Palmeiras x Inter: FBF diz que Bahia deve entrar como 3º interessado

Depois que ao CBF decidiu ‘congelar’ os pontos da vitória do Internacional sobre o Palmeiras, o Bahia deve entrar no caso. Nesta quarta-feira, o presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, afirmou que o clube deve entrar no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) como 3º interessado.
- O Bahia deve entrar como terceiro interessado, de acordo com o que conversei com o presidente do clube (Marcelo Guimarães Filho). Mas ele vai esperar o momento certo, esperar a conclusão do processo, porque ainda falta o Internacional se manifestar, já que eles têm até amanhã para se manifestar sobre isso – afirmou Ednaldo Rodrigues à equipe do GLOBOESPORTE.COM.
De acordo com o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), quando uma decisão do STJD afeta um clube que não está envolvido diretamente no processo, este clube tem o direito de entrar como interessado no caso. A situação se aplica ao Bahia, que é o primeiro time fora da zona de rebaixamento, com 37 pontos, rival direto do Palmeiras na briga pela permanência na Série A. O time paulista é o 18º colocado, com 32 pontos.
O presidente da FBF ainda garantiu total apoio ao clube na empreitada.
- A Federação apoia o Esporte Clube Bahia, que vai entrar como terceiro interessado no caso. A Federação se coloca como parte do processo a partir do momento em que um de seus filiados é afetado pelo caso - disse.
Questionada sobre a situação, a assessoria de imprensa do Bahia afirmou não ter conhecimento sobre o caso e disse que o clube não vai se manifestar neste momento. A equipe de reportagem também tentou entrar em contato com dirigentes do Tricolor baiano, mas não houve resposta.
Entenda o caso
O STJD determinou que os pontos da vitória do Internacional por 2 a 1 sobre o Palmeiras, sábado passado, no Beira-Rio, não sejam computados na tabela do Campeonato Brasileiro. O Verdão entrou com pedido de impugnação da partida depois de suspeitar que um gol de mão de Barcos foi anulado pelo árbitro Francisco Carlos Nascimento com a ajuda de recurso eletrônico – algo proibido pela Fifa. O tribunal solicitou à CBF que o jogo fique “suspenso” até que o julgamento, que ainda não tem data definida, seja realizado. A previsão é que uma sessão extraordinária do STJD analise o caso no dia 14 de novembro.

O Palmeiras diz ter mais uma evidência de que houve interferência externa na anulação do gol de Barcos. O diretor jurídico do Alviverde, Piraci Oliveira, conta que o clube possui um vídeo mostrando o árbitro pedindo, através de seu ponto eletrônico, ajuda ao quarto árbitro, Jean Pierre Gonçalves Lima. A tese do diretor palmeirense é que o juiz queria saber se havia sido gol de mão ou não. No entanto, a frase proferida por Nascimento não deixa claro qual era exatamente o objetivo dele na ocasião.
- Vimos ontem um vídeo no qual o juiz diz para o quarto árbitro, através do comunicador, após o lance: 'Veja aí'. Ele coloca a mão no microfone e diz esta frase - ressaltou o dirigente do Palmeiras, em entrevista à rádio "Estadão/ESPN".
Além do vídeo, o clube paulista reuniu outras evidências para apresentar ao STJD no dia do julgamento (ainda não marcado) do pedido de anulação da partida.
Autor: ,postado em 01/11/2012
Comentários
Não há comentários para essa notícia