Atletas baianos conquistam 12 medalhas no IX Troféu Cerrado de Orientação

A delegação baiana de orientação voltou para a Bahia com a bagagem cheia de medalhas, ao todo foram 12 (sete de ouro e cinco de prata), conquistadas no IX Troféu Cerrado de Orientação, que aconteceu entre os dias 18 e 20 de fevereiro, em Cristalina, Goiás.
A competição foi dividida em dois percursos: Sprint, prova feita pelas ruas da cidade; e Floresta, atividades feitas em trechos com área de vegetação de cerrado. No primeiro lugar do pódio, nos dois trechos: Ana Beatriz Ferreira, categoria: D18A, Fernanda Barbosa, categoria: D20B, Geovanna Teles, categoria: D20E e Jonathas Bispo, categoria: H20E.
Além deles, medalhando também nos dois percursos, temos: Erika Teles, categoria (D45A) conquistou, e Cleberson Paiva, categoria (H20E). Também em segundo lugar, Eric Souza, categoria: D45A, no Sprint. Toda a delegação baiana que medalhou faz parte da já tradicional Associação Desportiva Calangos do Sertão.
Fernanda Barbosa, 19 anos, é uma das contempladas. Natural de Feira de Santana, a atleta conheceu o esporte através do projeto social de Corrida de Orientação, no Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand, escola estadual da qual é aluna.
“Antes, era complicado participar das competições, porque eu tinha que fazer rifa, vender salgados, pedir aos meus familiares. Hoje, com o apoio do Bolsa Esporte, consigo custear meus gastos com passagem, inscrição e alimentação”, disse a atleta.
Sobre o esporte – As competições de orientação consistem em navegar de forma independente através de um terreno. Nele, os atletas, auxiliados somente por mapa e bússola devem, no menor tempo possível, visitar uma série de pontos de controle marcados no terreno. O percurso, definido previamente, não é revelado aos competidores antes de suas partidas.
Autor: ,postado em 25/02/2022
Comentários
Não há comentários para essa notícia