Jogos Panamericanos Santiago 2023:

O verde-amarelo da delegação brasileira começa a tomar conta de Santiago 2023. Depois de um trabalho intenso das equipes de logística, arquitetura e uniformes, entre outras, para deixar tudo preparado, é hora dos principais atores do espetáculo chegarem ao palco dos Jogos Pan-Americanos. As equipes de beisebol, ginástica artística e saltos ornamentais foram as primeiras do Brasil a desembarcar na capital chilena já neste domingo, 15, e também serão as primeiras a ocupar o prédio do Time Brasil na Vila Pan-Americana.
"O Comitê Olímpico do Brasil fez o seu máximo para deixar tudo pronto para os nossos atletas. Estamos há duas semanas trabalhando diretamente na Vila com toda nossa operação de uniformes, mobilizando as estruturas para nossa área de convivência e montando todas as salas de atendimento das mais diversas áreas multidisciplinares. Estamos felizes com a ocupação desse espaço pelos nossos atletas, que poderão se concentrar totalmente no desempenho esportivo", disse Rogério Sampaio, Chefe da Missão do Brasil em Santiago 2023.
A ginástica artística treinou no último sábado ainda no Brasil, teve um descanso neste domingo, combinando com a chegada a Santiago, e na segunda-feira já entra em ritmo de Pan, com o primeiro treinamento na cidade-sede. No dia 18, a equipe masculina já terá seu treino de pódio. No dia seguinte, é a vez da equipe feminina.
"A ginástica é uma modalidade de muita precisão, que necessita adaptação aos aparelhos. Apesar de trabalharmos com as mesmas marcas dos Jogos Pan-Americanos no Centro de Treinamento do COB, pode existir uma pequena variação e isso faz grande diferença no desempenho", explicou Juliana Fajardo, Chefe da Equipe feminina.
"O treinamento de pódio tem grande importância por ocorrer exatamente nas mesmas condições da competição", completou.
Depois de um grande desempenho no último Mundial, a equipe feminina chega a Santiago com os olhos voltados para suas principais estrelas: Rebeca Andrade e Flavia Saraiva. Já no masculino, além de Diogo Soares, que já carimbou o passaporte para Paris 2024, as atenções estarão também em Arthur Nory. Ele pode garantir uma vaga nos próximos Jogos Olímpicos se conquistar o ouro no individual geral no Pan. A competição de ginástica artística começa no dia 21.
Um dia antes, a partir das 11h, Ingrid Oliveira e Giovanna Pedroso serão as primeiras brasileiras a se apresentar nos saltos ornamentais em Santiago 2023. Elas e os demais sete atletas da modalidade também chegam à capital chilena neste domingo.
A modalidade vive boa fase. De forma inédita, conseguiu conquistar vagas para os Jogos Olímpicos logo na 1ª seletiva (plataforma feminina e masculina). A delegação realizou uma preparação específica para o Pan, com dois training camps no último mês, o primeiro em Brasília e o segundo no Rio de Janeiro (Maria Lenk).
Autor: ,postado em 16/10/2023
Comentários
Não há comentários para essa notícia