Atividades da Semana Olímpica já começaram em Salvador

Pela primeira vez, a Bahia está recebendo a Semana Olímpica, cujas atividades começaram nesta quinta-feira (31/5), pela manhã, no Sesc Piatã, com uma palestra sobre a história do movimento olímpico e o olimpismo. O evento prossegue até o sábado (2/6), também no Sesc de Piatã e no Sesi do Caminho de Areia, em Salvador. Realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o evento acontece em mais cinco estados brasileiros. Na Bahia, tem a parceria do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia - Sudesb. No dia da abertura, destaque para a Clínica Esportiva, que teve a presença do Embaixador Olímpico e ex-jogador da seleção brasileira de vôlei Gustavo, e que contou com a participação de cerca de 400 crianças.
A solenidade de abertura contou com a presença do Secretário Nilton Vasconcelos, da Setre (Secretaria do Trabalho Renda e Esporte) e do diretor-geral da Sudesb, Raimundo Nonato Tavares da Silva, Bobô, além de representantes do COB. Para Vasconcelos, o evento tem um papel muito relevante para o momento que o Brasil vem vivendo por conta dos grandes eventos esportivos que serão realizados na capital baiana. “Essas atividades são muito importantes quando pensamos nos Jogos Olímpicos de 2016. Ainda que não tenha um impacto imediato, estamos tratando com um público que vai descobrir os atletas, e isso é fundamental. Todas as pessoas que estão envolvidas nessa atividade têm esse primeiro contato com nossos futuros atletas”, disse.
No primeiro dia de atividade, o público composto, em sua maioria, por dirigentes, gestores esportivos e atletas, assistiu à palestra ‘Momento Histórico - Uma Reflexão sobre o Olimpismo’, proferida pela coordenadora de programas Educativos e Culturais do COB, Nira Lima.
Clínica
Na Cidade Baixa, alunos do Sesi e das escolinhas da Sudesb tiveram um dia diferente. Com a presença do ex-jogador da Seleção Brasileira de vôlei, Gustavo Endras, a garotada pôde fazer perguntas para o ídolo, que respondia prontamente. “A gente faz esse trabalho de divulgar o esporte, não só o vôlei, mas passar a nossa experiência olímpica. Para mim, está sendo maravilhoso passar isso para essa garotada. Uma responsabilidade muito grande. Tive muitas dificuldades para chegar aonde cheguei, muito sacrifício e dedicação, mas o resultado é muito prazeroso. Praticar esporte é muito bom. Quero passar isso para eles”, disse Gustavo.
A presença do multicampeão contagiou os meninos. Gustavo, Kaique e Isadora, todos com oito anos, ficaram motivados para a prática de esporte. “Já faço dança moderna, mas agora quero fazer vôlei também”, garantiu Isadora. Gustavo, que gosta de jogar futebol, vai se dedicar ainda mais. “Quero um dia trazer uma medalha olímpica para o Brasil, jogando bola”, sonha.
A Semana Olímpica segue durante toda a sexta-feira (1/6). No Sesc Piatã, acontece o seminário Esporte escola e base, com o palestrante Percy Oncken. O vôlei será o tema e serão discutidos a aprendizagem e desenvolvimento dos fundamentos e sistema de jogo. No Sesi Caminho de Areia, seguem as atividades para o público infantil, que vai assistir a um teatro de bonecos realizados por atores baianos e participarão de jogos interativos.
Boas vindas
Na quinta-feira (31/5), ainda foi oferecido um jantar de boas vindas aos representantes do COB, na Casa do Comércio. O Secretário Nilton Vasconcelos, da Setre, o ex-jogador de vôlei Gustavo, representantes da Sudesb, além de alguns atletas e paratletas estiveram presentes.
Marcus Carneiro - Ascom/Sudesb
Fotos Paulo Neves - Ascom/Sudesb
Autor: ,postado em 02/06/2012
Comentários
Não há comentários para essa notícia