O jogo entre Atlético-PR e Vitória marca o duelo entre o time do Campeonato Brasileiro com a maior invencibilidade e o visitante mais indesejado da Série B de 2012. Furacão e Leão se enfrentam às 16h20m (horário de Brasília) de sábado, no Estádio Gigante do Itiberê, em Paranaguá, pela 12ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
O Atlético-PR é, entre times das Séries A e B e junto com o Atlético-MG, a equipe há mais tempo sem perder como mandante. Desde a última, para o próprio Galo em agosto de 2011, o Rubro-Negro recebeu 30 partidas - nove na Arena da Baixada, uma em Ponta Grossa, três no Ecoestádio 13 na Vila Capanema e quarto no Estádio Gigante do Itiberê. Ele obteve 21 vitórias e nove empates, com 63 gols marcados e apenas 14 sofridos.

Furacão está invicto como mandante (Foto: Divulgação/Site oficial do Atlético-PR)
Já o Vitória é a equipe com o melhor aproveitamento como visitante na Série B de 2012. Ele tem quatro vitórias e duas derrotas em seis partidas, com 11 gols marcados e nove sofridos fora. O Furacão, por exemplo, tem quatro derrotas e duas vitórias longe de casa, com nove gols pró e 10 contra.
Furacão mantém padrão; Vitória busca quinta vitória
Apesar de encarar o visitante mais indesejado da competição, o Atlético-PR deve manter o padrão de jogo, "sempre para frente" - segundo o técnico Jorginho - no sábado.
- Que o Vitória é, hoje, um dos melhores times da competição, não tenho dúvida. Para mim, Vitória, América-MG e Criciúma são os três melhores. Times que, com certeza, vão brigar para subir. Mas não abro mão de tentar jogar sempre para frente. Nós vamos enfrentar um Vitória, onde o treinador também gosta de jogar assim. Acredito que será um jogo franco e bom. Nós só não podemos dar chance, não podemos errar. Se der chance, eles têm boa qualidade, um bom time e nós temos que respeitar. Temer, jamais. Mas respeitar, nós respeitamos todos os adversários - afirmou o comandante rubro-negro.
O comandante do Leão, Paulo Cesar Carpegiani, fala sobre a dificuldade do jogo contra o Atlético-PR e afirma que o time baiano tem obrigação de vencer em Paranaguá:

Vitória tenta a quinta vitória como visitante na
Série B (Foto: Romildo de Jesus/Agência Estado)
- Temos tido o ‘privilégio’ de enfrentar equipes quando elas se acertam na competição. Temos dado essa coincidência. No último jogo, eu acho que o Jorginho conseguiu acertar a equipe. Acho que vai ser um jogo dificílimo. Obrigação é nossa de vencer. Vamos para lá pensando em vencer. Tenho uma condição que cobro muito deles, minha conduta eu não tenho porque modificar, seja dentro ou fora de casa. Tenho que manter o time dentro e fora de casa. Para mim não faz diferença nenhuma e é isso que eu cobro a ele.
O goleiro Gustavo, substituto do suspenso Douglas, também comenta sobre o duelo contra o Atlético-PR, que busca a quarta vitória seguida na Série B para tentar se aproximar do G-4:
- A gente sabe que a equipe deles é bastante qualificada. Eles começaram a encaixar o time nos últimos jogos, mas nossa equipe está preparada para fazer um bom jogo e sair com os três pontos. Sabemos que vai ser um jogo difícil, mas estamos preparados.
O duelo entre mandante invicto e visitante indigesto está marcado para 16h20m de sábado, no Estádio Gigante do Itiberê. O jogo tem transmissão da Rede Globo para o estado da Bahia e do Premiere FC, pelo sistema pay-per-view, para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, com vídeos, a partir de 15h50m.