Alunos da Escolinha de Esportes da Sudesb visitam laboratórios de anatomia de un

Cerca de 20 alunos, de sete a 17 anos, da escolinha de futebol, que faz parte das Escolinhas de Esporte da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia - Sudesb -, participaram, nesta terça-feira (13/11), de uma aula diferente, fora do gramado do Núcleo Armando Oliveira. Eles tiveram a oportunidade de visitar o laboratório de Anatomia Humana e Animal, da União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime), de Lauro de Freitas. O intuito da atividade foi mostrar aos alunos o que acontece com o corpo humano quando o indivíduo realiza atividades de grande impacto, como acontece no futebol.
"Tivemos a feliz ideia de trazê-los para essa aula expositiva e de extrema importância por mostrar para nossos alunos como funciona o corpo humano. Eles viram, por exemplo, o que acontece com o joelho, quando tem algum ligamento partido, uma lesão cada vez mais frequente no futebol. Eles também viram um pulmão destruído pelo uso excessivo do cigarro. Isso ajuda a conscientizar esses jovens da necessidade de se afastar desses hábitos nocivos", disse Ari Brasil, professor da Escolinha de futebol do Núcleo Armando Oliveira.
A garotada também visitou o laboratório de anatomia animal. Muitos deles ficaram empolgados com alguns animais que ainda apresentam todas as características físicas originais. Eles aprenderam que as degradações ambientais causadas pelo homem acarretam em diversos problemas para a fauna planetária. "Gostei de saber o que acontece com os nossos animais quando não cuidamos deles direito. Também adorei pegar em um crânio", disse, feliz, Wallace Moreira, de 12 anos.
Amélia Dourado, mãe de Vinícius, de 13 anos, aprovou a iniciativa da Sudesb, e destacou a importância da escolinha de futebol para o filho. "Vinícius melhorou muito o relacionamento com as pessoas. Principalmente na escola", disse.
As escolinhas esportivas em Salvador têm aulas gratuitas em diversos pontos da capital baiana, como a Universidade Católica do Salvador, em Pituaçu, o Núcleo Armando Oliveira, na Avenida Gal Costa, o Espaço ACM Brasil, na Liberdade, o Centro Social Urbano do Nordeste de Amaralina, e o Centro Social Urbano da Liberdade.
Marcus Carneiro
Ascom/Sudesb
Autor: ,postado em 14/11/2012
Comentários
Não há comentários para essa notícia