×

Automobilismo:


Automobilismo:

As pistas mais famosas do automobilismo brasileiro podem, em breve, ser cruzadas por uma jovem promessa baiana. Aos 18 anos, Diogo Moscato vem se destacando no esporte, com ótimos resultados nos últimos anos. Um desempenho tão bom que rendeu ao jovem um teste no Stock Series, a categoria de acesso à Stock Car.

A experiência aconteceu no dia 24 de outubro, quando o baiano pilotou o veículo da W2 Racing no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia. "Achei o teste bom, a equipe ficou feliz. E o carro é da hora, andou bem", comemorou. Além dele, outros 10 novatos participaram dos testes, seja pela W2 Racing ou pela Motortech."Estamos visando o ano que vem, começando os preparativos para saber qual será o destino na próxima temporada".

Enquanto planeja voos mais altos, o piloto tem uma disputa emocionante pela frente nos próximos meses. Ele é o vice-líder da 11ª temporada da Dignity Gold GT Sprint Race, no Overall da categoria Proam. São 299 pontos somados até aqui, apenas 11 de distância do primeiro colocado, Arthur Gama.

Não para por aí. Há um "minitorneio" dentro do campeonato, chamado Special Edition, que engloba três eventos. E Diogo é o líder de sua categoria, com 141 pontos - 32 pontos à frente de Gama, o segundo colocado.

Há ainda mais duas etapas da competição a serem disputadas, de nove no total. No próximo domingo (6), a cidade de Goiânia recebe o encerramento do Special Edition. Já no dia 10 de dezembro, a GT Sprint Race finaliza sua temporada 2022, em Londrina, no Paraná.

Treinos e estudo
Os treinos com os carros da GT Sprint Race só acontecem nos fins de semana das respectivas corridas. Já nos outros dias, Diogo tem obrigações com a sala de aula: como outros jovens de sua idade, ele cursa o terceiro ano do ensino médio.

"Da para conciliar, pelo menos esse ano. Eu quero focar na minha carreira no automobilismo, mas é sempre bom ter uma alternativa. Meu plano é fazer vestibular para fora do Brasil, para o curso de Engenharia Mecânica nos Estados Unidos", afirmou.

Diogo fez testes no Stock Series, categoria de acesso à Stock Car
(Foto: Divulgação)

A rotina também inclui treinos frequentes na academia. Além disso, Diogo também pilota kart, ao menos uma vez por semana, no Kartódromo Ayrton Senna, em Lauro de Freitas, "para manter o físico".

Foi no kart, inclusive, que o piloto deu suas primeiras voltas. Um tio dele, André, era fã de automobilismo e gostava de assistir corridas na televisão. Diogo começou a se interessar pelo esporte e foi levado pelo pai, Antônio, para andar de kart. Tinha apenas 5 anos. Era tudo uma diversão, em um hobby que durou até os 7.

A coisa mudou quando Diogo fez 13 anos: ele voltou ao kart, já com o plano de competir. Uma missão que preocupava sua mãe, Railmara, que tinha medo de acidentes. Mas ela cedeu, e a carreira oficialmente começava ali.

Em 2019, o piloto foi campeão baiano na categoria F4 Light. E, apesar de um 2020 impactado pela covid-19, Diogo chegou aos pódios do Campeonato Baiano de Kart e da Copa São Paulo Light de Kart, ambos em terceiro lugar. No ano seguinte, terminou o estadual em terceiro, e conseguiu o segundo lugar na final do Campeonato de F1600, nas categorias geral e light.

A estreia na GT Sprint Race aconteceu este ano. E, logo na prova inaugural, Diogo precisou fazer uma corrida de recuperação, depois de largar em último. Mas deu certo: terminou no pódio com o segundo lugar.

Para as próximas temporadas, o plano é alcançar a Stock Car. Mas as metas não param por aí. O grande sonho do piloto é disputar as 24 Horas de Le Mans. "Eu gosto de corridas longas, de resistência. Ainda não tive essa experiência, mas é onde quero chegar", conta.

Uma das mais tradicionais provas automobilísticas do mundo, as 24 Horas de Le Mans são disputadas anualmente desde 1923, no Circuit de la Sarthe, na França. Assim como o próprio nome sugere, a corrida tem duração de 24 horas - e, para isso, três pilotos se revezam no volante. 

Nunca um brasileiro venceu a categoria geral. Quatro pilotos nacionais bateram na trave e ficaram em segundo: José Carlos Pace (1973); Raul Boesel (1991); Lucas di Grassi (2014) e Bruno Senna (2020). 

Autor: ,postado em 03/11/2022


Comentários

Não há comentários para essa notícia

Mande uma Resposta

Arquivos

  • Abril de 2024
  • Março de 2024
  • Fevereiro de 2024
  • Janeiro de 2024
  • Dezembro de 2023
  • Novembro de 2023
  • Outubro de 2023
  • Setembro de 2023
  • Agosto de 2023
  • Julho de 2023
  • Junho de 2023
  • Maio de 2023
  • Abril de 2023
  • Março de 2023
  • Fevereiro de 2023
  • Janeiro de 2023
  • Dezembro de 2022
  • Novembro de 2022
  • Outubro de 2022
  • Setembro de 2022
  • Agosto de 2022
  • Julho de 2022
  • Junho de 2022
  • Maio de 2022
  • Abril de 2022
  • Março de 2022
  • Fevereiro de 2022
  • Janeiro de 2022
  • Dezembro de 2021
  • Novembro de 2021
  • Outubro de 2021
  • Setembro de 2021
  • Agosto de 2021
  • Julho de 2021
  • Junho de 2021
  • Maio de 2021
  • Abril de 2021
  • Março de 2021
  • Janeiro de 2021
  • Dezembro de 2020
  • Novembro de 2020
  • Outubro de 2020
  • Setembro de 2020
  • Agosto de 2020
  • Julho de 2020
  • Junho de 2020
  • Maio de 2020
  • Abril de 2020
  • Março de 2020
  • Fevereiro de 2020
  • Janeiro de 2020
  • Dezembro de 2019
  • Novembro de 2019
  • Outubro de 2019
  • Setembro de 2019
  • Agosto de 2019
  • Julho de 2019
  • Junho de 2019
  • Maio de 2019
  • Abril de 2019
  • Março de 2019
  • Fevereiro de 2019
  • Janeiro de 2019
  • Dezembro de 2018
  • Novembro de 2018
  • Outubro de 2018
  • Setembro de 2018
  • Agosto de 2018
  • Julho de 2018
  • Junho de 2018
  • Maio de 2018
  • Abril de 2018
  • Março de 2018
  • Fevereiro de 2018
  • Janeiro de 2018
  • Dezembro de 2017
  • Novembro de 2017
  • Outubro de 2017
  • Setembro de 2017
  • Agosto de 2017
  • Julho de 2017
  • Junho de 2017
  • Maio de 2017
  • Abril de 2017
  • Março de 2017
  • Fevereiro de 2017
  • Janeiro de 2017
  • Dezembro de 2016
  • Novembro de 2016
  • Outubro de 2016
  • Setembro de 2016
  • Agosto de 2016
  • Julho de 2016
  • Junho de 2016
  • Maio de 2016
  • Abril de 2016
  • Março de 2016
  • Fevereiro de 2016
  • Janeiro de 2016
  • Dezembro de 2015
  • Novembro de 2015
  • Outubro de 2015
  • Setembro de 2015
  • Agosto de 2015
  • Julho de 2015
  • Junho de 2015
  • Maio de 2015
  • Abril de 2015
  • Março de 2015
  • Fevereiro de 2015
  • Janeiro de 2015
  • Dezembro de 2014
  • Novembro de 2014
  • Outubro de 2014
  • Setembro de 2014
  • Agosto de 2014
  • Julho de 2014
  • Junho de 2014
  • Maio de 2014
  • Abril de 2014
  • Março de 2014
  • Fevereiro de 2014
  • Janeiro de 2014
  • Dezembro de 2013
  • Novembro de 2013
  • Outubro de 2013
  • Setembro de 2013
  • Agosto de 2013
  • Julho de 2013
  • Junho de 2013
  • Maio de 2013
  • Abril de 2013
  • Março de 2013
  • Fevereiro de 2013
  • Janeiro de 2013
  • Dezembro de 2012
  • Novembro de 2012
  • Outubro de 2012
  • Setembro de 2012
  • Agosto de 2012
  • Julho de 2012
  • Junho de 2012
  • Maio de 2012
  • Abril de 2012
  • Março de 2012
  • Fevereiro de 2012
  • Janeiro de 2012
  • Dezembro de 2011
  • Novembro de 2011
  • Outubro de 2011
  • Setembro de 2011
  • Maio de 2011
  • Março de 2011
  • Agosto de 2010
  • Janeiro de 2006
  • Dezembro de 0
  • Publicidade