×

Luiz Razia é anunciado oficialmente por Marussia e já estreia nesta quarta


Luiz Razia é anunciado oficialmente por Marussia e já estreia nesta quarta

A Marussia anunciou oficialmente nesta manhã a contratação do brasileiro Luiz Razia, divulgada pelo GLOBOESPORTE.COM na semana passada. O baiano de 23 anos - primeiro nordestino a chegar na Fórmula 1 - já pega o volante do MR02, o novo carro da equipe para 2013, nesta quarte-feira, no segundo dia de testes de pré-temporada no circuito espanhol de Jerez de la Frontera, Espanha. Sua estreia estava programada para quinta, mas foi antecipada porque seu novo companheiro, o britânico Max Chilton, danificou o carro ao bater no primeiro dia de atividades. Vice-campeão da GP2 em 2012, Razia foi reserva da equipe em 2010, quando o time se chamava Virgin.

- É fantástico voltar à Marussia e com muitas pessoas com quem trabalhei em 2010. Sei que esse time retribui a determinação e o sucesso de seus jovens pilotos. A intenção de seu programa é ser escola das próximas gerações de pilotos. Estou muito orgulhoso de dar o passo para um cockpit na Fórmula 1, particularmente no time que comecei essa jornada – disse o brasileiro.

Luiz Razia já foi para a pista com o carro da Marussia nesta quarta-feira, nos treinos da Fórmula 1 (Foto: Divulgação)Razia já foi para a pista com o carro da Marussia nesta quarta-feira, nos testes (Foto: Divulgação)

Ciente que em tempos de crise econômica mundial, as equipes de F-1 também buscam um suporte financeiro, Razia reuniu o patrocínio de empresas europeias e conseguiu, enfim, realizar seu grande sonho. Porém, lamentou que,  para alcançar seu objetivo, não contou com o apoio de investidores nacionais. O baiano mantinha conversas com a Marussia desde o ano passado e havia ficado surpreso com o anúncio de Chilton, acreditando que não teria mais chances na equipe. Porém, a rescisão com Timo Glock no início de janeiro abriu espaço para o brasileiro ingressar no time, que é baseado na Inglaterra e comandado por uma montadora russa, que ficou na penúltima posição da temporada 2012. O chefe da Marussia, John Booth, celebrou a chegada de Razia, lembrou do passado do piloto na equipe e ressaltou a boa campanha que culminou com o vice da GP2.

- Luiz não é novidade para a gente, é claro. Foi reserva e faz parte do nosso programa de jovens pilotos. É muito gratificante ter não só um, mas dois graduados de nosso programa. É emocionante também, porque Luiz e Max demonstraram grande potencial na GP2. Ele é um piloto muito rápido e tenaz e que lutou bastante para sagrar-se vice-campeão no ano passado. Montamos uma dupla jovem, mas incrivelmente ambiciosa e estamos ansiosos para ver o que eles podem alcançar - elogiou Booth.

Com a chegada de Razia, o Brasil mantém dois representantes na Fórmula 1. Felipe Massa segue na Ferrari enquanto Bruno Senna, sem vaga como titular, anunciou nesta terça-feira que disputará o Mundial de Endurance pela Aston Martin, que completa 100 anos.

Das 'gaiolas' à Fórmula 1: a trajetória de Luiz Razia

Luiz Razia corria de 'gaiolas' no início da carreira (Foto: Arquivo Pessoal)

Baiano de Barreiras, Razia competia de 'gaiolas' no
início da carreira (Foto: Arquivo Pessoal)

Das corridas de gaiola aos 12 anos na cidade de Barreiras (Bahia), onde nasceu em abril de 1989, até a F-1, foi um longo caminho. Sua carreira em monopostos começou em 2005, na F-Renault 2.0 Brasil e na Fórmula 3 Sulamericana, categoria pela qual sagrou-se campeão no ano seguinte. Em 2007, o baiano fez boa temporada na Euro 3000, além de algumas participações na World Series. Sua história na GP2 começou em 2008, com a entrada na divisão asiática da categoria. Nos três anos seguintes, fez temporadas discretas por equipes médias. Paralelamente, alimentava o sonho da F-1 ao ao participar de testes de jovens pilotos na VRT (atual Marussia) em 2010 e na Team Lotus (hoje Caterham) em 2011.

Depois de quase ser obrigado a deixar o automobilismo, teve a grande oportunidade da carreira em 2012. Ele entrou na Arden, de Christian Horner, chefe da RBR, bicampeã mundial de pilotos e construtores na F-1. Razia agarrou a chance com unhas e dentes. Fez uma temporada brilhante, com quatro vitórias, e por pouco não faturou o título, que ficou com o italiano Davide Valsecchi (novo piloto reserva da Lotus). E 2012, o baiano também participou dos testes para novatos pela Force India e STR.

GP2 - Luiz Razia e Davide Valsecchi no pódio do Bahrein (Foto: Divulgação GP2)Razia foi vice-campeão da GP2 em 2012. Italiano Davide Valsecchi ficou com a taça (Foto: Divulgação GP2)

A busca por um lugar ao sol não foi fácil. Razia manteve conversas com diversas equipes do grid, como STR, Force India, Caterham e Marussia. A princípio, o baiano lutava por um cockpit em uma equipe do pelotão intermediário. Como a filial da RBR manteve a dupla Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne e a concorrência na Force India era grande, o baiano então apostou suas fichas nos times menores. O objetivo maior era estar no grid da F-1 para, aí sim, começar a construir uma história na categoria máxima do esporte a motor.

Autor: ,postado em 06/02/2013


Comentários

Não há comentários para essa notícia

Mande uma Resposta

Arquivos

  • Abril de 2024
  • Março de 2024
  • Fevereiro de 2024
  • Janeiro de 2024
  • Dezembro de 2023
  • Novembro de 2023
  • Outubro de 2023
  • Setembro de 2023
  • Agosto de 2023
  • Julho de 2023
  • Junho de 2023
  • Maio de 2023
  • Abril de 2023
  • Março de 2023
  • Fevereiro de 2023
  • Janeiro de 2023
  • Dezembro de 2022
  • Novembro de 2022
  • Outubro de 2022
  • Setembro de 2022
  • Agosto de 2022
  • Julho de 2022
  • Junho de 2022
  • Maio de 2022
  • Abril de 2022
  • Março de 2022
  • Fevereiro de 2022
  • Janeiro de 2022
  • Dezembro de 2021
  • Novembro de 2021
  • Outubro de 2021
  • Setembro de 2021
  • Agosto de 2021
  • Julho de 2021
  • Junho de 2021
  • Maio de 2021
  • Abril de 2021
  • Março de 2021
  • Janeiro de 2021
  • Dezembro de 2020
  • Novembro de 2020
  • Outubro de 2020
  • Setembro de 2020
  • Agosto de 2020
  • Julho de 2020
  • Junho de 2020
  • Maio de 2020
  • Abril de 2020
  • Março de 2020
  • Fevereiro de 2020
  • Janeiro de 2020
  • Dezembro de 2019
  • Novembro de 2019
  • Outubro de 2019
  • Setembro de 2019
  • Agosto de 2019
  • Julho de 2019
  • Junho de 2019
  • Maio de 2019
  • Abril de 2019
  • Março de 2019
  • Fevereiro de 2019
  • Janeiro de 2019
  • Dezembro de 2018
  • Novembro de 2018
  • Outubro de 2018
  • Setembro de 2018
  • Agosto de 2018
  • Julho de 2018
  • Junho de 2018
  • Maio de 2018
  • Abril de 2018
  • Março de 2018
  • Fevereiro de 2018
  • Janeiro de 2018
  • Dezembro de 2017
  • Novembro de 2017
  • Outubro de 2017
  • Setembro de 2017
  • Agosto de 2017
  • Julho de 2017
  • Junho de 2017
  • Maio de 2017
  • Abril de 2017
  • Março de 2017
  • Fevereiro de 2017
  • Janeiro de 2017
  • Dezembro de 2016
  • Novembro de 2016
  • Outubro de 2016
  • Setembro de 2016
  • Agosto de 2016
  • Julho de 2016
  • Junho de 2016
  • Maio de 2016
  • Abril de 2016
  • Março de 2016
  • Fevereiro de 2016
  • Janeiro de 2016
  • Dezembro de 2015
  • Novembro de 2015
  • Outubro de 2015
  • Setembro de 2015
  • Agosto de 2015
  • Julho de 2015
  • Junho de 2015
  • Maio de 2015
  • Abril de 2015
  • Março de 2015
  • Fevereiro de 2015
  • Janeiro de 2015
  • Dezembro de 2014
  • Novembro de 2014
  • Outubro de 2014
  • Setembro de 2014
  • Agosto de 2014
  • Julho de 2014
  • Junho de 2014
  • Maio de 2014
  • Abril de 2014
  • Março de 2014
  • Fevereiro de 2014
  • Janeiro de 2014
  • Dezembro de 2013
  • Novembro de 2013
  • Outubro de 2013
  • Setembro de 2013
  • Agosto de 2013
  • Julho de 2013
  • Junho de 2013
  • Maio de 2013
  • Abril de 2013
  • Março de 2013
  • Fevereiro de 2013
  • Janeiro de 2013
  • Dezembro de 2012
  • Novembro de 2012
  • Outubro de 2012
  • Setembro de 2012
  • Agosto de 2012
  • Julho de 2012
  • Junho de 2012
  • Maio de 2012
  • Abril de 2012
  • Março de 2012
  • Fevereiro de 2012
  • Janeiro de 2012
  • Dezembro de 2011
  • Novembro de 2011
  • Outubro de 2011
  • Setembro de 2011
  • Maio de 2011
  • Março de 2011
  • Agosto de 2010
  • Janeiro de 2006
  • Dezembro de 0
  • Publicidade