Bahia recebe as primeiras embarcações do rali náutico internacional

As primeiras embarcações do rali náutico de vela, ‘Word Arc’, considerado como um dos maiores cruzeiros de volta ao mundo, já estão ancoradas no Terminal Náutico da Bahia, em Salvador. No último dia 30 de janeiro, o veleiro Ruby foi a primeira embarcação a cruzar a Baía de Todos-os-Santos. De lá, para cá, outras 15 embarcações já chegaram, faltando ainda, outras três que devem chegar até a próxima quinta-feira (7/2).
Após desembarcar no Terminal Náutico da Bahia, o comandante do veleiro Ruby, Herve Poron e os tripulantes Jaques e Ettiene foram recebidos por baianas, que serviram caipirinhas e as tradicionais fitinhas do Senhor do Bonfim. “Foi muito agradável navegar pela costa de Salvador, com o cenário lindo. Após cruzarmos o Farol da Barra, percebemos um contraste de prédios e casas muito interessante”, disse o comandante Herve Poron.
Os velejadores começaram a travessia na ilha caribenha de Santa Lúcia em 8 de janeiro de 2012 e estão próximos de concluírem a meta de circunavegarem o mundo. Até a Bahia, os veleiros tiveram que concluir a passagem pelo Atlântico Sul, completando uma viagem de 3.600 milhas náuticas. O destino final é o mesmo que se iniciou, em Santa Lúcia, depois de mais de 26.000 milhas náuticas em 15 meses velejando ao redor do mundo.
A maioria dos tripulantes irão se hospedar em hotéis na capital, e farão uma espécie de city tour, além de conhecerem o carnaval. “Os participantes irão aprender sobre a cidade e sua rica história. Os grupos farão um passeio pelo Centro Histórico da Cidade.”, disse Zuzana Buraca, coordenadora do rali.
Para chegarem até a Bahia, os velejadores tiveram que cruzar os oceanos Atlântico, Pacífico e o Índico. Largando em Santa Lúcia, a frota atravessou o Canal do Panamá, antes de explorar o arquipélago das Galápagos e as ilhas do Pacífico.
Na rota para Austrália, os veleiros passaram por Marquesas, Ilhas Sociedade, Tonga, Fiji e Vanuatu. Depois de cruzar a Grande Barreira de Corais, o rali visitou Bali, antes de atravessar o Oceano Índico, com paradas em Christmas Island, Cocos Keeling, Maurícias e Reunião, até chegarem à África do Sul, com destino ao Brasil.
Após a passagem pela costa brasileira, a frota segue para Granada, no Caribe, antes do fim da travessia na ilha de Santa Lúcia, previsto para abril de 2013. O rali náutico ‘World Arc’ tem o apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia- Sudesb e da Federação de Esportes Náuticos do Estado da Bahia (Feneb). Essa é a 10ª regata internacional que a Bahia recebe desde 2007. Na próxima quinta-feira (7/2), os comandantes e tripulantes serão premiados no Terminal Náutico da Bahia.
Autor: ,postado em 06/02/2013
Comentários
Não há comentários para essa notícia