Bahia encerra participação nas Olimpíadas Escolares para estudantes de 15 a 17 a

Bahia encerra participação nas Olimpíadas Escolares para estudantes de 15 a 17 anos em Cuiabá
A Bahia encerrou a participação na etapa nacional das Olimpíadas Escolares para estudantes de 15 a 17 anos, que estava acontecendo em Cuiabá, Mato Grosso, com um saldo de quatro medalhas de bronze conquistadas, no judô, com Luís Henrique, na categoria meio-médio, na natação, com Suelly Siqueira, nos 200m livres, notaekwondo, com Felipe Severino, na categoria pesado, de 65 a 74 quilos e com a equipe baiana de futsal masculino. As Olimpíadas Escolares começou em 25 de novembro e terminou no último sábado (8/12).
Destaque nos jogos escolares, a nadadora Suely Siqueira foi a única baiana convocada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), para representar o país, juntamente com mais 17 nadadores, no 6° Festival Olímpico da Juventude, que será realizado na Austrália, de 16 a 20 de janeiro de 2013. Na piscina, Suelly foi bem nas duas provas que disputou. Nos 800m livres, ela beliscou a medalha de bronze, ficando em quarto lugar na prova. Mas nos 200m livres, Suelly foi ainda melhor, e com o tempo de 02min07s77, garantiu o terceiro lugar no pódio.
Suelly Siqueira é beneficiada pelo Faz Atleta, programa de incentivo ao esporte do Governo do Estado, por meio da Setre/Sudesb. Ela valoriza o incentivo do Governo, como mais um estímulo para as competições. "Agradeço ao Governo do Estado pelo beneficio que tenho recebido, através do Faz Atleta. O programa tem dado um suporte para as viagens e mais estímulos nos treinamentos, na tentativa de conquistar mais resultados para a Bahia”, disse.
No judô, Luís Henrique também ganhou, para a Bahia, a medalha de bronze, após derrotar, com o golpe de O goshi, o catarinense Eduardo Oliveira. O Judô é uma das modalidades que mais trazem medalhas para Bahia nas Olimpíadas Escolares. Em 2007, nos jogos de 12 a 14 anos, realizados em Poços de Caldas (MG), o Estado faturou três medalhas na modalidade. Em 2008, os judocas, entre 15 e 17 anos, também conquistaram três medalhas na competição realizada em João Pessoa (PB). Já em 2009, em Maringá (PR), foram mais três medalhas de bronze. Em 2010, foram duas medalhas de bronze, na etapa realizada em Goiânia (GO). Em 2011, na cidade de João Pessoa (PB), mais duas medalhas de bronze, dessa vez para Tiago Menezes e Alexsandra Oliveira Roiz. Este ano, nos jogos escolares para garotos de 12 a 14 anos, que foram realizados em Poços de Caldas (MG), a judoca Marcela Guedes Barros, trouxe para a Bahia a medalha de bronze.
A equipe baiana de futsal masculina conquistou o bronze, após vencer, o time de Cuiabá por 6 a 3. Destaque para o pivô e artilheiro do time com seis gols, Erik Badaró e para o técnico Gabriel Saulo. “Nós criamos um vínculo com esses garotos. Estou feliz porque além da medalha, eles colocaram vontade na quadra e tiveram tesão para ganhar a partida. Tínhamos o objetivo de colocar a Bahia neste cenário, o ouro não veio, mas estou muito orgulhoso de conquistar o bronze”, disse Gabriel.
O basquete feminino e masculino da Bahia venceram os dois primeiros jogos na competição, mas foram derrotados, na última partida, deixando escapar a classificação. A equipe masculina perdeu o jogo decisivo, para o time do Rio Grande do Norte, por 61 a 47. Já a equipe feminina de basquete fez o última jogo contra o time de Minas Gerais. Demostrando muita raça e qualidade em quadra, as meninas venceram os três primeiros quartos, mantendo uma diferença de 10 pontos, entretanto, no último período, o time mineiro demostrou mais preparo físico e venceram por 53 a 49, a equipe baiana.
O handebol feminino da Bahia foi muito bem na competição. A equipe baiana conseguiu pela primeira vez no certame se classificar para as semifinais. No jogo decisivo, o time baiano foi surpreendido para a equipe de Sergipe, que venceu, por 22 a 16. Já o handebol masculino perdeu todas as partidas que disputou.
A etapa nacional das Olimpíadas Escolares de 15 a 17 anos, foi realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a participação baiana no evento teve o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia - Sudesb, que também realizou a seletiva estadual. A competição estudantil, considerada a maior do país, reuniu nesta etapa, mais de quatro mil atletas de todos os estados do Brasil.
Marcus Carneiro
Fotos: Marcus Carneiro
ASCOM / SUDESB |
Autor: ,postado em 11/12/2012
Comentários
Não há comentários para essa notícia