Workshop de Artes Marciais do **Escola Aberta neste sábado

Uma equipe multidisciplinar apresentará trabalhos e palestras no I Workshop de Artes Marciais do Programa Escola Aberta, neste sábado (18), das 8h às 16h, no Instituto Profissionalizante Eurídes Sant’Anna (SESI), em Itinga. Professores, educadores físicos, nutricionistas, psicólogos, pedagogos e especialistas em projetos educacionais irão orientar os participantes do programa e interessados em esportes sobre o tema “Educação, Saúde e Mobilização”. O evento será aberto ao público.
Entre as áreas temáticas estão MMA, karatê, judô, taekwondo, muay thai, jiu-jitsu, boxe, capoeira angola, aeroboxe e recreação esportiva. Rita Cruz, coordenadora interlocutora do programa, informou que a Secretaria Municipal de Educação busca a manutenção de programas e projetos como esses. “Acreditamos que a aproximação dos oficineiros com a comunidade e os participantes contribuirá bastante para o programa. Queremos ampliar o quadro das oficinas a partir do próximo mês. Através dessas apresentações, as pessoas podem demonstrar interesse em novas modalidades e se candidatar a prática das mesmas”.
Em setembro de 2005, o Escola Aberta começou a mudar a realidade nas unidades escolares e no entorno das escolas do município, reduzindo a violência, depredações e vandalismos. Ainda segundo Rita, as mudanças aconteceram pelo sentimento de pertencimento aflorado na população que vive diretamente no ambiente ou nos arredores das escolas. “A própria comunidade cuida da escola. A reincidência do vandalismo caiu para zero. Depois do programa não houve mais queixas de danos físicos ao espaço escolar”, pontuou Rita.
O Escola Aberta conta com 26 unidades escolares que acolhem a comunidade nas oficinas e coordenações escolares nos finais de semana com prática de esportes, dança, artesanato, culinária, música, informática, entre outras. Mais 18 unidades devem entrar no programa em breve. Mais de 6 mil pessoas participam das oficinas por final de semana. Quem desejar ser voluntário deve procurar diretamente a unidade escolar para se candidatar a oficineiro, e quem quiser participar basta comparecer às oficinas.
epartamento de Comunicação - DECOM
3288-860 ou 3288-8764
9609-1188 ou 9609-1614
www.laurodefreitas.ba.gov.br
www.imprensalauro.com.br
www.twitter.com/imprensalauro
www.
www.flickr.com/imprensalauro
Autor: ,postado em 16/08/2012
Comentários
Não há comentários para essa notícia