Ministério do Esporte entrega chancela a projeto do Subúrbio de Salvador nesta

Trilhos da Cidadania integra o Plano de Promoção do Brasil para a Copa do Mundo Fifa 2014
O Ministério do Esporte realiza nesta quinta-feira (27), às 10h, em Brasília, cerimônia de entrega das chancelas do Plano de Promoção do Brasil para a Copa do Mundo Fifa 2014. Dos 199 projetos inscritos no edital, Salvador será contemplada com o projeto Trilhos da Cidadania (Railroad of Citizenship), que está entre os 48 selecionados pelo Governo Federal, com publicação no Diário Oficial da União de 20 de julho de 2012, nas Seções 1 e 3, e também disponível no Portal da Copa www.copa2014.gov.br .
O documento traz a homologação dos recursos e o resultado final consolidado da chamada pública para seleção e chancela. Trilhos da Cidadania está cadastrado sob o nº 1311386641.
Trilhos da Cidadania é uma iniciativa do Instituto Ara Ketu e da De Peito Aberto Incentivo ao Esporte, Cultura e Lazer, e tem como objetivo incluir o Subúrbio Ferroviário de Salvador no legado social da Copa de 2014. É uma proposta de intervenção que visa criar condições de conectividade entre as comunidades que formam o subúrbio com a formação de redes intersetoriais de desenvolvimento comunitário. Através do projeto, as estações do trem passarão a atuar como estrutura facilitadora e multiplicadora do capital sócio-cultural e turístico da região.
No projeto, o trem será utilizado como um meio eficiente de comunicação social, que permitirá compartilhar e integrar os inúmeros atores, como movimentos, projetos culturais, educacionais e esportivos diretamente ligados com o legado social, a fim de reposicionar o subúrbio de Salvador no contexto turístico da cidade, através da realização da Copa do Mundo. "A Copa é um grande desafio e uma grande oportunidade para que possamos fortalecer projetos que visam a melhoria da qualidade de vida das comunidades desfavorecidas e impactar diretamente no seu cotidiano. O Projeto Trilhos da Cidadania é para o Ara Ketu, que atua no subúrbio há 31 anos, uma grande oportunidade para mais um passo em suas realizações", disse Vera Lacerda, presidente do Instituto Ara Ketu.
O processo seletivo pela comissão especial serviu para identificar e definir os projetos que poderão obter apoio financeiro de órgãos ou entidades da administração pública federal direta e indireta ou a chancela institucional do governo federal. Orçado em 2 milhões, o projeto Trilhos da Cidadania permite patrocínio de empresas, com a chancela do Governo Federal através do Ministério do Esporte. Os projetos selecionados vão atender a pelo menos um dos seguintes eixos temáticos: negócios, turismo e sociocultural. A seleção foi feita em duas etapas, ambas com caráter eliminatório: habilitação técnica e avaliação de mérito.
Na opinião de Hagmar Madeira, presidente da Oscip Federal De Peito Aberto, esta é a hora de pensar no desenvolvimento do subúrbio de Salvador através do legado da Copa. "No momento em que tanto se discute o legado social como uma das principais diretrizes da Copa, o Ara Ketu e a De Peito Aberto buscam reconhecer o Subúrbio Ferroviário de Salvador como potencial sócio-cultural e turístico. Essa é uma expectativa de milhares de pessoas que vivem distante das projeções culturais, econômicas e turísticas nos projetos elaborados para Salvador", afirmou Madeira.
Estarão presentes na cerimônia de entrega da chancela, em Brasília, Vera Lacerda, presidente do Instituto Ara Ketu, e Hagmar Madeira, da De Peito Aberto.
CONTATOS:
Hagmar Madeira (Presidente De Peito Aberto Incentivo ao Esporte, Cultura e Lazer): 9631-7097/9216-7729
Vera Lacerda: (Presidente do Instituto Ara Ketu): 9988-7209
Sara Santiago (Assessora de Comunicação – TEM 3685): 9204-2515
Autor: ,postado em 25/09/2012
Comentários
Não há comentários para essa notícia