2012 foi de agonia para a dupla Ba-Vi

Alegrias no primeiro semestre. Sofrimento nos últimos meses do ano. Assim pode ser definido 2012 para o Bahia e sua imensa torcida. Depois de dez longos anos de jejum, o tricolor ganhou ao levantar o troféu de campeão baiano, deixando a falsa impressão de que a nação tricolor poderia rir à toa o ano todo. Ledo engano. O time matou os fracos de coração com a ridícula participação no Campeonato Brasileiro, correndo riscos até a última rodada de cair para a segunda divisão.
Foi jogando ofensivamente, sob o comando do técnico Paulo Roberto Falcão que o Bahia venceu o campeonato estadual, conquistando seu 44º título baiano. Mesmo tendo sucesso no campeonato estadual, o Bahia não conseguiu repetir, nas competições nacionais, o mesmo futebol apresentado no Baianão. Foi eliminado pelo Grêmio nas quartas de final da Copa do Brasil. No Brasileirão, só se livrou do rebaixamento na última rodada.
Em novembro, o presidente Marcelo Guimarães Filho assinou contrato para que o clube volte a mandar seus jogos no novo estádio a partir de 2013. O acordo inicial é de cinco anos. A estreia do Bahia na sua “velha casa” ainda não tem data marcada. A tendência é que aconteça no dia 31 de março de 2013, dia marcado para clássico Ba-Vi com mando de campo tricolor válido pelo Campeonato Baiano.
Vitória retorna à elite do futebol brasileiro
O Vitória começou 2012 querendo apagar o vexame do ano passado, quando o clube acabou perdendo o título do Campeonato Baiano para o Bahia de Feira, em pleno estádio Manoel Barradas, o Barradão. Seus objetivos eram manter a hegemonia no estadual, já que nos últimos dez anos o time conquistou sete títulos baianos, e retornar à Série A do Brasileiro. Só este foi alcançado. E viu o rival levantar a taça de campeão do Baianão.Na Copa do Brasil, o time começou bem e mostrou bom futebol, mas acabou eliminado pelo Coritiba, nas quartas de final.
Depois da perda do título do Baiano e da eliminação na Copa do Brasil, o Vitória focou em sua volta à elite do futebol nacional. Em 19 jogos no primeiro turno, o time venceu 14 partidas, empatou duas e perdeu três, virando o turno na liderança com 44 pontos.
No returno, as coisas complicaram um pouco. Faltando nove jogos para o fim, o Vitória perdeu jogos importantes em seus domínios. Na 38ª e última rodada um empate por 1 a 1 contra o Ceará colocou o time na Série A de 2013. O Vitória fechou o campeonato na quarta posição com 71 pontos, 21 vitórias, oito empates e nove derrotas.
O ano de 2012 reservou outra alegria para a nação rubro-negra. O time Sub-20 conquistou o título inédito da Copa do Brasil da categoria. Após eliminar o América Mineiro na primeira fase, a equipe passou pelo Palmeiras nas oitavas de final, depois desclassificou o Cruzeiro nas quartas, eliminou o Grêmio na semifinal e faturou o caneco em cima do Atlético Mineiro.
Palmeiras – Conquistou o título da Copa do Brasil e vai jogar a Libertadores no ano que vem. A tristeza da torcida alviverde ficou por conta do rebaixamento para a Série B de 2013.
Fluminense – Se sagrou Tetracampeão Brasileiro, deixando Atlético-MG, Grêmio e São Paulo para trás. Os grandes destaques da conquista tricolor foram: Fred, Diego Cavalieri e Abel Braga,
Corinthians – Foi o grande destaque do futebol brasileiro em 2012. Campeão da Taça Libertadores em julho, o time paulista venceu o Brasileiro e o Mundial de Clubes ao derrotar o Chelsea, da Inglaterra, por 1 a 0.
Seleção Brasileira - Com mais uma medalha de prata conquistada, desta vez nos Jogos de Londres, a Seleção Brasileira não deu motivos para torcida comemorar no ano de 2012. Ao contrário disso, o destaque deste ano ficou por conta da demissão de Mano Menezes e a volta de Felipão ao comando.
Dez anos depois, o técnico campeão do mundo em 2002, está de volta para tentar fazer o Brasil chegar bem na Copa das Confederações 2013 e na Copa do Mundo 2014, eventos que serão realizados no país.Autor: ,postado em 29/12/2012
Comentários
Não há comentários para essa notícia