Caio Jr. tenta quebrar marca ruim nas estreias dos últimos técnicos do Bahia

Quando entrar no gramado da Arena Barueri, nesta quinta-feira, junto com o time do Bahia, Caio Júnior levará consigo uma sina. Em seu primeiro jogo como treinador do time baiano, o paranaense terá que superar um retrospecto negativo dos últimos treinadores que estiveram à frente do Tricolor na Série A do Campeonato Brasileiro. Dos técnicos que comandaram o time após o retorno à elite, apenas um conseguiu ganhar a partida de estreia.
Desde o ano passado, três treinadores e um interino estiveram à frente do Bahia em jogos do Brasileiro. René Simões, Joel Santana e Paulo Roberto Falcão foram os técnicos. Eduardo Barroca foi interino em duas oportunidades.

Caio Júnior perdeu nas estreias nos dois últimos clubes que trabalhou (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
Dos treinadores, apenas René Simões saiu de campo com os três pontos conquistados em seu jogo de estreia. Foi pelo Campeonato Baiano de 2011, quando o Tricolor goleou o Vitória da Conquista por 4 a 0. Já Joel Santana e Falcão não tiveram tanto sucesso. O ex-treinador do Flamengo perdeu para o Grêmio por 3 a 1 no Brasileiro do ano passado. Falcão ficou no empate em 0 a 0 com o Vitória pelo Baianão. Os três jogos foram realizados no estádio de Pituaçu.
Quando se fala em estreia, o histórico recente de Caio Júnior também não é dos melhores. Dos últimos três clubes que comandou, o treinador só conseguiu vencer o primeiro jogo em um: o Botafogo. Pela Copa do Brasil de 2011, o time carioca jogou bem fora de casa contra o Paraná, ganhou por 2 a 1 e avançou na competição.
Já nos dois últimos clubes, a história foi diferente. O treinador do Bahia começou 2012 no Grêmio. A estreia foi no primeiro jogo do Campeonato Gaúcho. O resultado? Dois a zero para o Lajeadense. Depois de sair do Rio Grande do Sul, Caio Júnior foi contratado pelo Al Jazira, dos Emirados Árabes. No primeiro jogo, contra o Al Shabab, de Paulo Bonamigo, uma goleada de 4 a 0.
Para ter um final diferente destes insucessos recentes, Caio Júnior aposta na motivação gerada nos jogadores após a troca do comando técnico.

Benazzi é quem tem o melhor aproveitamento no
Bahia desde o ano passado (Foto: Divulgação)
- Quando se troca um treinador, em Portugal eles chamam de chicotada psicológica, que é criar um fato novo. Aconteceu um fato novo e a equipe deu uma resposta positiva no primeiro tempo contra o Coritiba. Para começar a ter sucesso, a equipe precisa ter confiança. Nunca vi uma equipe atingir seus objetivos sem confiança. Temos que trabalhar esse lado, sempre trabalhei nessa questão psicológica, e eu gosto disso – afirmou.
Caio Júnior será o sétimo treinador do Bahia em dois anos. Desde o início do ano passado, o técnico que teve o melhor aproveitamento no clube foi Vagner Benazzi, que foi demitido após 13 partidas e 69,2% de aproveitamento dentro de campo. Em seguida está Paulo Roberto Falcão, com 36 jogos e 53,7%. Joel Santana aparece na quarta colocação com 48,4% de aproveitamento em 22 jogos. Chiquinho de Assis está logo atrás do carioca. Efetivado por apenas três jogos, o auxiliar técnico conseguiu 44,4%. René Simões aparece na penúltima colocação dom 37,5% de aproveitamento em 24 partidas disputadas. Ele está à frente somente de Rogério Lourenço, que, em cinco jogos, teve aproveitamento de 26,6%.
Autor: ,postado em 26/07/2012
Comentários
Não há comentários para essa notícia