Candangão começa em 13 de janeiro; confira a tabela da temporada 2024

O Campeonato do Distrito Federal tem data definida para início e término. A edição de 2024 do Candangão começará em 13 de janeiro e a decisão do título está agendada para 6 ou 7 de abril. O calendário foi aprovado por unanimidade na manhã desta terça-feira em um arbitral realizado no Pontão Sul. As rodadas estão agendadas para os fins de semana, exceto os jogos anteriores ao carnaval, de 10 a 13 de fevereiro, a fim de evitar problemas com a segurança pública das partidas. Campeão inédito neste ano, o Real Brasília defenderá o título em 2024.
A fórmula de disputa do Candangão está mantida. Os 10 times se enfrentam entre si na primeira fase em turno único no sistema de pontos corridos. As quatro melhores disputarão as semifinais e a final em partidas de ida e volta. Dois clubes cairão para a segunda divisão na temporada de 2025. Os clubes também decidiram pela manutenção da Topper como fornecedora da bola oficial do torneio.
O secretário de Esporte e Lazer do Distrito Federal, Júlio Cesar Ribeiro, esteve no arbitral e manifestou garantias para utilização dos estádios vinculados à SEL no Candangão, entre eles, o Bezerrão (Gama), Abadião (Ceilândia), Augustinho Lima (Sobradinho), Rorizão (Samambaia) e Adonir Guimarães (Planaltina).
O clássico mais esperado do Candangão será disputado na quinta rodada. O Gama será mandante contra o Brasiliense, no Estádio Bezerrão. Atual campeão, o Real Brasília iniciará a defesa do título contra o Ceilândia, no Defelê. Na próxima temporada, o Distrito Federal será representado por Real Brasília e Brasiliense em três competições organizadas pela CBF: Copa do Brasil, Copa Verde e Série D do Brasileirão.
Primeira rodada (13 e 14/1/2024)
Gama x Planaltina
Paranoá x Capital
Real Brasília x Ceilândia
Brasiliense x Ceilândia
Santa Maria x Samambaia
Entenda o regulamento
Na Primeira fase, as 10 equipes se enfrentam em turno único no sistema de pontos corridos, e os quatro melhores avançam. Os dois últimos são rebaixados. Em caso de igualdade na pontuação, são critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) confronto direto; 5) menos vermelhos; 6) menos amarelos; 7) sorteio. Semifinal e Final são disputadas no sistema mata-mata em jogos de ida e volta. Caso haja igualdade na pontuação, vence a equipe com melhor saldo de gols no confronto. Caso a igualdade permaneça: na Semifinal avança a equipe de melhor campanha na Primeira fase, e na Final há disputa de pênaltis para decidir o título.
Fonte: Correio Braziliense
Autor: ,postado em 07/11/2023
Comentários
Não há comentários para essa notícia