Sancionada lei para criar Áreas de Proteção ao Ciclista de Competição

Foi sancionada em Salvador a Lei nº 9.709/2023, a partir de projeto de autoria do vereador André Fraga (PV), que estabelece a criação de Áreas de Proteção ao Ciclista de Competição (APCCs) em Salvador. Tratam-se de vias que serão exclusivas, entre 4h e 5h30, para que atletas do ciclismo possam pedalar em alta velocidade.
De acordo com o projeto, as vias devem ter uma extensão de, no mínimo, 1,5 quilômetros lineares em cada sentido e poderão ser criadas até duas APCCs por prefeitura-bairro. O texto foi aprovado no plenário da Câmara de Vereadores de Salvador no dia 26 de abril e enviado para o chefe do Executivo.
“É mais uma vitória que nosso mandato consegue para a galera do ciclismo de Salvador. Por causa das altas velocidades alcançadas durante os treinamentos, é inviável que os atletas do ciclismo fiquem restritos apenas a utilizar as ciclovias ou ciclofaixas. Agradeço ao prefeito e ao secretário de Mobilidade Fabrizzio Müller por entenderem a importância do projeto”, comemorou André Fraga.
Maior proteção
A campeã pan-americana, tricampeã brasileira e decacampeã baiana nas categorias Estrada e Contrarrelógio, Cristiane Duque, é um exemplo disso. Apesar das conquistas, ela não esconde que só conseguiu chegar lá através de muito sufoco.
“Mesmo iniciando os treinos às 4h15 para finalizar antes que o movimento nas ruas se intensifique, cruzo com pedestres, motociclistas e motoristas de carro e ônibus, o que representa riscos para a prática”, afirmou a atleta.
Autor: ,postado em 16/06/2023
Comentários
Não há comentários para essa notícia