Na volta de Ricardinho, Brasil perde da Polônia na estreia na Liga Mundial

Havia quase cinco anos Ricardinho que não entrava em quadra usando aquela camisa amarela. O retorno do jogador à seleção brasileira de vôlei foi logo como titular, mas não como se esperava. O levantador terminou a partida no banco, substituído por Bruninho, que comandou uma reação do Brasil. Mas nem assim foi o suficiente para evitar a vitória da Polônia por 3 sets a 2 (25/22, 27/25, 25/27, 22/25 e 15/12), na primeira rodada da Liga Mundial, no Ricoh Coliseum, no Canadá.
A última partida de Ricardinho pela seleção havia sido no dia 15 de julho de 2007, quando o Brasil derrotou a Rússia por 3 sets a 1 para conquistar o heptacampeonato da Liga Mundial, e o levantador foi escolhido o melhor jogador da competição. Depois, acabou cortado da lista para o Pan do Rio e só voltou ao time agora.
Neste sábado, o Brasil enfrenta o anfitrião Canadá, às 17h (de Brasília), com transmissão do SporTV.

O Brasil começou bem a partida, mantendo-se na frente no início. Ricardinho concentrou o jogo no ponteiro Dante e no oposto Wallace, principais pontuadores da equipe no set. E o levantador também marcou dois pontos. Mas a vantagem brasileira, que chegou a ser de quatro pontos (20/16), sumiu na reta final da partida. A Polônia emendou uma sequência de 9/2 e, na largadinha de Bartman, fechou o primeiro set em 25/22.
O segundo set começou equilibrado, mas não demorou para o Brasil tomar a liderança e abrir quatro pontos após ataque de Dante para fazer 14/10. Mas, outra vez, a Polônia foi tirando a diferença aos poucos e virou o duelo para fazer 19/18. No bloqueio de Winiarski, a equipe europeia chegou a 24/22. Os comandados de Bernardinho chegaram a salvar três set points, mas em um erro brasileiro, os poloneses fizeram 27/25 para abrir 2 sets a 0.
A terceira parcial teve história diferente. Foi a Polônia quem largou na frente e chegou a abrir 10/6. Bernardinho, que já havia colocado Thiago Alves no jogo, decidiu então apostar em Bruninho. Deu certo, e o Brasil conseguiu se recuperar aos poucos. Ainda assim, os europeus tiveram dois match points, mas Wallace apareceu muito bem para comandar o ataque brasileiro e fazer 27/25, mantendo a seleção viva na partida.
Bruninho voltou como titular para o quarto set no lugar de Ricardinho, e as duas equipes fizeram um duelo muito equilibrado. Em um bloqueio de Wallace, o Brasil abriu dois pontos (20/18) e não deixou mais o adversário se recuperar. Em dois ataques para fora da Polônia, a seleção brasileira venceu por 25/22 e levou a decisão para o tie-break.
Apesar da reação brasileira, foram os poloneses que voltaram com tudo para o set decisivo. Winiarski aparecia muito bem, e Jarosz aproveitou bola de graça para fazer 9/3. O Brasil não desanimou e, em um bloqueio de Thiago Alves, encostou no placar (9/8). A equipe europeia mais uma vez abriu vantagem com Jarosz (13/9), mas Thiago Alves novamente manteve a seleção na partida (13/11). Mas, em um ataque que bateu no bloqueio brasileiro e foi para fora, a Polônia chegou à vitória com 15/12 no quinto set.
Autor: ,postado em 19/05/2012
Comentários
Não há comentários para essa notícia