Parecia jogo, mas era apenas um teste. Na noite desta terça-feira, pouco mais de três mil pessoas compareceram à Arena Fonte Nova para o último evento teste antes da inauguração do estádio. Funcionários da arena, além de moradores do entorno, num total de dez mil pessoas, foram convidados para o evento. A animação ficou por conta do cantor sertanejo Daniel Vieira. Este foi o segundo e último teste da Arena Fonte Nova com presença de público. O primeiro aconteceu na semana passada.

Como não poderia deixar de ser, o clima de Ba-Vi tomou conta da festa. Desde a imensa fila que se formou do lado de fora, ficou claro que o clássico está na cabeça dos baianos. Torcedores fantasiados, casais "rivais", muita gente com bandeiras e muitas camisas deram um ar de clássico ao evento-teste.

Evento teste teve rivalidade, mas sempre com muita
alegria (Foto: Eric Luis Carvalho)
O clima continuou durante o show de Daniel Vieira. A cada intervalo entre uma música e outra, a torcida do Bahia, em maior número, cantava o hino tricolor e gritos de apoio fazendo um bonito espetáculo, que deve se repetir no domingo. O cantor preferiu não comprar a briga.
- Eu sou Bahia, mas hoje torço pelo futebol baiano. O Vitória também merece homenagem - se esquivou.
Enquanto a festa rolava em um palco montado atrás do gol da Ladeira da Fonte, os equipamentos do estádio como bares e banheiros eram testados.

Casal Ba-Vi marcou presença no evento da arena
(Foto: Eric Luis Carvalho)
Presidente da Arena Fonte Nova, Frank Alcântara acompanhava tudo de perto. Ele destacou a decisão de, neste evento, abrir menos bares do que no primeiro teste, quando cinco mil pessoas estiveram na arena.
- Temos menos bares abertos justamente para aumentar o nível de stress do equipamento. Estamos funcionando "no sufoco" para que possamos saber como reagir em situações mais extremas. Hoje é o dia de saber como nos comportar em determinadas situações - explicou.
Por determinação da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo (Sucom), órgão municipal, idosos e menores de doze anos foram barrados, já que segunda a Arena, o órgão considerou que, por ser um evento teste, poderiam acontecer situações extremas. Muitos idosos reclamaram, enquanto os pequenos mostravam frustração. Frank Alcântara disse que a decisão também deve ser encarada como um aprendizado.
- Tivemos idosos barrados na porta, por determinação da Sucom, teve a reclamação na porta. E aí? Estamos preparados para essa situação? Como reagir? O teste tem que levar em conta tudo isso – disse.

Centenas de orientadores, que estarão trabalhando no estádio a partir de domingo, participaram do evento. A todo instante setores eram vistoriados. Torcedores com os pés nos assentos eram orientados a sentar corretamente. Entre instruções e diversas orientações, os orientadores foram os primeiros a suar a camisa na nova arena. O teste durou um pouco mais de uma hora e terminou com muita alegria e no melhor estilo baiano, quando Daniel Vieira trocou o seu sertanejo pelo arrocha.
No final do evento, Alcântara comemorou o que considerou avanços em relação ao primeiro evento-teste. O presidente da Arena Fonte Nova pediu a compreensão dos torcedores para o jogo de domingo, e pediu auxilio para a resolução rápida de possíveis problemas.
- Em relação ao evento anterior, desta vez tivemos uma melhora significativa no fluxo de pessoas na entrada. São situações importantes para que domingo ocorra tudo bem. Agora temos que ressaltar que podemos ter uma ou outra falha, mas o importante é que ocorrendo, ela seja apontada para que seja resolvida o mais rápido possível – disse o presidente da Arena.

A Fonte Nova será inaugurada nesta sexta-feira com a presença da presidente Dilma Roussef. No entanto, é no domingo que a bola rola. Bahia e Vitória disputam o clássico Ba-Vi para marcar o início de uma nova era no futebol baiano. Duas horas antes da bola rolar, uma grande festa com as presenças do Olodum, de Margareth Menezes e outras atrações vai celebrar a abertura da Arena Fonte Nova. Praticamente todos os 40 mil ingressos foram vendidos. Restam apenas 800 entradas, que serão vendidas exclusivamente para torcedores do Vitória adeptos do programa Sou Mais Vitória.
A Fonte Nova será o estádio da Bahia na Copa das Confederações, quando vai receber três jogos: Uruguai x Nigéria, Brasil x Itália e a decisão do terceiro lugar. Na Copa do Mundo de 2014, o estádio vai receber seis jogos.