Drama maior de Salvador para as Copas das Confederações e do Mundo, a mobilidade urbana terá novos capítulos na capital baiana. Nesta sexta-feira, as “obras físicas” da Arena foram finalizadas, e o estádio foi entregue simbolicamente ao governo da Bahia. Enquanto comemorava a conclusão de mais uma etapa, o governador Jaques Wagner respondeu a questionamentos sobre aspectos do transporte e deslocamento na cidade.
O governador garantiu que as obras do entorno do estádio estarão prontas antes da inauguração da Arena. No começo da semana, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), responsável pela obra, havia apontado que o prazo para conclusão das reformas seria o início da Copa das Confederações.
- Sobre as rampas, que vocês podem chamar de viadutos, a gente deu uma acelerada. O compromisso da entrega é no dia 30 de março. Portanto, na abertura, com o Ba-Vi, eu quero crer que estará tudo tranquilo – afirmou.

Jaques Wagner, Frank Alcântara e outras autoridades estiveram na cerimônia de entrega da Arena Fonte Nova, nesta sexta-feira (Foto: Eric Luis Carvalho)
O governador também falou sobre as rotas de acesso. Vendido como um diferencial baiano, as rotas apresentam vários problemas e foram tema de reportagem do GLOBOESPORTE.COM no começo desta semana. Wagner admitiu dificuldades com recursos, mas disse que o principal foco das obras em tais trajetos era a Copa do Mundo de 2014, e não Copa das Confederações, como divulgado anteriormente pelo próprio governo.
- Na microacessibilidade, nós tivemos alguns ruídos de comunicação com a Caixa Econômica Federal. Por isso, acabamos preferindo fazer as obras com dinheiro próprio do estado. Nosso compromisso sempre foi fazê-las para a Copa de 2014. Temos tempo suficiente para acelerar a obra. O que antes dependia da Caixa agora é diretamente é do governo. E até 2014, sem dúvida nenhuma, teremos essa possibilidade que vai ser o nosso diferencial. O porto fica pronto em maio deste ano. E aí teremos os turistas saindo dos transatlânticos para vir a pé até a Arena – disse o governador.
Metrô? Na melhor das hipóteses, durante a Copa do Mundo de2014
Questionado pelo GLOBOESPORTE.COM sobre a situação do metrô durante a coletiva, o governador revelou que a operação do meio de transporte depende de um entendimento entre ele e o prefeito da capital, ACM Neto. Antes de responder à pergunta, Wagner fez uma espécie de conferência com seus principais secretários.

'É preciso que o metrô chegue até Pirajá', afirma
Wagner (Foto: Eric Luis Carvalho)
- Em termos de mobilidade, como eu já disse, estamos em fase final, e espero ter uma reunião com o prefeito essa semana. A nível de equipes técnicas [reuniões entre Governo do Estado e Prefeitura de Salvador], eu diria que elas chegaram ao limite da negociação. Agora quem tem que bater o martelo sou eu e o prefeito. Isso deve acontecer essa semana. Espero que corra tudo bem para que possamos botar o edital de licitação na rua – disse Wagner.
A linha 1 do metrô, que tem apenas 6 km concluídos, tinha previsão para entrar em operação em junho de 2012, mas continua parada. O Governo do Estado apresentou o projeto de uma segunda linha, que ligaria o centro da cidade à região do aeroporto. A primeira linha está sob responsabilidade da prefeitura e deve ser repassada para a gestão estadual, o que deve ocorrer, segundo Wagner, na reunião com o prefeito. O encontro deve, enfim, lançar o edital para que as obras comecem a sair do papel.
Em junho de 2012, o governo baiano lançou um edital de consulta pública que durou 90 dias. A previsão era que o edital das obras do metrô fosse lançado em outubro do ano passado - o que não ocorreu até o dia de publicação desta reportagem. A empresa vencedora da licitação vai concluir a Linha 1, até Pirajá, e construir a Linha 2, que vai da Estação Bonocô até Lauro de Freitas. No total, o sistema contará com 20 estações e 36 quilômetros de extensão. Mas, se havia a ideia de ver nos trilhos em pouco tempo o metrô da linha 1, isso deve ser esquecido.
Após a coletiva, o governador conversou com o GLOBOESPORTE.COM e afirmou que o metrô não funcionará com apenas 6 km de extensão. Com isso, não há possibilidade de Salvador contar com o meio de transporte para a Copa das Confederações. Segundo Wagner, o metrô só entrará nos trilhos quando a linha 1 for ampliada em mais 7 km, chegando até o bairro de Pirajá. A notícia faz com que aumente a importância da publicação do edital para a construção do restante do metrô, para que a obra esteja pronta até a Copa do Mundo, em junho de 2014.
- Não tem sentido colocar um metrô de 6 km para rodar. Não terá metrô de 6 km. Esse metrô como está aí só liga uma estação a outra. É preciso que o metrô chegue até Pirajá. Esse metrô como está aí foi um equívoco da outra gestão da prefeitura. O metrô como está atualmente só resolve o problema da Avenida Bonocô – disse Jaques Wagner.
Originalmente, a linha 1 deveria ter 12 km e ligar a Lapa a Pirajá. Durante os 13 anos de obras, o tamanho da linha foi reduzido para os atuais 6 km. Agora, o governador afirma que o metrô só passará a funcionar com seu traçado original. Com a novidade na praça, resta aguardar os desdobramentos da reunião entre governador e prefeito para saber em qual trilho a capital baiana vai se mover.