Vettel vence e cola de vez em Alonso em dia de pódio de Massa e Koba

E não é que a sorte, grande companheira durante toda temporada 2012, resolveu dar as costas a Fernando Alonso em Suzuka? As bandeiras amarelas, que atrapalharam seu treino classificatório no sábado, eram apenas o indício de um fim de semana de prejuízo para o líder do campeonato. “Quem sabe temos mais sorte no domingo”, disse Alonso. Doce ilusão. O espanhol exagerou na largada, tocou a roda traseira esquerda na asa dianteira de Kimi Raikkonen, teve o pneu furado e acabou abandonando a prova. De quebra, viu o vice-líder Sebastian Vettel vencer o GP do Japão e fazer a diferença de 29 pontos praticamente virar pó. O alemão da RBR foi perfeito na corrida em Suzuka: fez a pole, manteve a ponta na largada, liderou a prova inteira, fez a melhor volta e venceu, completando o chamado “Grand Chelem”, algo raro na F-1. Restando cinco provas para acabar a temporada, o placar é de 194 x 190 para o espanhol. Com Lewis Hamilton e Raikkonen distantes na classificação, os dois bicampeões do grid agora devem protagonizar um duelo particular para ver quem fica com o terceiro título mundial. Confira a classificação completa.
Dia ruim para Alonso, mas ótimo para Felipe Massa. O brasileiro cruzou em segundo e voltou a sentir o sabor do champanhe no pódio após um jejum de quase dois anos (35 corridas), desde o terceiro lugar no GP da Coreia, em outubro de 2010. Massa fez uma largada espetacular, se livrou das confusões na primeira curva e pulou da décima para a quarta posição. Em seguida, ganhou as posições de Kamui Kobayashi e Jenson Button na primeira rodada de pit stops para subir para segundo. Resultado importante para o piloto, que buscava um resultado expressivo para impressionar a Ferrari e garantir a renovação de contrato para 2013.

Para delírio da apaixonada torcida japonesa, Kobayashi segurou a pressão de Button nas voltas finais, completou a prova em terceiro e subiu ao pódio pela primeira vez na carreira. Ele se tornou o primeiro piloto do país a subir ao pódio desde Takuma Sato no GP dos EUA de 2004 e o primeiro em Suzuka desde Aguri Suzuki, em 1990.
Bruno Senna não teve o mesmo sucesso de Massa neste domingo. Perdeu o bico da Williams após um toque na Mercedes em Nico Rosberg na largada e teve que ir aos boxes na primeira volta. Em razão do incidente, foi punido com um drive-through e precisou visitar os boxes novamente. Com a corrida prejudicada logo de cara, terminou apenas na 14ª posição.
A Fórmula 1 volta já na próxima semana para o GP da Coreia. Assim como a corrida de Suzuka, a prova em Yeongam também será na madrugada. A TV Globo transmite a 16ª etapa da temporada 2012 ao vivo a partir das 3h de domingo (horário de Brasília). O GLOBOESPORTE.COMAutor: ,postado em 07/10/2012
Comentários
Não há comentários para essa notícia