Secopa e Sebrae entregam certificados para a primeira turma de qualificação de e

Assunto: Secopa e Sebrae entregam certificados para a primeira turma de qualificação de empreendedores para Copa do Mundo 2014

Secopa e Sebrae entregam certificados para a primeira turma de qualificação de empreendedores para Copa do Mundo 2014
Na tarde desta quarta-feira (15 de agosto), a Secopa e o Sebrae, em parceria com o Senac-Ba, entregaram os primeiros diplomas para vendedores ambulantes, baianas de acarajé, taxistas, empresários de meios de hospedagem e bares e restaurantes, que participaram do Qualicopa, Programa de Qualificação Profissional Sebrae-Secopa 2014.
A cerimônia realizada no auditório do Othon Palace Hotel, em Ondina, contou com a participação do Secretário Estadual da Copa, Ney Campello, do Superintendente do Sebrae-BA, Edval Passos, da Diretora Regional do Senac-Ba, Marina Almeida, além de representantes dos segmentos de qualificação.
Durante os seis meses de aulas, cerca de 300 empreendedores aprenderam técnicas financeiras, manipulação de alimentos, qualidade no atendimento, informações turísticas e idiomas (inglês ou espanhol).
Além do objetivo de qualificar os profissionais para a Copa das Confederações 2013 e a Copa do Mundo de 2014™, para o superintendente Edval Passos, a cerimônia também agrega outro valor. "Hoje estamos comemorando a materialização da agregação de conhecimento para baianas, taxistas e todos os outros. Esse é o maior patrimônio deixado para nós. O conhecimento é sim o nosso maior legado".
E o que não vão faltar são beneficiados. Prova disso, é que dados apontados pelo Sebrae demonstram que a qualificação dos profissionais vai impactar positivamente na economia baiana, atingindo a quantia de 180 bilhões de reais, além de empregar quase 700 mil profissionais. O segredo do sucesso está, para Marina Almeida, na continuidade dos estudos e ampliação dos conhecimentos passados em salas de aula.
Ressaltando a importância do evento, o Secretário Ney Campello destacou: "este evento demarca o ciclo de planejamento para a Copa. Hoje é possível dizer que estamos inaugurando aqui a Copa das pessoas". E reforçou. "Estamos caminhando para algo extremamente importante que é a valorização e qualificação das pessoas. O aprendizado de todos vai além da sala de aula, é, sobretudo, uma aula de cidadania".
Satisfeito com a participação do público e com o interesse dos empreendedores, Ney Campello confidenciou um desejo social. "Espero que até 2014 todos possam dizer: cheguei preparado para atender bem não só ao turista, mas para atender o cidadão baiano".
A vendedora de lanches Eliana Maria Bagdede Tavera garante que já está colocando em prática tudo o que aprendeu em sala de aula. Assim como a baiana de acarajé, Tânia Nery, que aprendeu e repassa o conhecimento do tabuleiro há cinco gerações, e agora garante que já está colhendo os bons resultados: "minha maior satisfação é atender bem o cliente e ver que aprendi".
Orgulho esse estampado no sorriso do taxista Evandro Soares da Paixão, que viu no programa a oportunidade de abrir novas portas e ampliar o horizonte.
Ascom Secopa
15.08.12
Autor: ,postado em 16/08/2012
Comentários
Não há comentários para essa notícia