Competição internacional de tênis foi encerrada neste sábado em Salvador

Competição internacional de tênis foi encerrada neste sábado em Salvador
Neste sábado (27/10), aconteceram as finais individuais da 2ª edição da Bahia Juniors Cup, competição que reuniu mais de 230 tenistas de 12 a 18 anos de sete países, desde a segunda-feira (22/10), no Costa Verde Tennis Clube, em Piatã, em Salvador. A competição infanto-juvenil masculina e feminina contou com competidores do Azerbaijão, Brasil, Chile, Colômbia, Portugal, Uruguai e Venezuela.
O evento contou com transmissão ao vivo das principais partidas pelo site www.tvkobertura.com.br . Segundo a organização do evento, foram registrados acessos de internautas de 138 cidades de 19 países para acompanhar as partidas do torneio.
Na decisão da principal categoria do torneio, até 18 anos, o paranaense, da cidade de Londrina, Marcelo Tebet Filho, de apenas 16 anos, representou o Brasil contra o uruguaio Rodrigo Arus, e fez bonito. Depois de vencer com tranquilidade o primeiro set, por 6 a 2, Marcelo teve mais dificuldades no segundo e travou um duelo acirrado, ponto a ponto, até vencer por 6 a 4.
“No ano passado, quando eu tinha 15 anos, eu disputei esse torneio já na categoria sub-18 e cheguei às quartas-de-final. E agora consegui esse título. Eu adoro jogar aqui. A quadra rápida é o piso que mais gosto de jogar, o nível do tênis aqui está muito forte, e esse título mostra que venho fazendo um trabalho bem feito”, diz o campeão Marcelo.
E ele já faz planos para o futuro. “Com os pontos que venho conquistando e os que eu ganhei agora, eu espero já estar no top 100 do mundo na categoria. E, no próximo ano, eu espero participar dos torneios mais fortes de juvenil e também de alguns torneios profissionais. Gosto de jogar em todo tipo de piso, mas, pelo meu estilo, acho que terei mais chances no Aberto dos Estados Unidos ou no da Austrália”, diz.
Antes, porém, o campeão tem outros planos. “Agora eu vou tentar conhecer melhor a cidade porque durante a competição não dava tempo. Só deu pra ir ao shopping e gostei bastante. Hoje e amanhã, pretendo conhecer os pontos turísticos e relaxar. No próximo ano, espero estará aqui novamente”, conta.
Festa portuguesa – Na outra final de simples da categoria até 18 anos, houve uma festa lusitana. A portuguesa Ivone Alvaro, que treina no Rio de Janeiro, levou a melhor sobre a compatriota Sophia Sualehe, que treina em Lisboa. “A gente se conhece desde os 8 anos de idade e participamos de competições, mas jogamos poucas vezes uma contra a outra. Mas aqui foi muito bom fazer uma final contra ela em um torneio que teve um nível muito BM”, conta Sophia, que diz ter adorado conhecer o Pelourinho”. Lucas Nóbrega foi o representante baiano nas decisões de simples, mas foi derrotada na final da categoria até 14 anos pelo venezuelano Maximiliano Sanoja.
A categoria 12 anos é nacional e vale pontuação G2 no ranking da CBT (Confederação Brasileira de Tênis), já as categorias 14 e 16 anos são sul-americanas e valem pontuação G3 no Circuito Sul-americano, enquanto a categoria principal 18 anos, vale pontuação G5 no Circuito Mundial Júnior da ITF (Federação Internacional de Tênis).
Assim como a primeira edição, que aconteceu em outubro de 2011, esta segunda também contou com o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia - Sudesb. E é realizada pela Federação Bahiana de Tênis, com a supervisão da CBT.
Na cerimônia de premiação, foram homenageados os pegadores de bola, a equipe de fisioterapia, o staff, os árbitros, além dos dirigentes Paulo Tássio, do Costa Verde, Gian Biglia, da Federação Bahiana de Tênis, e Raimundo Nonato Tavares da Silva, Bobô, diretor-geral da Sudesb, além de Ney Santos e Maurício Nery, representando a Superintendência.
“Parabenizo os atletas, dirigentes, treinadores, pais e mães dos atletas, por esse torneio. Para nós, é muito importante participar desse resgate de um torneio de nível tão alto na Bahia. E a gente vê a qualidade desde a infra-estrutura que há por trás do evento. Esperamos continuar apoiando para ver o surgimento de grandes talentos do tênis na Bahia”, diz Bobô.
Leandro Silva
Ascom/Sudesb
Fotos: Marcus Carneiro/ Ascom/Sudesb
Autor: ,postado em 29/10/2012
Comentários
Não há comentários para essa notícia