Workshop da Escola Aberta Artes Marciais

Workshop de Artes Marciais do Escola Aberta incentiva a prática de esportes. O I Workshop de Artes Marciais do Programa Escola Aberta levou estímulo a centenas de jovens que acompanharam as atividades na manhã desse sábado (18), no Instituto Profissionalizante Eurídes Sant’Anna (SESI), em Itinga. Cristóvão Neto, 14 anos, logo procurou se inscrever para as aulas de boxe. “Bom poder praticar esportes de forma gratuita, sem atrapalhar os estudos. Ao contrario, pelo que aprendi aqui hoje, pode até ajudar. De todas as modalidades que vi, o boxe foi com o que mais me identifiquei”, contou.
Por meio do Escola Aberta, Fernando Leite Figueiredo, 17 anos, adquiriu conhecimento e conquistou destaque no esporte. “Com o boxe, cheguei ao primeiro lugar nos Jogos Abertos do Interior, em Simões Filho. Também fiquei em segundo lugar no Intermunicipal e em um campeonato de Salvador, chamado Carlos Furacão”. Fernando entrou no programa em 2008 e, desde então, dedica-se ao boxe. “Antes eu não tinha motivação, era ocioso. Agora, treino todos os dias. Quero ser profissional e seguir os passos de meu mestre. Fico muito feliz em representar Lauro de Freitas e o programa que ajuda a mim e a muitos jovens”.
Elias Roberto dos Santos, conhecido como Reizinho, dá aulas na oficina de boxe. “O mundo precisa mais do esporte voltado para o social. O esporte transforma e salva vidas. É uma bela forma de ajudar o próximo”. A modalidade foi uma das mais visitadas no evento que ainda contou com apresentações de karatê e Jiu-jitsu.
Rita Cruz, coordenadora interlocutora do programa no município, informou que a comemoração dos sete anos do Escola Aberta em Lauro de Freitas terá uma ampla programação com atividades especiais. “Estamos preparando a Caminhada Cor da Cidade, que costuma acontecer em novembro”. E faz um convite. “O workshop foi pensando para apresentar novas propostas para a comunidade e reforçar que as portas das escolas estão abertas para estudantes, pais, amigos, vizinhos, enfim, quem quiser aprender e praticar uma atividade”.
O Escola Aberta funciona aos sábados nas unidades escolares do município. O programa reduziu depredações e vandalismos nas escolas. Atualmente, 26 unidades fazem o acolhimento com oficinas e coordenações escolares, beneficiando mais de seis mil pessoas por final de semana. São praticados esportes, dança, artesanato, informática, culinária, música, entre outras.
Ane Beatriz Campos, 13 anos, nutre o sonho de ser campeã. “Faço karatê há um ano e treino para conseguir mudar de faixa”. Rose Porto é voluntária da oficina de culinária. “Gosto de ajudar e me sinto bem com o trabalho social. A felicidade deles ao conseguir fazer um prato não tem preço. Com o que ensinei, uma das alunas começou a vender e agregar renda à familia. É gratificante”. Maxcimo Costa, 10 anos, participa das oficinas de Rose. “Aprendi a fazer brigadeiro de maracujá. Minha irmã me ajudou a cozinhar e todos em casa gostaram. O Escola Aberta é bom pra mim porque posso fazer esporte é aprender a cozinhar”, falou orgulhoso.
Departamento de Comunicação - DECOM
3288-860 ou 3288-8764
9609-1188 ou 9609-1614
www.laurodefreitas.ba.gov.br
www.imprensalauro.com.br
www.twitter.com/imprensalauro
www.
www.flickr.com/imprensalauro
Autor: ,postado em 20/08/2012
Comentários
Não há comentários para essa notícia