu frutos. Pude
> estudar e me preparar para esses momentos”, diz. Fundada em 1994, a
> Engpiso começou com oito funcionários. Hoje, são 42 trabalhadores. O
> empresário informa que desde que as obras começaram o quadro de
> colaboradores foi ampliado em 25%.
>
> Raimundo também credita o sucesso à parceria com o Sebrae, que realizou
> reuniões e deu suporte ao negócio dele para crescer. “Você não vai
> sozinho a lugar nenhum. Vários envolvidos contribuíram para a Engpiso
> abraçar essa oportunidade”, ressalta.
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> Assessoria de Comunicação do Sebrae Bahia
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Autor: ,postado em 10/04/2013
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