Ribeira do Amparo recebe primeira Caravana do Lazer de 2013 da Sudesb

Ribeira do Amparo recebe primeira Caravana do Lazer de 2013 da Sudesb,Durante três dias, técnicos da Superintendência vão ministrar o do Curso de Capacitação de Multiplicadores com o objetivo de capacitar moradores do município para que atuem como agentes comunitários de lazer em sua região.
Depois de percorrer 53 municípios baianos, o projeto do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – Sudesb, Caravana do Lazer, irá desembarca nesta sexta-feira (22/3), na cidade de Ribeira do Amparo, a cerca de 215 km de Salvador, marcando o início das atividades em 2013. Técnicos da Sudesb ficarão no local até domingo ministrando o Curso de Capacitação de Multiplicadores de Lazer que tem como objetivo capacitar moradores da região para atuarem como agentes comunitários de lazer em sua região.
Com um pouco mais de 14 mil habitantes, Ribeira do Amparo terá cerca de 80 agentes ao final da atividade. Durante dois dias, será realizado o curso de capacitação com aulas teóricas que incluem temas como a elaboração de projeto de lazer, estudo da comunicação local, estudo de tipos de competições e organização de eventos culturais.
Já o domingo (24/03), vai ser dedicado à parte prática, Dia do Lazer, em que a comunidade será convidada a participar das atividades. Oficinas de pintura e desenho, recreação com piscina de bolinhas, jogos de ludo e jogos recreativos (corrida de saco, corrida de ovo na colher, garrafão e baleado) são alguns dos programas previstos.
De acordo com a coordenadora de Eventos da Sudesb, Susi Dócio, a Caravana surgiu da necessidade de levar atividades esportivas e de lazer para locais com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A partir da parceria com as prefeituras, responsáveis por solicitar a ida dos técnicos, o Estado leva a esses municípios o fomento de opções de lazer a baixo custo, que podem ser desenvolvidas a curto, médio e longo prazo.
“A caravana promove o empoderamento social e tem como mola mestra a educação. Os agentes que passam pelo projeto têm a oportunidade de discutir políticas públicas de lazer e de verificar a sua atuação perante a comunidade, no município em que residem, nascendo daí uma consciência crítica da importância do lazer para aquele local”, explica Susi.
Os participantes foram escolhidos por atuarem – direta ou indiretamente – com a população. Coube à prefeitura realizar a seleção. Susi Dócio aponta que geralmente se inscrevem professores, líderes comunitários, servidores públicos e pessoas que já realizam trabalhos de mobilização social. Ao final do curso, eles receberão certificados que os qualificam como agentes de lazer no município, possibilitando que as técnicas aprendidas sejam disseminadas.
Caravana em números - em execução desde 2008, o projeto tem por finalidade desenvolver atividades de caráter lúdico-recreativo em diferentes regiões do Estado da Bahia. Desde sua criação, mais de 2.820 mil pessoas já foram capacitadas. Somente nos Dias do Lazer (parte prática do curso), a caravana atendeu a mais de 80 mil pessoas. Das 53 cidades por onde passou estão Amargosa, Andorinha, Camamu, Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Cícero Dantas, Crisopólis, Curaçá, Dom Macedo Costa, Ibititá, Irará, Itacaré, Jaguarari, Lauro de Freitas, Macajuba, Mansidão, Maracás, Morro do Chapéu, Mundo Novo, Nazaré, Nordestina, Nova Fátima, Palmeiras, Pé de Serra, Pintadas, Planaltino, Rodelas, Ruy Barbosa, Santa Terezinha, Santo Amaro, São Félix, Saúde, Senhor do Bonfim, Serrolândia, Umburanas, Una e Wenceslau Guimarães. Em Salvador, vários bairros foram contemplados, dentre eles, Nordeste de Amaralina, Cajazeiras e Bairro da Paz.
Assessoria de Comunicação – SUDESB
Texto: Marcela Assis / Foto: Marcus Carneiro
Contatos: (71) 3103.0915 e 3103.0916
[email protected] -www.sudesb.ba.gov.br
Autor: ,postado em 22/03/2013
Comentários
Não há comentários para essa notícia