Olimpíadas Escolares começaram em Minas Gerais com participação baiana

Olimpíadas Escolares começaram em Minas Gerais com participação baiana
A etapa nacional das Olimpíadas Escolares para garotos de 12 a 14 anos já começou na cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais. A cerimônia de abertura oficial aconteceu na quinta-feira (6/9). As competições acontecem até a sexta-feira (14/9). Nos primeiros dias, acontecem as disputas das modalidades individuais e, a partir de segunda-feira (10/9), entram em quadra as modalidades coletivas. As Olimpíadas Escolares 2012 são organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a participação baiana no evento tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – Sudesb.
A Bahia está representada em seis modalidades: xadrez, natação, judô, atletismo, tênis de mesa e ginástica rítmica. No judô e natação, os primeiros atletas baianos a entrarem em ação foram bem, mas esbarraram nas finais.
O estudante baiano Marcel Moreira, vice-campeão brasileiro de judô sub-15, em 2012, teve a oportunidade de revanche, na manhã de sexta (7/9), quando voltou a enfrentar Gabriel Cunha, do Rio Grande do Sul, adversário na decisão do Brasileiro. Faltando 30 segundos para o final da luta, entretanto, Marcel sofreu um ippon e perdeu. Na repescagem, ele também não conseguiu superar seus adversários e ficou no meio do caminho. O mesmo aconteceu com Vitória Silva, que vinha bem, mas foi eliminada nas quartas-de-final.
Na natação, o baiano Cauã Oliveira disputou a final dos 50 metros livre. Ele nadou muito bem, mas ficou fora do pódio, alcançando um quarto lugar. Quem esperar superar seus próprios limites é a nadadora Thayana Taynara Santos, que pela segunda vez participa das Olimpíadas Escolares. “É uma honra representar a Bahia. Nossa equipe vem se fortalecendo e a gente veio para buscar o ouro”, disse a jovem atleta.
O destaque do dia na natação foi o paulista Felipe Ribeiro de Souza, que quebrou dois recordes da competição, com o tempo de 23s70 nos 50m livre e no revezamento 4x100m livre. Ele ainda pode garantir outras seis medalhas.
Único representante baiano no xadrez, o garoto Nicolas Lopes conseguiu meio ponto na primeira partida. As modalidades de tênis de mesa, atletismo e ginástica rítmica tiveram apenas partidas eliminatórias.
Cerimônia de Abertura
A cerimônia de abertura das Olimpíadas aconteceu na noite de quinta-feira (6/9), no Ginásio poliesportivo Arthur Moreira Chávez, O evento contou com o desfile das 28 delegações, execução do Hino Nacional Brasileiro, apresentação do grupo de hip hop Concepção Urbana, campeão sul-americano de street dance, além do momento em que o nadador Leonardo de Deus acendeu a pira da competição.
Visando incentivar os atletas na competição, o COB escalou, como embaixadores, uma seleção de atletas olímpicos, que hoje são ídolos para muitos jovens. O principal nome é o da atleta Sarah Menezes, medalha de ouro nos jogos Olímpicos de Londres, 2012. Os embaixadores darão palestras, visitarão escolas e acompanharão a competição.
Marcus Carneiro – DRT 3614 - direto de Poços de Caldas (MG)
Ascom/Sudesb
Autor: ,postado em 09/09/2012
Comentários
Não há comentários para essa notícia