Vitória pode fechar ano com a melhor campanha da história da Série B

Vencer para conquistar o acesso e entrar para a história do futebol brasileiro. Dono do melhor aproveitamento da história do primeiro turno da Série B, o Vitória entrou na reta final da Segunda Divisão com chances de anotar mais um recorde na própria conta. Com 60 pontos, o time treinado por Paulo César Carpegiani pode superar neste ano o desempenho do Corinthians, que, em 2008, encerrou a Série B com 85 pontos, melhor aproveitamento de um clube desde que a competição passou a ser disputada por pontos corridos.
Com dez jogos a disputar, o Vitória precisaria de mais 26 pontos para superar o rendimento do Timão. Seriam necessários, portanto, oito triunfos e dois empates para deixar de ser apenas mais um time que conquistou o acesso e virar parte da história do futebol brasileiro. Com uma derrota, o Rubro-Negro precisaria vencer nove jogos. Somente essas combinações de resultados fariam com que o time baiano conseguisse ultrapassar o desempenho do Alvinegro paulista.
Antes de superar o Corinthians, no entanto, o Vitória precisará superar a si mesmo. Após conquistar 77% de aproveitamento no primeiro turno da Série B deste ano, o time baiano se tornou vítima da ansiedade e não conseguiu manter o ritmo: na segunda metade da competição, o aproveitamento caiu para 54%. Com 18 triunfos, o Rubro-Negro encerrou a 28ª rodada com 71% de rendimento. Para ultrapassar o Timão, seria necessário que o Rubro-Negro chegasse ao final da competição com índice superior a 74%, número difícil de ser atingido e que provoca divergências na Toca do Leão.
Times | Pontuação na Série B |
---|---|
Corinthians | 85 pontos |
Portuguesa | 81 pontos |
Vasco | 76 pontos |
Coritiba | 71 pontos |
Enquanto alguns jogadores pensam em bater o recorde da Série B, outros avaliam que a meta não possui qualquer importância. Titular da equipe treinada por Carpegiani, Uelliton é um dos que consideram ter uma campanha melhor que a do Corinthians um objeto de desejo extremamente difícil e que está relegado ao segundo plano.
- É uma meta complicada de ser atingida. Temos sempre que buscar vencer para garantir o acesso. Acho que temos que esquecer o que o Coritnhians fez em 2008. Nosso pensamento, primeiramente, é subir. Depois, ser campeão. Se ainda houver chance é que podemos pensar em bater recordes - disse.
Se ultrapassar o Corinthians é considerado uma missão quase impossível, os jogadores do Vitória podem ao menos sonhar em ter uma das três melhores campanhas da Série B. O Rubro-Negro está a sete triunfos da Portuguesa, que no ano passado terminou a Segunda Divisão com 81 pontos, e a seis de superar o Vasco, que em 2009 foi campeão da competição com 76 pontos conquistados.
Em busca do recorde
O pensamento de ignorar a marca corintiana não é unânime na Toca do Leão. Para alguns atletas rubro-negros, o Vitória tem que entrar na disputa para ser o time de melhor aproveitamento da história da Série B. Na política do atacante William, o Rubro-Negro precisa entrar em campo para conquistar os 30 pontos que restam em disputa na competição.
- Temos 10 jogos em disputa, são 30 pontos. Se pudermos fazer 90, temos que fazer os 90. Se pudermos chegar a 100 pontos, então temos que brigar pelos 100 pontos. O Vitória tem que entrar em campo para brigar por triunfos em todas as partidas. Precisamos conquistar todos os pontos possíveis - declarou o jogador.

Para William, a receita para superar os números do Corinthians é pensar jogo a jogo. Ele afirma que o time precisa dar um passo de cada vez em direção aos 85 pontos corintianos para, quem sabe, encerrar a Série B com título, acesso e recorde.
- Não dá para dizer agora se o Vitória pode chegar aos 80 ou 90 pontos. Eu procuro pensar em cada partida. Ainda nem alcançamos 63. Como é que podemos pensar lá na frente? Deixo isso para a torcida. Precisamos ganhar jogo a jogo. Mas, se a gente conseguir alcançar 90, será bom. Se fosse possível 100 pontos, entraríamos na história de vez. Mas o objetivo é vencer o Paraná no sábado, esse é o primeiro degrau - destacouAutor: ,postado em 12/10/2012
Comentários
Não há comentários para essa notícia