Max Verstappen dita ritmo e vence o GP da Espanha de Fórmula 1

A volta da configuração-padrão do Grande Prêmio da Espanha foi um atrativo neste domingo (4/6) quanto o desempenho e nos resultados da corrida. O vencedor, entretanto, se repete há três etapas: Max Verstappen fez pole position, liderou em todas as voltas, incluindo a mais rápida da prova, e levou a bandeira quadriculada antes de todos os competidores. Após surpresas na classificação, as nuvens aos arredores da pista chamavam a atenção antes da largada, com a chance de precipitação em cerca de 80%. A disposição do grid já apontava um favoritismo ao líder do campeonato, dono da pole position, no sábado (4/6), por meio segundo de diferença em relação a um dos anfitriões, o ferrarista Carlos Sainz.
Apesar de usar pneus médios, na reta mais longa de largada do campeonato, Verstappen resistiu a Sainz e levou a melhor ao final da primeira curva. Entre o pelotão, Sergio Pérez, mais uma vez sem largar entre os dez primeiros, também decidiu pelos compostos médios. Após bater na classificação, Charles Leclerc foi o único a usar borracha dura, saindo desde os boxes. Terceiro no qualificatório, como grande surpresa da sessão, Lando Norris teve dano na asa dianteira ao tocar Lewis Hamilton e foi ao pitstop ao fim da primeira volta, para também usar duros.
A Aston Martin foi o destaque da parte inicial da corrida, com Lance Stroll saindo de quinto para terceiro e o piloto da casa, Fernando Alonso, indo do oitavo ao sexto lugar, perdido na abertura do sétimo giro, na primeira ação de corrida após a saída. Em seguida, Hamilton superou Stroll no mesmo ponto, na curva 1, para ter o posto final do pódio, provisoriamente.
O ritmo de corrida era o fundamental para esta prova, uma vez que a ondulação da pista traz distintos cenários em uma volta, além da pouca variação no desempenho dos diferentes tipos de pneus, levando a parte baixa do grid a parar a partir do décimo giro. Apesar disso, o ritmo de Sainz agradava a equipe, mantendo uma diferença de cinco segundos para a liderança, no momento. O companheiro Leclerc também tinha boa recuperação, indo de 19º a 11º no mesmo período.
A corrida está nos boxes
As diferentes estratégias são o ponto curioso da corrida, com a boa manutenção dos compostos em ambas Red Bulls. A Ferrari, apesar do bom ritmo de Sainz, trouxe o piloto para os boxes, trocando macios por médios na 16ª volta. “Por que (os médios)?”, contestou o espanhol no rádio, sem obter respostas. No giro seguinte, a equipe italiana para Leclerc mudando duros por macios, em um stint de recuperação curta do monegasco, caindo de oitavo para 17º, perdendo parte do progresso conquistado.
O ritmo da Mercedes nos mesmos compostos da largada era positivo, com a dupla em segundo e terceiro, sem perspectiva de parada. Pela forma como conduziam as Flechas Negras, era possível pensar em uma parada e, de quebra, competir com a equipe taurina, quebrando o ritmo dominante dos austríacos, pelo menos para a interessante etapa em Barcelona. “Os pneus estão bons e eu estou melhorando meus tempos”, informou Russell ao time. Hamilton parou na 25ª volta, voltando ao traçado no quinto lugar, indicando um pódio palpável ao heptacampeão mundial. Dois giros depois, com quase meio minuto à frente de Pérez, Verstappen teve o pitstop de compostos médios para duros, sem perder a ponta para o mexicano, seis segundos atrás do líder da competição.
Classificação:
1 - Max Verstappen (Red Bull)
2 - Lewis Hamilton (Mercedes) +24.090
3 - George Russell (Mercedes) +32.389
4 - Sergio Pérez (Red Bull) +35.812
5 - Carlos Sainz (Ferrari) +45.698
6 - Lance Stroll (Aston Martin) +1:03.320
7 - Fernando Alonso (Aston Martin) +1:04.127
8 - Esteban Ocon (Alpine) +1:09.242
9 - Guanyu Zhou (Alfa Romeo) +1:11.878
10 - Pierre Gasly (Alpine) +1:13.530
11 - Charles Leclerc (Ferrari) +1:14.419
12 - Yuki Tsunoda (Alpha Tauri) +1:15.416
13 - Oscar Piastri (McLaren) + 1 volta
14 - Nyck de Vries (Alpha Tauri) + 1 volta
15 - Nico Hulkenberg (Haas) + 1 volta
16 - Alexander Albon (Williams) + 1 volta
17 - Lando Norris (McLaren) + 1 volta
18 - Kevin Magnussen (Haas) + 1 volta
19 - Valttei Bottas (Alfa Romeo) + 1 volta
20 - Logan Sargeant (Williams) + 1 volta
Fonte: Agência Brasil
Autor: ,postado em 05/06/2023
Comentários
Não há comentários para essa notícia