Esporte Diverso aborda o “Futebol Feminino no Brasil”

Com inspiração na Copa do Mundo de Futebol Feminino 2023, que começa no dia 20 de julho, na Austrália, o projeto Esporte Diverso convida as atletas Cristiane Rozeira e Formiga, e a técnica Sidineia para debater e refletir sobre o cenário atual da modalidade, sua evolução ao longo do tempo e as perspectivas futuras. O encontro será presencial no Sesc Pinheiros, no dia 18 de julho, terça-feira, às 20h, e contará também com transmissão ao vivo pelo Youtube da Unidade (youtube.com/@SescPinheiros).
O projeto, que já realizou mais de 10 edições, em formatos presencial e online, traz atletas, ex-atletas e profissionais de variadas frentes do universo da cultura e da academia, para refletir temas transversais em sua relação com o esporte. São abordadas questões de gênero, sexualidade, pluralidade cultural e racial, bem como a defesa de valores relacionados à inclusão social e ao combate aos preconceitos sociais. Confira as edições anteriores do Esporte Diverso em: youtube.com/@SescPinheiros/
Sobre as participações:
Cristiane Rozeira. Artilheira de Jogos Olímpicos, começou bem nova na seleção principal, com 18 anos. É medalhista de prata em duas edições dos Jogos Olímpicos (2004 e 2008). Traz na bagagem participações em diversas edições da Copa do Mundo, Jogos Pan-americanos e Campeonatos Mundiais, sempre com notoriedade e destaque em sua performance (eleita a terceira melhor jogadora do mundo pela Fifa em 2007). Atualmente, é artilheira do Santos pelo Campeonato Brasileiro.
Miraildes Maciel Mota, conhecida como Formiga. É uma das principais jogadoras do Brasil de todos os tempos. Foi duas vezes vice-campeã olímpica e uma vez vice-campeã mundial de futebol feminino. Atua como volante e meia, é a única atleta a ter participado de 7 Copas do Mundo (1995, 1999, 2003, 2007, 2011, 2015 e 2019). Formiga também é a única futebolista a ter participado de 7 edições dos Jogos Olímpicos (1996, 2000, 2004, 2008, 2012, 2016 e 2020).
Sidineia Chagas. Mulher preta, administradora e empreendedora social. Fundadora, Mediadora de Leitura da Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura. Atua em projetos de Direitos Humanos e Literatura desde 2008, com o Instituto Brasileiro de Estudo e Apoio Comunitário (IBEAC), e íntegra a Rede de bibliotecas comunitárias da Literasampa. É fundadora e técnica dos times de futebol Perifeminas e Perifemanos. Faz parte da Liga Feminina de Futebol Amador- SP. É conselheira gestora da Unidade de Saúde Barragem e do Fundo Comunitário Perifasul M'Boi Mirim.
Mediação
Juliana Roque de Souza. É Bacharel e licenciada em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo - USP. Foi educadora em atividades físico-esportivas no Sesc Pinheiros de 2010 a 2022, onde ajudou a desenvolver projetos sobre Mulheres e Diversidade no Esporte. Capacitada na metodologia "Uma Vitória Leva a Outra - Meninas empoderadas pelo esporte" (ONU Mulheres). Atuante em projetos de Futebol para Mulheres como JogaMiga e Nike F.C. Atualmente, é monitora de esportes no Sesc Belenzinho.
Autor: ,postado em 14/07/2023
Comentários
Não há comentários para essa notícia