Grandes jogos abrem Campeonato Brasileiro de seleções de Beach Soccer em Salvado

O público que acompanhou os cinco primeiros jogos desta terça-feira, na Arena montada na praia de Armação, em Salvador, viu de perto 26 gols, alguns golaços e jogos muito bons e equilibrados na abertura do XV Campeonato Brasileiro de Seleções de Beach Soccer, que acontece até domingo (25/11). Para definir os vencedores de três dessas partidas foram necessários mais do que os três tempos regulamentares e as outras duas terminaram com o placar apertado de 2 a 1.
No primeiro jogo da competição, os catarinenses venceram, por 2 a 1, a equipe de Tocantins. Logo depois, a equipe do Ceará venceu a do Alagoas na prorrogação. Após um empate por 2 a 2, os cearenses fizeram dois gols na prorrogação e ganharam dois pontos. Já no terceiro jogo a prorrogação não foi suficiente para decidir o vencedor entre Distrito Federal e Minas Gerais, que empataram em 5 a 5. Na disputa de pênaltis, os mineiros venceram, por 3 a 2, e ficaram com dois pontos. No primeiro jogo da tarde, Pernambuco ganhou dois pontos ao vencer, nos pênaltis, a Paraíba, por 1 a 0, após um empate de 1 a 1no tempo regulamentar e outro de 1 a 1 na prorrogação. Também à tarde, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul fecham a primeira rodada.
Antes, fechando os jogos da manhã, o confronto mais aguardado do dia. O confronto entre a seleção baiana e a maranhense era apontado por muitos como o melhor jogo da primeira fase. E, de fato foi um jogaço, decidido nos detalhes em favor do Maranhão, por 2 a 1. A Bahia começou o jogo com o quinteto: Dudu Mendes, Souza, Anderson, Danilo Buiu e Nelito. E ainda contou com Marcelo Pita, Marcelo, Klebinho, Ramón, Toninho, Rafael e Júlio César.
A Bahia começou buscando controlar o ímpeto dos maranhenses, que tiveram uma chance logo na saída de jogo. Depois de um tempo estudando o adversário, a Bahia assustou, com ótima virada de Nelito, mas o goleiro Fanta, da seleção brasileira, defendeu. Logo em seguida, outro jogador da seleção, Souza, da Bahia, cabeceou e a bola passou raspando na trave. Além deles, Anderson pelo lado baiano, e Datinha e André, pelo maranhense, fazem parte do selecionado brasileiro.
O jogo seguia equilibrado, mas Moisés arriscou de longe e abriu o placar para o Maranhão. No segundo tempo, a Bahia voltou melhor e empatou, em jogada iniciada por Souza, e finalizada por Danilo Buiu, o "Michael Jackson" baiano, em chute de longe. O lance mais bonito do jogo aconteceu nesta etapa. Anderson deu uma linda bicicleta e o goleiro Fanta fez uma defesa incrível.
Na terceira etapa, quando a partida já parecia caminhar para a prorrogação, Serginho acertou um lindo voleio para garantir os três pontos para o Maranhão. O goleador André,da seleção brasileira, não deixou a sua marca na estreia,mas comemorou o triunfo. "Estou muito feliz. Disputar um campeonato como esse, com o nível tão alto, é um prazer muito grande. E começar vencendo ainda mais contra uma equipe tão forte é muito importante", diz André.
Pelo lado da Bahia, o camisa 3 Souza, que também faz parte da seleção brasileira, foi um dos destaques, não só pela ótima atuação,mas também pelo preparo físico. Com exceção dos dois goleiros, ninguém permaneceu mais no jogo do que ele. "Isso é graças aos treinamentos com o preparador físico. Temos que chorar no treino para poder sorrir no jogo. Infelizmente, perdemos, mas sabemos que temos uma grande equipe. Temos que admitir que erramos, mas que estréia costuma ser complicada e que vamos vencer as próximas partidas porque o nosso objetivo é chegar ao título em casa", diz o atleta, que tentou ser jogador profissional de campo e chegou a passar pelas divisões de base do Vitória, disputou a segunda divisão baiana pelo Guanambi e passou por equipes de fora, antes de trocar a grama pela areia. "Não tive muito sucesso, então resolvi mudar para algo que eu sabia fazer melhor", explica.
A seleção baiana tenta o título inédito da competição e já bateu na trave em duas edições, em 2008 e 2009, quando foi vice-campeã. Na edição passada, em 2010, a Bahia terminou na quinta posição. A competição conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia - Sudesb.
O Brasileiro conta com 12 seleções divididas em três grupos. A Bahia começa na lanterna do Grupo A, que é liderado pelo Maranhão, que tem três pontos. Minas Gerais, com dois é o segundo colocado, seguido pelo Distrito Federal, que ainda não pontuou. No grupo C, a liderança é de Santa Catarina, com três pontos, seguida pelo Ceará, que tem dois. Tocantins e Alagoas ainda não pontuaram. Já o Grupo B é formado por Rio de Janeiro, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Sul.
As equipes nordestinas garantiram vagas pela Copa Nordeste, com exceção da Bahia, que já tinha presença garantida por sediar o torneio. Ceará, Paraíba, Pernambuco, Maranhão e Alagoas foram os classificados. Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Tocantins são as outras equipes participantes, que não precisaram participar de seletivas regionais, pois o número de vagas era o mesmo de seleções interessadas em participar do Brasileiro.
Resultados:
Terça-feira (20/11) - Primeira rodada da Primeira Fase
Santa Catarina 2x1 Tocantins (Grupo C)
Ceará (2)2x2(0) Alagoas (Grupo C) - na prorrogação
Distrito Federal (2)5x5(3) Minas Gerais (Grupo A) - na disputa de pênaltis
Bahia 1x2 Maranhão
Pernambuco (1)2x2(0) Paraíba (Grupo B) - na disputa de pênaltis
Próximos jogos:
Terça-feira (20/11) - Primeira rodada da Primeira Fase
Rio de Janeiro x Rio Grande do Sul (Grupo B)
Quarta-feira (21/11) - Segunda rodada da Primeira Fase
8h - Santa Catarina x Alagoas (Grupo C)
9h15 - Ceará x Tocantins (Grupo C)
10h30 - Distrito Federal x Maranhão (Grupo A)
11h45 - Bahia x Minas Gerais (Grupo A)
14h30 - Rio de Janeiro x Paraíba (Grupo B)
15h45 - Pernambuco x Rio Grande do Sul (Grupo B)
Quinta-feira (22/11) - Terceira rodada da Primeira Fase
8h - Ceará x Santa Catarina (Grupo C)
9h15 - Tocantins x Alagoas (Grupo C)
10h30 - Minas Gerais x Maranhão (Grupo A)
11h45 - Bahia x Distrito Federal (Grupo A)
14h30 - Paraíba x Rio Grande do Sul (Grupo B)
15h45 - Rio de Janeiro x Pernambuco (Grupo B)
Sexta-feira (23/11) - Quartas-de-final
(jogo 19) 8h - Melhor 2o colocado geral x sorteio
(jogo 20) 9h15 - 1o Grupo C x sorteio
(jogo 21) 10h30 - 1o Grupo B x sorteio
(jogo 22) 11h45 - 1o Grupo A x sorteio
Sábado (24/11) - Semifinais
(jogo 23) 9h - vencedor jogo 19 x vencedor jogo 20
(jogo 24) 10h15 - vencedor jogo 21 x vencedor jogo 22
Domingo (25/11) - Disputa de Terceiro Lugar / Final
Disputa de Terceiro Lugar - 9h - perdedor jogo 23 x perdedor jogo 24
Final - 10h15 - vencedor jogo 23 x vencedor jogo 24
Leandro Silva
Autor: ,postado em 21/11/2012
Comentários
Não há comentários para essa notícia