41ª Regata João das Botas será realizada no domingo

JOÃO DAS BOTAS: A REGATA MAIS TRADICIONAL DO NORTE E NORDESTE CHEGA À 41ª EDIÇÃO
O Comando do 2º Distrito Naval, por intermédio da Capitania dos Portos da Bahia realizará, dia 27 de janeiro, a 41ª edição da tradicional Regata João das Botas, cuja largada está programada para ocorrer às 13h, na praia do Porto da Barra, em Salvador.
O evento teve origem, em 1969, com a ideia de promover uma regata de saveiros, por ocasião da festa de despedida de uma escuna, que iniciava uma singradura de volta ao mundo, tripulada por iatistas baianos. O espetáculo visual da despedida, de rara beleza, configurado por inúmeras embarcações, dentre elas vários saveiros, impressionou o Capitão dos Portos da época, que resolveu, a partir de então, organizar uma regata de saveiros, para que a população soteropolitana pudesse apreciar sempre o belo espetáculo das velas ao mar.
Ao longo das 40 edições anteriores tornou-se A MAIS IMPORTANTE COMPETIÇÃO DE EMBARCAÇÕES REGIONAIS A VELA DO NORTE E NORDESTE DO BRASIL, uma vez que, reúne embarcações dos tipos: saveiros de vela de içar, saveiros de vela de pena, canoas, barcos de pesca e catraias, distribuídos nas respectivas classes. Essas embarcações fazem parte da história econômica, social e cultural de Salvador e do Recôncavo baiano e, nos dias atuais, ainda são empregadas, principalmente em atividades comerciais de transporte de cargas, nas águas cor de esmeralda da Baía de Todos os Santos.
A realização da prova contribui para a preservação da história da navegação regional, em particular dos saveiros, que hoje correm o risco de extinção. Tal ameaça tem gerado ações concretas visando à preservação dessas embarcações, a exemplo do tombamento pelo IPHAN do saveiro “Sombra da Lua” em 2010, e da criação da Associação “VIVA SAVEIRO”.
A Capitania dos Portos da Bahia, reconhecendo a importância cultural e histórica do saveiro, tanto nas lutas pela independência do Brasil, quanto pela participação ativa no desenvolvimento econômico da região, mantém, desde então, um grande esforço para dar continuidade a esta tradicional competição, cuja 41ª edição conta com o patrocínio da Braskem.
Antes da prova, o Grupo de Escoteiros do Mar João das Botas realizará uma ação de recolhimento de lixo na praia do Porto da Barra, enquanto mergulhadores da Marinha e de escolas de mergulho farão a retirada de lixo do mar.
O PATRONO JOÃO DAS BOTAS
Em 1972, a Regata recebeu como patrono João Francisco de Oliveira Botas. Conhecido como João das Botas, herói da Guerra da Independência na Bahia, o qual teve papel relevante conduzindo e liderando os patriotas baianos do Recôncavo e os da Ilha de Itaparica, a fim de expulsar as tropas portuguesas comandadas pelo General Madeira de Melo.
Comandando uma esquadra de canhoneiras, uma escuna e baleeiras, guarnecidas por cerca de 700 homens, provenientes das cidades do recôncavo, lutou contra as forças navais portuguesas na Baía de Todos os Santos, usando como base a Ilha de Itaparica. João das Botas atingiu, posteriormente, o posto de Chefe-de-Divisão da Armada Nacional e Imperial, atualmente denominado de Almirante.
Autor: ,postado em 25/01/2013
Comentários
Não há comentários para essa notícia