Nadadora é a primeira mulher a fazer a ultramaratona de 60 km em águas abertas

Assim como as maratonas e ultramaratonas de corrida, existem também as aquáticas. Diferente da modalidade terrestre, as provas em águas abertas são caracterizadas por distâncias acima de 15 Km, chegando a ter provas de mais de 50 km.
A ultramaratonista Alessandra Melo, mais conhecida como Leca, está acostumada com este tipo de atividade. São mais de 100 provas nos últimos 20 anos. Tudo mudou em 2019, quando esse desafio se tornou uma grande ambição e Leca passou a realizar ultramaratonas. Eram travessias inéditas e que necessitavam de muito preparo e dedicação.
A atleta de 49 anos, se tornou a primeira mulher a completar a travessia Salvador-Morro de São Paulo. O percurso de cerca de 60 km foi concluído em menos de 24 horas. Leca largou às 9h de quinta-feira, 18, na Praia do Porto da Barra e chegou por volta das 8h30 em Morro de São Paulo, no arquipélago de Cairu.
A nadadora, contou com a ajuda de uma equipe que tem 15 pessoas, entre marinheiros, técnicos, fisioterapeuta, socorrista, juiz e fotógrafos. Nos últimos dois anos ela se preparou para encarar essa travessia com treino seis vezes por semana, sendo de terça a sexta na piscina e sábado e domingo no mar.
Este trajeto já havia sido completado, em 2015, pelo maratonista Ricardo Serravalle.
Além da travessia Salvador-Morro de São Paulo, Leça foi a primeira mulher a fazer os três faróis (Farol de Itapuã, Farol da Barra e Farol de Monte Serrat), a travessia Madre de Deus - Porto da Barra e o trajeto Porto da Barra-Paripe-Porto da Barra.
Nascida em São Paulo, Leca aprendeu a nadar antes mesmo de andar, inspirada pelo pai, Odilon Melo, nadador. Ao vir para a Bahia, a paulista não hesitou em trocar as piscinas pelo mar. Alessandra Melo não é apenas uma ultramaratonista notável, mas também uma fonte de orgulho para toda a comunidade. Leca já conquistou nossos corações e deixou uma marca indelével na história aquática da Bahia e do Brasil. Ela é, sem dúvidas, um exemplo de resiliência, superação e amor pela vida e pelo esporte.
Fonte: CNN Brasil
Autor: ,postado em 23/01/2024
Comentários
Não há comentários para essa notícia