Últimos dias para aproveitar o projeto "Sudesb no Verão de Salvador

Últimos dias para aproveitar o projeto "Sudesb no Verão de Salvador”
Quem ainda não participou de uma das aulas do Projeto "Sudesb no Verão de Salvador” tem até a próxima quarta-feira (6/2) para curtir a atividade que vem agitando há quase dois meses a praia de Jardim Alah. Em sua terceira edição, o evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia- Sudesb, e já levou mais de 10 mil participantes para a orla soteropolitana.
As aulas são realizadas três vezes na semana (segundas, quartas e sextas-feiras). Durante as atividades, profissionais de educação física da Sudesb convidam a população transeunte a dançar, a fazer ginástica localizada e a praticar exercícios aeróbicos. Corrigir posturas, ensinar a maneira correta de fazer alongamento, bem como dar dicas de como se exercitar melhor são algumas das instruções dadas nas aulas que acontecem em quatro horários diferentes (de 06h30 às 07h20, de 07h30 às 08h30, de17h30 às 18h20 e de 18h30 às 19h30).
De acordo com o professor de educação física, Edson Raimundo, para participar basta ir até o local. Como não há restrição de idade, é possível encontrar crianças, adultos e idosos interagindo em cada uma das atividades. Durante as aulas, os professores orientam os participantes a respeitarem seus limites. “A ideia é trabalhar a coordenação motora dessas pessoas, fazer com que elas exercitem os membros superiores e inferiores. Aquelas que possuem limitações são orientadas a não praticar determinadas atividades para que não tenham problemas”, explica o professor.
Benefícios – é indiscutível a necessidade de praticar atividades físicas. O professor Edson Raimundo afirma que, além dos benefícios físicos, os treinos ainda colaboram para melhorar a qualidade de vida das pessoas. “O corpo humano foi feito para estar em movimento. Quando praticamos exercícios, melhoramos nossa resistência, a nossa autoestima e ainda nos socializamos”, comenta.
Um exemplo disso é a professora aposentada Jandira Beringer que aos 69 anos se intitula compulsiva por exercícios. Há 30 anos a frente do grupo de dança Mulekas de Ouro, ela é uma das que frequentam o projeto e, embora dance todos os dias, faz questão de ir à praia para participar da ação. “Venho sempre aqui e aproveito para tomar parte de tudo, até ajudando na coreografia montada pelos professores”, conta.
E ela não está só. Desde que está em vigor, o projeto tem uma media de 300 alunos por dia. Apenas na primeira aula da última quarta-feira (30/1), 84 pessoas seguiam os movimentos do instrutor. Na aula subsequente, outras dezenas seguiram os passos do professor que, sob o embalo de músicas de axé, demonstrava as coreografias. Na ação, pelo menos 60 profissionais – entre coordenadores, professores e estagiários – estão envolvidos. Em dezembro foram realizadas 13 aulas, em janeiro foram 26 e em fevereiro (até o próximo dia 06) serão cinco.
Para a aposentada de 58 anos, Stela Mares, essa foi a oportunidade de dar uma guinada. Moradora da Chapada Diamantina, ela está em Salvador para um tratamento de saúde e está participando das aulas desde que soube do "Sudesb no Verão de Salvador”. “Isso aqui é uma maravilha, principalmente para a gente que está chegando à terceira idade. Desde que eu comecei a frequentar o projeto melhorei bastante. Aqui, simplesmente você esquece de tudo e só pensa em viver. Já fiz várias amizades boas vindo para as aulas e ainda faço questão de trazer meus netos para participarem das atividades comigo”, completa Stela.
O "Sudesb no Verão de Salvador” conta ainda com o apoio da Polícia Militar e do Conselho Regional de Educação Física (CREF). Mais informações sobre esse e outros projetos esportivos com a Coordenação de Esporte da Sudesb, através do número 71 3103.0900.
Assessoria de Comunicação – SUDESB
Jornalista responsável: Marcus Carneiro. Texto-base: Marcela Assis. Fotos: Paulo Neves
Contatos: (71) 3103.0915 e 3103.0916 – [email protected] – www.sudesb.ba.gov.br
Autor: ,postado em 01/02/2013
Comentários
Não há comentários para essa notícia