Equipe baiana conquista Brasileiro de Polo Aquático de Praia no Porto da Barra

Equipe baiana conquista Brasileiro de Polo Aquático de Praia no Porto da Barra
A Bahia conquistou o título do Brasileiro de Polo Aquático de Praia neste domingo (4/11), no Porto da Barra, em Salvador, com a equipe feminina do Aceb. No masculino, a equipe do Aceb ficou com o quarto lugar, enquanto o título ficou com o Guanabara, do Rio de Janeiro, que já tinha conquistado o título em 2011. Na final do torneio masculino, os cariocas derrotaram os pernambucanos do Náutico, por 7 a 5. O evento, que aconteceu pela terceira vez na Bahia, teve o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – Sudesb.
As partidas tiveram quatro tempos de seis minutos, diferente da modalidade que é disputada em piscinas. A competição contou com a participação de 11 equipes de seis estados, sendo oito times masculinos e três femininos. A Bahia foi representada pelas equipes do Clube Olímpico e do Aceb, no masculino, e do Aceb, no feminino. No masculino, o atual campeão, Guanabara, do Rio de Janeiro, conquistou o bicampeonato. Times como o Aceb e o Clube Olímpico, da Bahia, o Náutico, de Pernambuco, o Florianópolis, de Santa Catarina, a Escola Naval, do Rio de Janeiro, o Natal, do Rio Grande do Norte e o Club Sportivo Sergipe, foram os concorrentes.
“Pratico este esporte desde pequeno. Estou muito feliz por participar desta competição com este visual maravilho na praia da Barra, isso não tem preço. Mais uma vez, ficamos em quarto lugar, já que ano passado perdemos no saldo de gols”, disse o artilheiro da competição, com 17 gols, Alexandre Albuquerque. “Pouco a pouco, a gente tem conseguido alavancar o esporte no Estado. Através desse campeonato, a gente consegue um pouco mais de mídia no intuito de divulgar esse esporte”, complementa Alexandre.
“Desde 2010, realizamos o Circuito em Salvador, e, ainda em 2012, iremos levar o Circuito para outras capitais do Brasil, mas, com certeza, a Bahia vai continuar neste cenário”, diz o baiano Diego Albuquerque, diretor de polo aquático de praia da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos.
“O apoio do Governo do Estado, por meio da Sudesb, foi muito importante. Sem nossos parceiros não iriamos consegui realizar esse evento, com essa estrutura, que se faz necessária para receber atletas quem vêm de todo o País”, complementa Diego Albuquerque.
Polo aquático na Bahia – Diego é sobrinho de André Albuquerque, um dos precursores da modalidade na Bahia, junto com outros nomes históricos como Pedro Amazonas. Pedro trouxe a modalidade para a Bahia nos anos 1980, formando uma geração campeã e vitoriosa, da qual fazem parte nomes como Ciro Façanha e o próprio André Albuquerque. Eles conseguiram chegar à seleção brasileira, algo que ninguém mais conseguiu.
“Muito do que temos hoje no polo aquático, devemos a Pedro”, diz Diego Albuquerque, que afirma que o legado deixado por Pedro serviu como incentivo para a continuidade do polo aquático na Bahia. Hoje, a família Albuquerque tem cinco atletas na seleção baiana.
Marcus Carneiro
Ascom/Sudesb

Autor: ,postado em 07/11/2012
Comentários
Não há comentários para essa notícia