Mayra Aguiar leva o bronze no judô e faz história ao conquistar 3ª medalha

Em uma carreira em que passou por sete cirurgias no joelho, Mayra Aguiar, 29, ficou 16 meses sem lutar entre 2020 e 2021. Voltou no mês passado, no Mundial de Budapeste, para somar pontos no ranking e ganhar ritmo de combate. Era uma preparação para as Olimpíadas nas quais ela, nesta quinta-feira (29), fez história ao conquistar o bronze.
Ao derrotar por imobilização a sul-coreana Yoon Hyun-ji, no Nippon Budokan, nos Jogos de Tóquio, a atleta obteve a terceira medalha olímpica de sua carreira, de forma consecutiva (Londres-2012 e Rio-2016) e da mesma cor na categoria até 78 kg.
Mayra também tornou-se a primeira atleta do país a alcançar a marca de três pódios olímpicos em um esporte individual Fofão, ex-jogadora de vôlei, tem três com a seleção: dois bronzes (Atlanta-1996 e Sydney-2000) e um ouro (Pequim-2008).
A conquista da lutadora gaúcha é a de número 24 do judô brasileiro em Olimpíadas.
Esta foi a quarta participação de Mayra nos Jogos, após Pequim-2008, Londres-2012 e Rio-2016.
Considerando todos os esportes, ela se igualou à ex-levantadora Fofão, até então a única mulher brasileira medalhista em três Jogos diferentes.
Bicampeã mundial e que possui ainda quatro medalhas pan-americanas e sete em Mundiais, a judoca se tornou conhecida do grande público aos 15 anos, após chegar à final do Pan do Rio-2007 ainda sem ser faixa preta.
No ano passado, a gaúcha lesionou o joelho e precisou passar por cirurgia (a sétima de sua carreira).
Por causa da operação e da pandemia, ficou 16 meses sem competir, até retornar no Mundial em Budapeste, onde obteve a pontuação que lhe possibilitou ser cabeça de chave em Tóquio.
Na estreia, diante da israelense Inbar Lanir, não deu chances para que a atleta de 21 anos fizesse papel de zebra. Em 40 segundos, a rival já estava de costas no tatame. Ippon para brasileira começar confiante. O segundo combate representava um desafio bem maior diante do seu momento atual de carreira.
Fonte: FOLHAPRESS
Autor: ,postado em 29/07/2021
Comentários
Não há comentários para essa notícia