Clubes baianos se juntam à Osid em campanha por doação de órgãos

A campanha por doação de órgãos em território baiano ganhou um reforço de peso nesta quinta-feira. Bahia, Vitória e Ypirnga se juntaram às Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) para, por meio do esporte, chamar a atenção da sociedade sobre a importância da doação.
Os jogadores dos três times entrarão em campo segurando faixas de apoio à doação de órgãos e de mãos dadas com filhos de funcionários da Osid. A iniciativa será iniciada neste sábado, na partida entre Vitória e Goiás, no Barradão, e será repetida no próximo dia 30, quando o Bahia encara o Botafogo no estádio de Pituaçu.
Além disso, os atletas gravarão vídeos para a campanha e doarão camisas dos times para que sejam rifadas entre os colaboradores da Osid.
- A ideia da campanha é unir duas paixões: o futebol e o ato de doar ao próximo. Queremos chamar a atenção da população para que haja uma percepção maior sobre a relevância da doação de órgãos e, consequentemente, um aumento de potenciais doadores. A fila de espera ainda é muito grande - declarou a psicóloga da Osid e integrante da Comissão Intrahospitalar de Captação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott), Michelle Sampaio.
Responsável pela captação de órgãos que são encaminhados para as unidades hospitalares que realizam transplante, a Osid tambem realizará um edição da Semana do Transplante, de 26 a 28 de setembro, com palestras, shows, sorteio de brindes e arrastão educativo na instituição.
Doação
Qualquer pessoa, após avaliação médica do seu histórico clínico e das doenças prévias, pode ser um doador em potencial. É importante também manifestar tal desejo à família, informando, no caso de morte cerebral, a vontade de colocar uma ou mais partes do corpo à disposição de quem necessita de um transplante. É possível doar desde órgãos como coração, pulmão, fígado, rim e pâncreas até córneas, medula óssea, pele e osso.
Quem quiser obter outras informações sobre a campanha ou colaborar com as Obras Sociais de Irmã Dulce pode entrar em contato pelos telefones: (71) 3310-1100 / 0800 284 5284Autor: ,postado em 21/09/2012
Comentários
Não há comentários para essa notícia