×

Max Verstappen sustenta ritmo e vence o GP da Grã-Bretanha


Max Verstappen sustenta ritmo e vence o GP da Grã-Bretanha

Silverstone não costuma decepcionar e assim foi na edição 2023 do Grande Prêmio da Grã-Bretanha de Fórmula 1, com a corrida realizada na manhã deste domingo (9/7). Com uma briga maior em relação a outras etapas anteriores do campeonato, Max Verstappen teve um desafio e tornou a vencer na temporada, alargando a liderança no certame. 

As surpresas da McLaren não pararam no qualificatório de sábado (8/7). Lando Norris teve a primeira curva na parte interna e tomou a ponta do atual bicampeão do mundo, para delírio da torcida local em dia de recorde de público, com 480 mil pessoas nas arquibancadas. O líder do campeonato foi pressionado por Oscar Piastri, outra das surpresas do time de Woking em sua nova forma após as reformas no carro.

Nas brigas atrás da ponta, o ritmo da Ferrari era positivo, sem se distanciar tanto dos ponteiros, de forma oposta à Mercedes, sofrendo com o ritmo inicial e com estratégias diferentes: George Russell foi o único piloto do top 10 a largar com pneus macios. Com a borracha mais aderente, o inglês pressionou e superou Charles Leclerc, com o outro ferrarista, Carlos Sainz, atrás da Flecha Negra. 

No mesmo cenário, na terceira volta, Verstappen conseguiu superar Norris com a força de reta e tomou a liderança. O vento era um ponto importante, mexendo na aerodinâmica direta dos carros, podendo carregar mais nuvens a um circuito já nublado na Inglaterra. No 11º giro, a Red Bull informou o holandês de leves e passageiros pingos nos instantes seguintes.

Em meio a um grid mais estático, Sergio Pérez partiu para a reação, após largar do 15º lugar, se aproximando da zona de pontuação na volta 13, estando a um segundo de Alexander Albon, ex-Red Bull e surpresa do fim de semana com a Williams. O mexicano tem contrato até o fim da atual temporada com os taurinos. Por outro lado, a Aston Martin mostrava queda de produtividade, sobretudo com Fernando Alonso, que deixou de ser competitivo frente a Mercedes, Ferrari e, agora, a McLaren, cativa no pódio. 

A bateria de pit stops foi iniciada por Leclerc, no 19º giro, mudando em tática comum, indo de pneus médios para duro, nas borrachas mais resistentes selecionadas para este fim de semana. Entretanto, diversos pilotos decidiram esperar mais para ir aos boxes, mostrando a resistência dos jogos deste grande prêmio: sequer Russell parecia ameaçado com os macios, mesmo sendo usado de três voltas e durando a metade da corrida. Por tentativa de undercut, sobretudo contra a Mercedes, a Ferrari chamou Sainz na 27ª volta.

Ao mesmo tempo, o ritmo crescente da construtora alemã, inclusive, chegou a incomodar a postura da McLaren no pódio, relativo ao tempo perdido nas trocas. Norris foi perguntado em algumas voltas sobre a situação dos compostos de largada, em uma longa discussão. Com a parada de Russell, três giros depois, Piastri e Pérez tiveram as paradas chamadas em seguida. Voltando atrás de Leclerc, o inglês passou rapidamente o monegasco na briga direta, pegando a oitava posição de momento.

No 33º giro, Kevin Magnussen teve uma quebra de motor com incêndio na reta final do primeiro setor, abandonando a prova e deixando o carro na pista. Apenas um safety car virtual foi chamado, passando para um carro de segurança completo em seguida: Verstappen, Norris, Albon, Hamilton e Leclerc – este último para salvar a estratégia – voltaram a parar antes de perfilar atrás do pelotão de ordem.

O resgate demorado do carro do dinamarquês levou sete voltas, dando tempo para a remontagem das estratégias. Na relargada e com pneus mais macios, Lewis Hamilton aplicou forte pressão sobre Norris, chegou a colocar o carro lado a lado, mas não conseguiu superar, inicialmente. Atrás da McLaren de Piastri, Russell, companheiro do heptacampeão disse pelo rádio: "Estão rápidos mesmo com pneus duros. Impressionante". 

Mesmo com a reabertura da asa móvel (DRS), a Mercedes não conseguia se aproximar. A sete giros do fim, em surpresa, Piastri estava mais próximo de Hamilton do que de Russell, tamanho o crescimento da equipe para a etapa em casa. Entre as voltas 43 e 44, Sainz passou por um momento estranho no meio do pelotão, perdendo posições para Pérez, Albon e Leclerc de uma só vez.

Na dianteira, Verstappen, de macios desde a relargada pós-safety car, guiou com tranquilidade para a bandeirada, a oitava em 2023, abrindo 99 pontos para o companheiro Sergio Pérez, vice-líder. A Fórmula 1 volta em duas semanas, com o Grande Prêmio da Hungria, em Hungaroring.

Confira o resultado final do Grande Prêmio da Grã-Bretanha:

1 - Max Verstappen (Red Bull)
2 - Lando Norris (McLaren) +3.798
3 - Lewis Hamilton (Mercedes) +6.783
4 - Oscar Piastri (McLaren) +7.776
5 - George Russell (Mercedes) +11.206
6 - Sergio Pérez (Red Bull) +12.882
7 - Fernando Alonso (Aston Martin) +17.193
8 - Alexander Albon (Williams) +17.878
9 - Charles Leclerc (Ferrari) +18.689
10 - Carlos Sainz (Ferrari) +19.448
11 - Logan Sargeant (Williams) +23.632
12 - Valtteri Bottas (Alfa Romeo) +25.830
13 - Nico Hulkenberg (Haas) +26.663
14 - Lance Stroll (Aston Martin) +27.483
15 - Guanyu Zhou (Alfa Romeo) +29.820
16 - Yuki Tsunoda (Alpha Tauri) +31.225
17 - Nyck de Vries (Alpha Tauri) +33.128 

Autor: ,postado em 10/07/2023


Comentários

Não há comentários para essa notícia

Mande uma Resposta

Arquivos

  • Abril de 2024
  • Março de 2024
  • Fevereiro de 2024
  • Janeiro de 2024
  • Dezembro de 2023
  • Novembro de 2023
  • Outubro de 2023
  • Setembro de 2023
  • Agosto de 2023
  • Julho de 2023
  • Junho de 2023
  • Maio de 2023
  • Abril de 2023
  • Março de 2023
  • Fevereiro de 2023
  • Janeiro de 2023
  • Dezembro de 2022
  • Novembro de 2022
  • Outubro de 2022
  • Setembro de 2022
  • Agosto de 2022
  • Julho de 2022
  • Junho de 2022
  • Maio de 2022
  • Abril de 2022
  • Março de 2022
  • Fevereiro de 2022
  • Janeiro de 2022
  • Dezembro de 2021
  • Novembro de 2021
  • Outubro de 2021
  • Setembro de 2021
  • Agosto de 2021
  • Julho de 2021
  • Junho de 2021
  • Maio de 2021
  • Abril de 2021
  • Março de 2021
  • Janeiro de 2021
  • Dezembro de 2020
  • Novembro de 2020
  • Outubro de 2020
  • Setembro de 2020
  • Agosto de 2020
  • Julho de 2020
  • Junho de 2020
  • Maio de 2020
  • Abril de 2020
  • Março de 2020
  • Fevereiro de 2020
  • Janeiro de 2020
  • Dezembro de 2019
  • Novembro de 2019
  • Outubro de 2019
  • Setembro de 2019
  • Agosto de 2019
  • Julho de 2019
  • Junho de 2019
  • Maio de 2019
  • Abril de 2019
  • Março de 2019
  • Fevereiro de 2019
  • Janeiro de 2019
  • Dezembro de 2018
  • Novembro de 2018
  • Outubro de 2018
  • Setembro de 2018
  • Agosto de 2018
  • Julho de 2018
  • Junho de 2018
  • Maio de 2018
  • Abril de 2018
  • Março de 2018
  • Fevereiro de 2018
  • Janeiro de 2018
  • Dezembro de 2017
  • Novembro de 2017
  • Outubro de 2017
  • Setembro de 2017
  • Agosto de 2017
  • Julho de 2017
  • Junho de 2017
  • Maio de 2017
  • Abril de 2017
  • Março de 2017
  • Fevereiro de 2017
  • Janeiro de 2017
  • Dezembro de 2016
  • Novembro de 2016
  • Outubro de 2016
  • Setembro de 2016
  • Agosto de 2016
  • Julho de 2016
  • Junho de 2016
  • Maio de 2016
  • Abril de 2016
  • Março de 2016
  • Fevereiro de 2016
  • Janeiro de 2016
  • Dezembro de 2015
  • Novembro de 2015
  • Outubro de 2015
  • Setembro de 2015
  • Agosto de 2015
  • Julho de 2015
  • Junho de 2015
  • Maio de 2015
  • Abril de 2015
  • Março de 2015
  • Fevereiro de 2015
  • Janeiro de 2015
  • Dezembro de 2014
  • Novembro de 2014
  • Outubro de 2014
  • Setembro de 2014
  • Agosto de 2014
  • Julho de 2014
  • Junho de 2014
  • Maio de 2014
  • Abril de 2014
  • Março de 2014
  • Fevereiro de 2014
  • Janeiro de 2014
  • Dezembro de 2013
  • Novembro de 2013
  • Outubro de 2013
  • Setembro de 2013
  • Agosto de 2013
  • Julho de 2013
  • Junho de 2013
  • Maio de 2013
  • Abril de 2013
  • Março de 2013
  • Fevereiro de 2013
  • Janeiro de 2013
  • Dezembro de 2012
  • Novembro de 2012
  • Outubro de 2012
  • Setembro de 2012
  • Agosto de 2012
  • Julho de 2012
  • Junho de 2012
  • Maio de 2012
  • Abril de 2012
  • Março de 2012
  • Fevereiro de 2012
  • Janeiro de 2012
  • Dezembro de 2011
  • Novembro de 2011
  • Outubro de 2011
  • Setembro de 2011
  • Maio de 2011
  • Março de 2011
  • Agosto de 2010
  • Janeiro de 2006
  • Dezembro de 0
  • Publicidade