×

Max Verstappen dita ritmo e vence o GP da Espanha de Fórmula 1


Max Verstappen dita ritmo e vence o GP da Espanha de Fórmula 1

A volta da configuração-padrão do Grande Prêmio da Espanha foi um atrativo neste domingo (4/6) quanto o desempenho e nos resultados da corrida. O vencedor, entretanto, se repete há três etapas: Max Verstappen fez pole position, liderou em todas as voltas, incluindo a mais rápida da prova, e levou a bandeira quadriculada antes de todos os competidores. Após surpresas na classificação, as nuvens aos arredores da pista chamavam a atenção antes da largada, com a chance de precipitação em cerca de 80%. A disposição do grid já apontava um favoritismo ao líder do campeonato, dono da pole position, no sábado (4/6), por meio segundo de diferença em relação a um dos anfitriões, o ferrarista Carlos Sainz.

Apesar de usar pneus médios, na reta mais longa de largada do campeonato, Verstappen resistiu a Sainz e levou a melhor ao final da primeira curva. Entre o pelotão, Sergio Pérez, mais uma vez sem largar entre os dez primeiros, também decidiu pelos compostos médios. Após bater na classificação, Charles Leclerc foi o único a usar borracha dura, saindo desde os boxes. Terceiro no qualificatório, como grande surpresa da sessão, Lando Norris teve dano na asa dianteira ao tocar Lewis Hamilton e foi ao pitstop ao fim da primeira volta, para também usar duros.

A Aston Martin foi o destaque da parte inicial da corrida, com Lance Stroll saindo de quinto para terceiro e o piloto da casa, Fernando Alonso, indo do oitavo ao sexto lugar, perdido na abertura do sétimo giro, na primeira ação de corrida após a saída. Em seguida, Hamilton superou Stroll no mesmo ponto, na curva 1, para ter o posto final do pódio, provisoriamente.

O ritmo de corrida era o fundamental para esta prova, uma vez que a ondulação da pista traz distintos cenários em uma volta, além da pouca variação no desempenho dos diferentes tipos de pneus, levando a parte baixa do grid a parar a partir do décimo giro. Apesar disso, o ritmo de Sainz agradava a equipe, mantendo uma diferença de cinco segundos para a liderança, no momento. O companheiro Leclerc também tinha boa recuperação, indo de 19º a 11º no mesmo período.

A corrida está nos boxes

As diferentes estratégias são o ponto curioso da corrida, com a boa manutenção dos compostos em ambas Red Bulls. A Ferrari, apesar do bom ritmo de Sainz, trouxe o piloto para os boxes, trocando macios por médios na 16ª volta. “Por que (os médios)?”, contestou o espanhol no rádio, sem obter respostas. No giro seguinte, a equipe italiana para Leclerc mudando duros por macios, em um stint de recuperação curta do monegasco, caindo de oitavo para 17º, perdendo parte do progresso conquistado.

O ritmo da Mercedes nos mesmos compostos da largada era positivo, com a dupla em segundo e terceiro, sem perspectiva de parada. Pela forma como conduziam as Flechas Negras, era possível pensar em uma parada e, de quebra, competir com a equipe taurina, quebrando o ritmo dominante dos austríacos, pelo menos para a interessante etapa em Barcelona. “Os pneus estão bons e eu estou melhorando meus tempos”, informou Russell ao time. Hamilton parou na 25ª volta, voltando ao traçado no quinto lugar, indicando um pódio palpável ao heptacampeão mundial. Dois giros depois, com quase meio minuto à frente de Pérez, Verstappen teve o pitstop de compostos médios para duros, sem perder a ponta para o mexicano, seis segundos atrás do líder da competição.

 

Classificação:

1 - Max Verstappen (Red Bull)
2 - Lewis Hamilton (Mercedes) +24.090
3 - George Russell (Mercedes) +32.389
4 - Sergio Pérez (Red Bull) +35.812
5 - Carlos Sainz (Ferrari) +45.698
6 - Lance Stroll (Aston Martin) +1:03.320
7 - Fernando Alonso (Aston Martin) +1:04.127
8 - Esteban Ocon (Alpine) +1:09.242
9 - Guanyu Zhou (Alfa Romeo) +1:11.878
10 - Pierre Gasly (Alpine) +1:13.530
11 - Charles Leclerc (Ferrari) +1:14.419
12 - Yuki Tsunoda (Alpha Tauri) +1:15.416
13 - Oscar Piastri (McLaren) + 1 volta
14 - Nyck de Vries (Alpha Tauri) + 1 volta
15 - Nico Hulkenberg (Haas) + 1 volta
16 - Alexander Albon (Williams) + 1 volta
17 - Lando Norris (McLaren) + 1 volta
18 - Kevin Magnussen (Haas) + 1 volta
19 - Valttei Bottas (Alfa Romeo) + 1 volta
20 - Logan Sargeant (Williams) + 1 volta

 

Fonte: Agência Brasil

Autor: ,postado em 05/06/2023


Comentários

Não há comentários para essa notícia

Mande uma Resposta

Arquivos

  • Abril de 2024
  • Março de 2024
  • Fevereiro de 2024
  • Janeiro de 2024
  • Dezembro de 2023
  • Novembro de 2023
  • Outubro de 2023
  • Setembro de 2023
  • Agosto de 2023
  • Julho de 2023
  • Junho de 2023
  • Maio de 2023
  • Abril de 2023
  • Março de 2023
  • Fevereiro de 2023
  • Janeiro de 2023
  • Dezembro de 2022
  • Novembro de 2022
  • Outubro de 2022
  • Setembro de 2022
  • Agosto de 2022
  • Julho de 2022
  • Junho de 2022
  • Maio de 2022
  • Abril de 2022
  • Março de 2022
  • Fevereiro de 2022
  • Janeiro de 2022
  • Dezembro de 2021
  • Novembro de 2021
  • Outubro de 2021
  • Setembro de 2021
  • Agosto de 2021
  • Julho de 2021
  • Junho de 2021
  • Maio de 2021
  • Abril de 2021
  • Março de 2021
  • Janeiro de 2021
  • Dezembro de 2020
  • Novembro de 2020
  • Outubro de 2020
  • Setembro de 2020
  • Agosto de 2020
  • Julho de 2020
  • Junho de 2020
  • Maio de 2020
  • Abril de 2020
  • Março de 2020
  • Fevereiro de 2020
  • Janeiro de 2020
  • Dezembro de 2019
  • Novembro de 2019
  • Outubro de 2019
  • Setembro de 2019
  • Agosto de 2019
  • Julho de 2019
  • Junho de 2019
  • Maio de 2019
  • Abril de 2019
  • Março de 2019
  • Fevereiro de 2019
  • Janeiro de 2019
  • Dezembro de 2018
  • Novembro de 2018
  • Outubro de 2018
  • Setembro de 2018
  • Agosto de 2018
  • Julho de 2018
  • Junho de 2018
  • Maio de 2018
  • Abril de 2018
  • Março de 2018
  • Fevereiro de 2018
  • Janeiro de 2018
  • Dezembro de 2017
  • Novembro de 2017
  • Outubro de 2017
  • Setembro de 2017
  • Agosto de 2017
  • Julho de 2017
  • Junho de 2017
  • Maio de 2017
  • Abril de 2017
  • Março de 2017
  • Fevereiro de 2017
  • Janeiro de 2017
  • Dezembro de 2016
  • Novembro de 2016
  • Outubro de 2016
  • Setembro de 2016
  • Agosto de 2016
  • Julho de 2016
  • Junho de 2016
  • Maio de 2016
  • Abril de 2016
  • Março de 2016
  • Fevereiro de 2016
  • Janeiro de 2016
  • Dezembro de 2015
  • Novembro de 2015
  • Outubro de 2015
  • Setembro de 2015
  • Agosto de 2015
  • Julho de 2015
  • Junho de 2015
  • Maio de 2015
  • Abril de 2015
  • Março de 2015
  • Fevereiro de 2015
  • Janeiro de 2015
  • Dezembro de 2014
  • Novembro de 2014
  • Outubro de 2014
  • Setembro de 2014
  • Agosto de 2014
  • Julho de 2014
  • Junho de 2014
  • Maio de 2014
  • Abril de 2014
  • Março de 2014
  • Fevereiro de 2014
  • Janeiro de 2014
  • Dezembro de 2013
  • Novembro de 2013
  • Outubro de 2013
  • Setembro de 2013
  • Agosto de 2013
  • Julho de 2013
  • Junho de 2013
  • Maio de 2013
  • Abril de 2013
  • Março de 2013
  • Fevereiro de 2013
  • Janeiro de 2013
  • Dezembro de 2012
  • Novembro de 2012
  • Outubro de 2012
  • Setembro de 2012
  • Agosto de 2012
  • Julho de 2012
  • Junho de 2012
  • Maio de 2012
  • Abril de 2012
  • Março de 2012
  • Fevereiro de 2012
  • Janeiro de 2012
  • Dezembro de 2011
  • Novembro de 2011
  • Outubro de 2011
  • Setembro de 2011
  • Maio de 2011
  • Março de 2011
  • Agosto de 2010
  • Janeiro de 2006
  • Dezembro de 0
  • Publicidade