Judoca baiano conquista primeira medalha nas Olimpíadas Escolares em Cuiabá

Foi do tatame que saiu a primeira medalha baiana na etapa nacional das Olimpíadas Escolares para estudantes de 15 a 17 anos, que está acontecendo em Cuiabá, Mato Grosso. O judoca Luís Henrique de 17 anos, conquistou a medalha de bronze na categoria meio-médio, após vencer, com o golpe de O goshi, o catarinense Eduardo Oliveira. As Olimpíadas Escolares 2012 são realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a participação baiana no evento tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia - Sudesb.
É a primeira vez que Luís Henrique participa dos jogos escolares. Mesmo com uma lesão no ombro, ele superou a dor, levou o bronze e dedicou a medalha à sua mãe, Isis Carvalho. “Ela sempre meu deu muita força para que eu realize meus sonhos. Essa medalha foi muito importante para mim”, disse Luís Henrique.
O crescimento do judô brasileiro, também vem se refletindo na Bahia. Há quatro anos, o judô baiano vem se destacando nas Olimpíadas Escolares. Em 2007, nos jogos de 12 a 14 anos, realizados em Poços de Caldas, o Estado faturou três medalhas na modalidade. Em 2008, os judocas, entre 15 e 17 anos, também conquistaram três medalhas na competição realizada em João Pessoa (PB). Já em 2009, em Maringá (PR), os judocas voltaram com três medalhas de bronze. Em 2010, os baianos da modalidade trouxeram na bagagem duas medalhas de bronze da etapa realizada em Goiânia (GO). Em 2011, na cidade de João Pessoa (PB), mais duas medalhas de bronze, dessa vez para Tiago Menezes e Alexsandra Oliveira Roiz. Este ano, nos jogos escolares para garotos de 12 a 14 anos, que foram realizados em Poços de Caldas (MG), a judoca Marcela Guedes Barros, trouxe para a Bahia a medalha de bronze.
Cerimônia de Abertura
A cerimônia de abertura das Olimpíadas aconteceu na noite de domingo (15/11), no Ginásio Aecim Tocantins. O evento contou com o desfile das 28 delegações, execução do Hino Nacional Brasileiro, apresentação do grupo de dança, além do momento em que a campeã olímpica Sarah Menezes acendeu a pira das Olimpíadas Escolares Cuiabá 2012.
Representando o Governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner, o Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Nilton Vasconcelos, assistiu a solenidade de abertura, na esperança de que a Bahia sedie a competição em 2014. O Estado concorre com mais duas cidades: Poços de Caldas (Minas Gerais) e João Pessoa (Paraíba). Ambas já realizaram a competição.
Para ele, Salvador tem amplas chances de sediar essa competição, desde que haja uma participação da educação. “Temos a necessidade de darmos uma virada no esporte escolar da Bahia. Eu estou aqui para conhecer de perto a competição e sentir o clima dos atletas. Ficarei muito honrado caso sejamos escolhidos, entretanto, é preciso a participação da Secretaria de Educação do Estado, porque sem ela, nós não teremos êxito”, disse, o secretário, Nilton Vasconcelos.
Na ocasião, Nilton aproveitou para desejar sorte aos atletas baianos. “Gosto da ideia de que os atletas devem dá tudo de si, sabendo respeitar seus adversários. Vibrar com as vitórias, mas reconhecendo as derrotas”, disse.
Visando incentivar os atletas na competição, o COB escalou, como embaixadores, uma seleção de atletas olímpicos, que hoje são ídolos para muitos jovens. Destaque para a judoca Sarah Menezes, medalha de ouro nos jogos Olímpicos de Londres, 2012, e para a primeira Brasileira a subir no pódio Olímpico no boxe, a baiana Adriana Araújo. Os embaixadores darão palestras, visitarão escolas e acompanharão a competição.
Marcus Carneiro – direto de Cuiabá
Foto: Marcus Carneiro
ASCOM / SUDESB |
Autor: ,postado em 28/11/2012
Comentários
Não há comentários para essa notícia