×

Festival de Capoeira apresenta programação completa


Festival de Capoeira apresenta programação completa

A realização conta com patrocínio do Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Bahiagás e Secretaria de Cultura da Bahia (Secult). Além da Fundação Gregório de Mattos e da Prefeitura Municipal e das TVE e TV Bahia, que também apoiam a iniciativa.


De acordo com Jacaré Di Alabama, a meta do Festival é estabelecer pontes entre as diversas expressões e vertentes da capoeira na Bahia, Brasil e no mundo, dando visibilidade à prática e reconhecendo o papel fundamental de mulheres e homens que gingam para garantir a existência dessa tradição ancestral. “Esse Festival quer subverter a ordem de uma sociedade excludente, racista, que prega que ‘farinha pouca, meu pirão primeiro’, queremos incluir todas e todos, colocar a capoeira no lugar destaque que ela merece”, complementa.


Sem uma precisão documentada, a Capoeira surge no século XVII, por meio de negros escravizados da etnia banto. A prática ficou proibida oficialmente até 1937, mas nunca foi esquecida ou abandonada. Ainda nos anos 30, do século XX, o baiano Manuel dos Reis Machado, o mestre Bimba, tirou os capoeiristas do chão, quebrou o gingado e incorporou golpes de outras lutas. Surgia a capoeira regional, que se diferencia até hoje da capoeira angola, difundida a partir da década de 1910, pelo baiano Vicente Ferreira, o mestre Pastinha. 


Desde 2014, a roda de capoeira é reconhecida como patrimônio cultural imaterial da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Em 2008, a prática recebeu o título de Patrimônio Cultural Brasileiro.
Todo o Festival está dividido em eixos temáticos. São eles: 


1.Capoeira tem Resistência (dedicado às rodas de conversas, debates e os encontros com
Pesquisadores, além de abordar a luta por direitos e reflexões sobre a capoeira. Esse eixo tem a coordenação de Ábia França);

2.Capoeira tem Ancestralidade (voltado para  valorização dos mestres e mestras griôs ligados e ligadas à cultura ancestral, além dos mestres antigos. Esse eixo tem a coordenação de Mestre Tonho Matéria);

3.Capoeira tem Erê (numa referência aos orixás criança e voltado para a participação infanto juvenil e ao seu papel pedagógico. Esse eixo tem a coordenação do Mestre Balão);

4.Capoeira tem Magia (voltado para as artes na linguagem da música, composições e expressões diversas, dedicado ao entretenimento e ao papel da musicalidade na capoeira. Esse eixo tem a coordenação Contramestre Dainho Xequerê);
5.Capoeira tem Criatividade (voltado para a realização da feira de artesanato e produtos da capoeira, gastronomia e desfile de moda, dedicado ao empreendedorismo na capoeira. Esse eixo tem a coordenação da Contramestra Princesa).
No Brasil, estima-se que 35% dos praticantes de capoeira são mulheres. O número daquelas que chegam à condição de mestras, no entanto, ainda é muito reduzido quando se considera a capoeira de angola, tipo mais tradicional. A Capoeira é arte, jogo, dança, luta e resistência! Como disse o grande Mestre Pastinha: “A capoeira é tudo o que a boca come.”
Durante os dias de realização, será apresentada a mascote do Festival: a Iúna, que é um pássaro e batiza um toque de berimbau. O toque está ligado a um fundamento da capoeira. Por ser um toque solene, só o aluno formado pode jogar e os jogadores desenvolvem movimentos de destreza corporal. Hoje, Iúna é uma assistente virtual do whatsapp e, através dela, as pessoas podem obter informações sobre o festival e até mesmo se inscrever. 
Vale salientar que à partir da terça-feira, 08, o Festival começou a contar com uma Web TV em pleno funcionamento com a programação voltada para capoeira e os amantes da cultura baiana. Para saber mais, fique atento às redes sociais do Capoeira em Movimento no Instagram, Facebook e YouTube (@capoeiraemmovimentobahia).


PROGRAMAÇÃO 
A abertura do Festival será realizada na Igreja do Rosário dos Pretos, evocando a ancestralidade e pedindo a benção aos mais velhos para desenvolver essa ação de salvaguarda da capoeira.
O encerramento do Festival ocorrerá no melhor estilo das festas populares baianas, quando os participantes percorrerão as ruas da capital baiana na Berimbalada, um grande ato cultural em defesa da capoeira e dos nossos griôs conclamando com música, alegria e dança o espírito da capoeira.
Durante os dias 08, 09, 10, 11, 12 e 13 de março, teremos uma Web TV em pleno funcionamento com a programação voltada para capoeira e os amantes da nossa cultura. Para saber mais, fique atento às redes sociais do Capoeira em Movimento no Instagram, Facebook e YouTube (@capoeiraemmovimentobahia).

QUINTA-FEIRA - 10/03 

CERIMÔNIA DE ABERTURA
Local: Igreja Rosários dos Pretos (Largo do Pelourinho, s/n - Pelourinho, Salvador/BA)
17H30: Abertura com a Orquestra de Berimbaus Afinados Dainho Xequerê (OBADX)
Ofertório com entregas de instrumentos por Mestres de Capoeira.
18H00: Início da Missa
19H00: Encerramento da Missa com a música ’14 de maio”, conduzida pelo cantor Lazzo Matumbi
20H00: Roda de Abertura - Mestre Lua Rasta e o Bando Anunciador.
Local: Terreiro de Jesus (Praça Terreiro De Jesus, s/n - Pelourinho, Salvador/BA)

SEXTA-FEIRA - 11/03

RODAS DE CONVERSAS - CAPOEIRA TEM ANCESTRALIDADE
Local: Casa dos Sete Candeeiros (Museu da Casa dos Sete Candeeiros, Rua São Francisco, n° 32, Praça da Sé, Salvador /BA)
09H00 às 09H50: Abertura das Rodas de Conversas que acontecerão no Festival (Auditório).
10H00 às 12H00: Roda de Conversa - Ancestralidade e Resistência

OFICINAS E VIVÊNCIAS - CAPOEIRA TEM ANCESTRALIDADE
Local 1: Casa dos Sete Candeeiros (Museu da Casa dos Sete Candeeiros, Rua São Francisco, n° 32, Praça da Sé, Salvador/ BA)
Local 2: Casa do Benin (Avenida José Joaquim Seabra, n° 7, Pelourinho, Salvador/BA)
Local 3: Sede do Bloco Filhos de Gandhy (Rua Gregório de Matos, n° 53, casa, Pelourinho, Salvador/BA)
13H00 às 17H00: Oficinas e Vivências
13H50: Lançamento da Campanha "Respeita as Mina na Capoeira". 
Local: Casa dos Sete Candeeiros (Museu da Casa dos Sete Candeeiros, Rua São Francisco, n° 32, Praça da Sé, Salvador/ BA)

CONCURSO DE CANTIGAS - CAPOEIRA TEM MAGIA 
Local: Forte da Capoeira (Largo do Santo Antônio Além do Carmo, S/N, Santo Antônio, Salvador/BA)
16H00 às 20H00: I Concurso de Cantigas : “Antigamente Lá na Roda do Nordeste...”
Homenagem ao Mestre Bozó, atividade composta por 20 participantes com cantigas autorais.
Premiação:
1° Lugar: 01 Atabaque da Tamboart / 03 Berimbaus do Mestre Olavo / 02 Pandeiros do Contramestre Pescador.
2° Lugar: 01 Atabaque do Mestre Lua Rasta.
3° Lugar: 01 Berimbau do Mestre Já Morreu / 01 Berimbau do Mestre Reinaldo / 01 Berimbau do Mestre Olavo.

VAI TER FUÁ: HOMENAGEM AO MESTRE KAKO E TRIBUTO AO SAMBA DE RODA - CAPOEIRA TEM MAGIA
Local: Largo Tereza Batista (Largo Tereza Batista, n° 06, Pelourinho, Salvador /BA)
20H00: Show Folclórico (maculelê, puxada de rede e Lindromar ) - Mestre Macaco
21H00: Capoeiragem Musical - Mestre Reinaldinho
22H00: Homenagem ao Mestre Kako - Samba Rural de Serrinha - BA
23H00: Samba de Roda

FEIRA DE ARTESANATO E PRODUTOS DA CAPOEIRA - CAPOEIRA TEM CRIATIVIDADE
10H00 ÀS 17H00: Feira de Artesanato e Produtos da Capoeira
Local: Praça da Cruz Caída (Monumento da Cruz Caída, Praça da Sé, s/n, Pelourinho, Salvador/BA)

SÁBADO - 12/03

CAMPEONATO INFANTOJUVENIL E JUVENIL DE CAPOEIRA - CAPOEIRA TEM ERÊ
Local: Forte da Capoeira (Largo do Santo Antônio Além do Carmo, S/N, Santo Antônio, Salvador/BA)
08H00 às 13H00: Torneio Infantojuvenil e Juvenil
Bancada de jurados (Mestres e Mestras)
Equipe de treinadores
Entrega de premiação aos participantes - Certificados e medalhas

I ENCONTRO ESTADUAL DE PESQUISADORES E PESQUISADORAS DA CAPOEIRA - CAPOEIRA TEM RESISTÊNCIA
Local: CEPAIA (UNEB CEPAIA, Rua do Passo, n° 04, Santo Antônio Além do Carmo, Salvador /BA)
08H00 às 10H00: Mesa de abertura com Contramestre Sem Terra , Mestra Janja, Mestre Soldado, Mestre Duda e a capoeirista e professora, Daniele Canedo.
10H00 às 13H00: I Encontro Estadual de Pesquisadores e Pesquisadoras da Capoeira 
13H30: Almoço com a Culinária Afro-brasileira oferecido aos participantes do encontro

OFICINAS E VIVÊNCIAS - CAPOEIRA TEM ANCESTRALIDADE
Local 1: Forte da Capoeira (Largo do Santo Antônio Além do Carmo, S/N, Santo Antônio, Salvador/BA
Local 2: Sede do Bloco Filhos de Gandhy (Rua Gregório de Matos, n° 53, casa, Pelourinho, Salvador/BA)
Local 3: Largo Tereza Batista (Largo Tereza Batista, n° 06, Pelourinho, Salvador /BA)
14H00 às 17H00: Oficinas e Vivências

CIRCUITO DE GRUPO DE DEBATES - CAPOEIRA TEM RESISTÊNCIA
Local: Casa do Benin (Avenida José Joaquim Seabra, n° 7, Pelourinho, Salvador/BA)
14H00 às 17H00: Discussões com ênfase na capoeira
Tema 01: Capoeira nas Escolas
Tema 02: Empreendedorismo na Capoeira
Tema 03: Cadeia Produtiva do Artesanato

DESFILE MANIFESTO - CAPOEIRA TEM CRIATIVIDADE
Local: Praça da Cruz Caída (Monumento da Cruz Caída, Praça da Sé, s/n, Pelourinho, Salvador/BA)
17H00: Desfile com intervenções artísticas
18H30: Homenagem aos Mestres Griôs
19H20: Roda do Século

FESTIVAL DE SAMBA REGGAE - CAPOEIRA TEM CRIATIVIDADE
Local: Largo Tereza Batista (Largo Tereza Batista, n° 06, Pelourinho, Salvador /BA)
20H00: Atração de Abertura
22H00: Show de samba reggae com Tonho Matéria

FEIRA DE ARTESANATO E PRODUTOS DA CAPOEIRA - CAPOEIRA TEM CRIATIVIDADE
10H00 ÀS 20H00: Feira de Artesanato e Produtos da Capoeira
Local: Praça da Cruz Caída (Monumento da Cruz Caída, Praça da Sé, s/n, Pelourinho, Salvador/BA)

DOMINGO - 13/03/2022

OFICINAS E VIVÊNCIAS - CAPOEIRA TEM ANCESTRALIDADE
Local 1: Forte da Capoeira (Largo do Santo Antônio Além do Carmo, S/N, Santo Antônio, Salvador/BA)
Local 2: Sede do Bloco Filhos de Gandhy ( Rua Gregório de Matos, n° 53, casa, Pelourinho, Salvador/BA)
Local 3: Cantina da Lua (Praça XV de Novembro, 2 - Terreiro de Jesus, Pelourinho, Salvador/BA)
08H00 ás 12H00: Oficinas e Vivências

FEIRA DE ARTESANATO E PRODUTOS DA CAPOEIRA - CAPOEIRA TEM CRIATIVIDADE
10H00 ás 15H00: Feira de Artesanato e Produtos da Capoeira
Local: Praça da Cruz Caída (Monumento da Cruz Caída, Praça da Sé, s/n, Pelourinho, Salvador/BA)

BERIMBALADA - CAPOEIRA TEM RESISTÊNCIA
Local: Dique do Tororó (Avenida Vasco da Gama, S/N, Tororó, Salvador – BA)
Homenagem ao Mestre Moa do Katendê
15H00: Roda de Encerramento - Mestre Alabama
16H00: Saída da Berimbalada - Cortejo cultural em defesa da capoeira

Autor: ,postado em 10/03/2022


Comentários

Não há comentários para essa notícia

Mande uma Resposta

Arquivos

  • Abril de 2024
  • Março de 2024
  • Fevereiro de 2024
  • Janeiro de 2024
  • Dezembro de 2023
  • Novembro de 2023
  • Outubro de 2023
  • Setembro de 2023
  • Agosto de 2023
  • Julho de 2023
  • Junho de 2023
  • Maio de 2023
  • Abril de 2023
  • Março de 2023
  • Fevereiro de 2023
  • Janeiro de 2023
  • Dezembro de 2022
  • Novembro de 2022
  • Outubro de 2022
  • Setembro de 2022
  • Agosto de 2022
  • Julho de 2022
  • Junho de 2022
  • Maio de 2022
  • Abril de 2022
  • Março de 2022
  • Fevereiro de 2022
  • Janeiro de 2022
  • Dezembro de 2021
  • Novembro de 2021
  • Outubro de 2021
  • Setembro de 2021
  • Agosto de 2021
  • Julho de 2021
  • Junho de 2021
  • Maio de 2021
  • Abril de 2021
  • Março de 2021
  • Janeiro de 2021
  • Dezembro de 2020
  • Novembro de 2020
  • Outubro de 2020
  • Setembro de 2020
  • Agosto de 2020
  • Julho de 2020
  • Junho de 2020
  • Maio de 2020
  • Abril de 2020
  • Março de 2020
  • Fevereiro de 2020
  • Janeiro de 2020
  • Dezembro de 2019
  • Novembro de 2019
  • Outubro de 2019
  • Setembro de 2019
  • Agosto de 2019
  • Julho de 2019
  • Junho de 2019
  • Maio de 2019
  • Abril de 2019
  • Março de 2019
  • Fevereiro de 2019
  • Janeiro de 2019
  • Dezembro de 2018
  • Novembro de 2018
  • Outubro de 2018
  • Setembro de 2018
  • Agosto de 2018
  • Julho de 2018
  • Junho de 2018
  • Maio de 2018
  • Abril de 2018
  • Março de 2018
  • Fevereiro de 2018
  • Janeiro de 2018
  • Dezembro de 2017
  • Novembro de 2017
  • Outubro de 2017
  • Setembro de 2017
  • Agosto de 2017
  • Julho de 2017
  • Junho de 2017
  • Maio de 2017
  • Abril de 2017
  • Março de 2017
  • Fevereiro de 2017
  • Janeiro de 2017
  • Dezembro de 2016
  • Novembro de 2016
  • Outubro de 2016
  • Setembro de 2016
  • Agosto de 2016
  • Julho de 2016
  • Junho de 2016
  • Maio de 2016
  • Abril de 2016
  • Março de 2016
  • Fevereiro de 2016
  • Janeiro de 2016
  • Dezembro de 2015
  • Novembro de 2015
  • Outubro de 2015
  • Setembro de 2015
  • Agosto de 2015
  • Julho de 2015
  • Junho de 2015
  • Maio de 2015
  • Abril de 2015
  • Março de 2015
  • Fevereiro de 2015
  • Janeiro de 2015
  • Dezembro de 2014
  • Novembro de 2014
  • Outubro de 2014
  • Setembro de 2014
  • Agosto de 2014
  • Julho de 2014
  • Junho de 2014
  • Maio de 2014
  • Abril de 2014
  • Março de 2014
  • Fevereiro de 2014
  • Janeiro de 2014
  • Dezembro de 2013
  • Novembro de 2013
  • Outubro de 2013
  • Setembro de 2013
  • Agosto de 2013
  • Julho de 2013
  • Junho de 2013
  • Maio de 2013
  • Abril de 2013
  • Março de 2013
  • Fevereiro de 2013
  • Janeiro de 2013
  • Dezembro de 2012
  • Novembro de 2012
  • Outubro de 2012
  • Setembro de 2012
  • Agosto de 2012
  • Julho de 2012
  • Junho de 2012
  • Maio de 2012
  • Abril de 2012
  • Março de 2012
  • Fevereiro de 2012
  • Janeiro de 2012
  • Dezembro de 2011
  • Novembro de 2011
  • Outubro de 2011
  • Setembro de 2011
  • Maio de 2011
  • Março de 2011
  • Agosto de 2010
  • Janeiro de 2006
  • Dezembro de 0
  • Publicidade